Boyceta é uma identidade de gênero não-binária e se refere a pessoas que reivindicam o gênero masculino, mas não se encaixam completamente na masculinidade tradicional. Termo surgiu no cenário de rap paulistano. O termo "boyceta" é passou a fazer parte da comunidade LGBTQIA+ brasileira recentemente.
O que é “boyceta?” Surgido na cena de rap paulistana, o termo designa alguém de identidade não-binária. - Boyceta é uma identidade que foge do binarismo de gênero, utilizada por indivíduos que se identificam com o gênero masculino, mas não com os estereótipos de um homem.
Foi ali que eu comecei a me entender como uma pessoa trans não binária". A autoria da idealização do termo boyceta é dada a Roberto Chaska Inácio, um boyceta indígena e PcD ligado à cena rap paulistana. Inácio morreu em dezembro de 2022.
O rapper Jupi77er não esperava que sua vida viraria do avesso ao participar de um podcast no final de maio. Ao falar sobre sua identidade de gênero como boyceta, ele virou alvo de discursos de ódio e viu seu rosto estampado em perfis de representantes da extrema direita.
Jupitter Pimentel é uma pessoa transmaculina não-binária
Na última semana, uma entrevista do artista Jupitter Pimentel, 31, ganhou as redes sociais. Em um podcast, o paulista afirmou se identificar como “boyceta”.
O termo "boyceta" é passou a fazer parte da comunidade LGBTQIA+ brasileira recentemente. Trata-se de uma identidade de gênero não-binária e se refere a pessoas que não se reconhecem no gênero de nascimento feminino e reivindicam o gênero masculino, mas não se encaixam completamente na masculinidade tradicional.
O termo “Boyceta” se trata de uma identidade não-binária. A palavra para o gênero costuma ser usada por indíviduos do rap paulista. “Eu sou uma pessoa transmasculina, mas minha identidade de gênero mesmo é boyceta.
Jupitter Pimentel ganhou as redes sociais na última semana após sua participação no podcast 'Entre Amigues', em que se define como boyceta. Ele é um rapper e produtor cultural transmasculino, e chegou a ser atacado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
As buscas pelo termo 'boyceta' subiram depois que o rapper trans Jupitter Pimentel fez um discurso em resposta ao deputado Nikolas Ferreira. O artista esteve no 'Entre Amigues' e revelou que é uma pessoa trans, não binária e 'boyceta', termo que o deputado disse não comentar, pois estava sem dinheiro para advogados.
O rapper Julio Foolio foi morto a tiros após comemorar seu aniversário de 26 anos. Ele foi vítima de uma emboscada em Tampa, Flórida, e três pessoas ficaram feridas. Antes do trágico evento, ele agradeceu nas redes sociais por mais um ano de vida.
Mas afinal, o que significa ser uma pessoa não-binária? Pri Bertucci explica em forma bem simples, que “é alguém que não se identifica com a identidade de gênero homem ou mulher”. “Não é masculino e feminino, nada disso, é homem ou mulher.
O que é ser boyceta? Na participação do podcast, o rapper Jupitter fez uma declaração sobre como ele compreende a própria identidade de gênero. "Eu sou uma pessoa transmasculina, mas a minha identidade de gênero é boyceta. Só que eu sou uma pessoa de gênero fluido também", iniciou.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...
E para sanar a curiosidade daqueles que não sabem o que é “boyceta”, trata-se de um termo originado em uma “batalha” de rap em São Paulo, que, no final das contas, significa uma pessoa que gosta de GENTE.
Dentro desse cenário é onde surgiu a expressão boyceta, primeiro com o intuito inicial de ofender e humilhar os homens trans, diminuindo a sua masculinidade, associando seu gênero à sua genitália.
Surgido na cena de rap paulistana, o termo designa alguém de identidade não-binária. “Eu sou uma pessoa transmasculina, mas minha identidade de gênero mesmo é boyceta.
O termo "boyceta" surgiu na cena do rap de São Paulo e designa alguém com identidade não binária. "Eu sou uma pessoa transmasculina, mas minha identidade de gênero mesmo é boyceta.
Transmasculino pode ser também um gênero não-binário que se caracteriza pela identificação com o gênero masculino de maneira central, porém sem que a pessoa seja somente masculina, pois ela também tem outro(s) gênero(s), mas só o masculino é o gênero central, enquanto que o(s) outro(s) gênero(s) são "secundário(s)".
Crime ocorreu na madrugada desta sexta-feira (12) e foi registrado por câmera de segurança. Cantor ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. Um produtor do cantor MC Livinho foi morto na madrugada desta sexta-feira (12) em um bar na região do Jardim Peri, na Zona Norte de São Paulo.
Nascido e criado na periferia de Osasco, cidade metropolitana da região Grande São Paulo, Hualter Silva Santos, mais conhecido como MC Menor MR, é atualmente um dos principais nomes do funk consciente.
Ainda há estigma sobre o que é uma pessoa não-binária, diz analista de diversidade. O Dia Internacional da Pessoa Não-Binária é comemorado em 14 de julho. A não-binariedade, basicamente, se refere a pessoas que não se identificam nem 100% como homem, nem 100% como mulher.
As pessoas gênero fluido são aquelas que transitam na fluidez entre o feminino, o masculino e as demais identidades de gênero. Já as pessoas não binárias se identificam com a ausência de gênero.
Pode ser definido como cisgênero a pessoa que se identifica com o gênero que foi atribuído a ela quando ela nasceu. " Trans" também vem do latim e tem o sentido oposto de "cis", significa "do outro lado. Ou seja, transgênero é a pessoa que não se identifica com o gênero que foi atribuído a ela no momento do nascimento.