Chefe do Comando Vermelho em Niterói é preso em Maricá (RJ) Luiz Carvalho da Silva, chamado de Luiz Cicatriz, foi preso no distrito de Itaipuaçu, em Maricá (RJ). Ele tinha um mandado de prisão expedido por associação criminosa pela 3ª Vara Criminal de Niterói e estava foragido desde 2023.
Segundo a polícia, trata-se de Norivaldo Cebalho Teixeira, conhecido como “Véio”, “Tuta” ou “Mercúrio”. Ele é um velho conhecido da polícia do estado e é considerado o líder do CV nos municípios de fronteira, a exemplo de Porto Esperidião, onde as irmãs foram mortas.
Rio - Investigações da Polícia Civil apontam que o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o 'Peixão', líder do Terceiro Comando Puro (TCP) no Complexo de Israel, na Zona Norte, pretende expandir seu domínio para outros bairros da região, como Penha e Brás de Pina.
O traficante William Sousa Guedes, o “Corolla”, é apontado pela Polícia Civil como o principal puxador de guerra do Comando Vermelho. O criminoso seria o responsável por liderar os confrontos na expansão territorial da facção no estado.
O objetivo da medida seria de isolar os traficantes e deixá-los mais longe de Marcio Nepomuceno dos Santos, o Marcinho VP, principal chefe do Comando Vermelho. Marcinho VP está preso desde 1996, quando tinha 26 anos.
Terceiro Comando Puro, conhecido também pela sigla TCP, é uma organização criminosa carioca, surgida no Rio de Janeiro, a partir de uma dissidência do Terceiro Comando, liderada pelos traficantes Facão e Robinho Pinga. Atualmente, é a segunda maior facção do Rio de Janeiro.
Integrante da cúpula da maior facção criminosa do Rio, o traficante Edgar Alves de Andrade, o Doca ou Urso, era um dos alvos da operação Buzz Bomb, deflagrada nesta segunda-feira, pela Polícia Federal(PF) para reprimir o uso de drones lançadores de granadas, operados por pessoas ligadas ao Comando Vermelho (CV).
A rivalidade entre o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) é uma das mais intensas e duradouras no cenário do crime organizado no Brasil. A disputa entre essas duas facções criminosas se intensificou ao longo dos anos, especialmente nas últimas décadas, devido a diversos fatores.
Atualmente, a Rocinha é dominada pelo CV, facção da qual Johnny Bravo faz parte. Apesar de ser considerado o "dono do morro", ele ainda divide o controle com Rogério 157, seu aliado. Johnny apareceu portando anéis com o nome "Rogério 157" em suas raras imagens que circulam nas redes sociais.
Oruam, cantor de trap e filho do traficante Marcinho VP, considerado chefe do Comando Vermelho, se apresentou no Lollapalooza, neste domingo, usando uma camiseta com o rosto do pai.
A possibilidade de sair ou não do movimento também depende do tipo de facção a que o jovem pertence. O Comando Vermelho (CV) tende a ter leis rígidas e severas. Dificilmente um jovem consegue deixar o grupo.
Dias depois, o Marcinho do Dona Marta foi morto por esganadura e abandonado numa lixeira da galeria A3. Desde janeiro de 2024, Marcinho VP está detido no Presídio Federal de Campo Grande. A polícia afirma que ele segue dando ordens para os integrantes do Comando Vermelho que estão nas ruas.
Essa organização dos detentos levou ao que foi chamado de Falange da LSN (referência à Lei de Segurança Nacional, pela qual os presos eram condenados). Depois, foi rebatizada de Falange Vermelha e, em seguida, Comando Vermelho. O nome da organização aparece pela primeira vez em um relatório policial em 1979.
Em Porto Seguro, na Bahia, foi preso um dos principais líderes de uma das maiores organizações criminosas do país na noite desta terça-feira (21). Marcio Tadeu Lopes Coelho, conhecido como Marcinho VP é líder do Comando Vermelho em Minas Gerais.
Conhecido como um dos líderes mais sanguinários da facção criminosa Comando Vermelho (CV), o traficante Douglas Alves Machado (foto em destaque), de apelido “Cara de Cavalo”, costumava executar com requintes de crueldade qualquer um que cruzasse o caminho dele.
Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China.
Terceiro Comando da Capital (TCC) é uma organização criminosa do Brasil, com atuação principalmente no estado de São Paulo, mas também em todo o território brasileiro. Foi criado a partir da dissidência de líderes do Primeiro Comando da Capital, sendo, portanto, um grupo rival a este.
O traficante Marcinho VP é apontado com nome proeminente da criminalidade do Rio de Janeiro há quase três décadas, sendo um dos principais líderes do Comando Vermelho, ao lado de Fernandinho Beira Mar.
O rapper Oruam, filho de Marcinho VP, um dos principais líderes do Comando Vermelho, considerada uma das mais perigosas fações criminosas brasileiras, foi abordado na madrugada de domingo por militares da GNR antes de uma apresentação na discoteca Lick, em Vilamoura, no Algarve, que não se chegou a realizar.
Preso desde dezembro do ano passado, Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, é acusado de ser um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho no Amazonas. Ele foi condenado a 31 anos e sete meses de prisão por associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.