A responsabilidade de acender a pira olímpica, um dos principais momentos da competição, ficou com judoca Teddy Riner e a ex-velocista Marie-José Perec, ambos franceses.
Diversos momentos emocionantes marcaram o evento, incluindo a lista de atletas históricos que carregaram a tocha rumo à pira Olímpica, acesa por Teddy Riner e Marie-José Perec.
Quem acendeu a pira olímpica na Olimpíada do Brasil?
Nas Olimpíadas disputadas no Rio de Janeiro, a primeira pessoa escolhida foi o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé. Mas, por incrível que pareça, o Rei recusou o convite. Com isso, o escolhido para o ato foi Vanderlei Cordeiro de Lima.
Lá, o alemão Fritz Schilgen, do atletismo, se tornou o primeiro atleta a acender a pira olímpica. Em edições passadas, nomes como Muhammad Ali a Vanderlei Cordeiro também já foram responsáveis por acender a pira olímpica.
Última atualização em 24 de julho de 2024 às 07h20. O rapper americano Snoop Dogg será o responsável por carregar a tocha olímpica nos estágios finais de sua jornada por Paris, antes da cerimônia de abertura dos 33º Jogos Olímpicos da Era Moderna na sexta-feira, 26.
Acender a pira olímpica seria mais uma conquista para a sua vitoriosa carreira, que conta ainda com 11 títulos mundiais, colocando-o como único atleta a vencer tanto, e com quase uma década sem derrotas, entre 2010 e o início de 2020.
A pira seguirá acesa através da tecnologia desenvolvida durante toda a disputa das Olimpíadas de Paris. O balão, por sua vez, será elevado todos os dias do pôr do sol até às 2 horas da manhã na região do Jardim das Tulherias, onde está instalado.
A Cerimônia de Abertura de Paris 2024 contou com um dos momentos mais emblemáticos da história dos Jogos. Os franceses Teddy Riner, do judô, e Marie-José Perec, do atletismo, foram os responsáveis por acender a pira olímpica após todo mistério feito durante o evento.
Quem vai cantar na abertura das Olimpíadas de 2024?
Quem cantou o hino francês foi Axelle Saint-Cirel, uma mulher negra. Quem acendeu a Pira Olímpica foi o judoca Teddy Rinner e a corredora Marie-José Perec, ambos negros, depois de receber a chama das mãos do ciclista Charles Coste, que aos 100 anos é o o mais velho campeão Olímpico francês ainda vivo.
Quem foi a primeira mulher a acender a pira olímpica?
Enriqueta Basilio fez história nos Jogos Olímpicos de 1968, realizados na Cidade do México, ao se tornar a primeira mulher a acender a pira olímpica, no dia 12 de outubro daquele ano.
Em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no Brasil, o responsável por acender a pira olímpica foi o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima. Ele está marcado na história do esporte brasileiro, sobretudo pelas Olimpíadas de 2004, em Atenas.
Mas o Rio não faz parte apenas da trajetória profissional de Teddy Riner. O atleta, que vive hoje no Marrocos ao lado da mulher, Luthna Plocus, e dos dois filhos, Isis e Eden, até comprou um apartamento em Copacabana, na Zona Sul do Rio, para aproveitar a capital fluminense.
O ritual para acender a tocha foi conduzido pela atriz grega Mary Mina, no papel de uma sacerdotisa, e realizado em frente às ruínas do Templo de Hera.
Depois de uma tarde cheia de suspense, a velocista Marie-José Perec e o judoca Teddy Riner acenderam a pira olímpica na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024.
Pelas regras olímpicas, a pira tem que que ficar acesa durante todo o período dos Jogos. Depois, ela é repassada a tocha para ser transportada no futuro para a próxima sede dos Jogos. A pira vai ficar acesa durante o período das Olimpíadas, mas o balão só vai se elevar aos céus durante determinados períodos do dia.
O fogo, que é ateado na pira olímpica no palco de abertura dos jogos, é aceso 100 dias antes do começo da competição, em Olímpia, na Grécia, a partir da luz solar.
Se os atletas são os protagonistas dos Jogos Olímpicos, nesta edição os holofotes ganharam uma nova estrela: o mascote de Paris 2024. O símbolo da Olimpíada representa uma Phryges, gorro vermelho símbolo histórico para os franceses.
Snoop Dogg assinou contrato com a NBC para produzir conteúdo ao longo das Olimpíadas. Além de prestigiar eventos menos conhecidos do público, como hipismo e esgrima, ele já teve aulas de natação com Michael Phelps e atuou como comentarista em jogos de rúgbi.
A pira — que não tem chama de verdade, mas uma ilusão criada por luzes — tornou-se uma marca da Olimpíada de Paris, com centenas de moradores e turistas dirigindo-se ao local todas as noites para ver quando ela é elevada, no pôr-do-sol, sobre o Jardim das Tulherias, perto do Louvre.
Snoop Dogg foi responsável pela penúltima etapa do revezamento com a tocha olímpica. Ainda não se sabe, no entanto, quem ficará responsável por acender a pira olímpica de Paris, que está localizada no parque parisiense Jardins das Tulherias, no centro da cidade, entre o Museu do Louvre e a Praça da Concórdia.
Nomes de atleta como como Marie-José Perec, Zinedine Zidane e Teddy Rinner são as principais apostas, mas personalidades como o astronauta Thomas Pesquet e o ator Omar Sy também são cotados para o evento de abertura oficial da competição, que acontecerá no dia 26 de julho de 2024.