É filho de Nàná e irmão de Òṣùmàrè. Por essa razão seu Igbá (sua cabaça ou assentamento), fica junto com esses Orixás, e é venerado na segunda-feira também com eles. Na Umbanda ele foi relacionado a São Lázaro, e comanda a falange das Almas ou Pretos Velhos que são festejados hoje, 13 de maio.
Dois Orixás, Nanã Buruquê e Obaluaê, e as Entidades chamadas de Pretos Velhos, são aqueles que melhor representam o Arquétipo do Velho. A própria manifestação corporal de tais energias nos rituais de Umbanda traz, de modo inequívoco, símbolos ligados à velhice.
São muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Acompanha o chapéu de palha e caneca de barro vinda de Maragogipe, Recôncavo Baiano.
Adorei as almas! Frase usada para saudar os Pretos e as Pretas Velhas. Existem algumas histórias da origem desta saudação: "Adorei" ou "adoratio (em latim, Ad oris, para a boca)". É um gesto reverencial de tocar com a mão direita a pessoa ou objeto sagrado e cobrir a boca com a mão esquerda.
Na Umbanda, ele é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Os Pretos Velhos, são espíritos de antigos africanos que vieram para o Brasil na época da colonização, e que baixam nos Terreiros para orientação e caridade. Os filhos de Ọmọlu são reservados, trabalhadores e práticos.
A Falange dos Pretos-Velhos, tão querida dentro da Umbanda e, talvez, a que melhor a represente, tem como característica principal a humildade em seus trabalhos. São seres que, apesar do altíssimo grau de espiritualidade, curvam-se diante de nós, em profundo ato de humildade e respeito.
Coloque um café preto de preferência sem açúcar, acenda uma vela branca (ou a cor que você tiver) um copo de água, (a arruda ou outras ervas são opcionais), firme seu pensamento na sua entidade, faça suas orações.
Num dialeto próprio, os pretos-velhos se comunicam num tom gutural com os que o procuram, com palavras que lembram antigos moradores da zona rural, sendo por vezes necessário alguém para interpretar suas palavras. uma série de características que coincidem com traços encontrados em normas vernáculas brasileiras.
Na vibração de Omolu, patrono da cura, os Preto-Velhos se manifestam, portando seus cachimbos e ramos de arruda, símbolos de purificação e cura espiritual.
Atua fortemente nos casos de urgência e nos pedidos de saúde e cura para todos aqueles aos quais protege ou por quem seus filhos oram. Essa Preta-Velha é muito atenta aos seus protegidos, não deixando que nenhum mal lhes aconteça, retribuindo a fé a ela destinada com incontáveis milagres.
Descendentes dos africanos traficados e trazidos para o Brasil, a maioria foi escravizada. Após sua morte, os Pretos e Pretas-Velhas se tornaram espíritos evoluídos e hoje voltam para ajudar e orientar todos que a eles recorrerem. A principal lição que nos passam é a sua humildade, simplicidade e generosidade.
Ligados geralmente à vibração de Omolu, costumam fumar cachimbo, realizar benzimentos com ramos de arruda, rezando com terço e aspergindo água fluidificada.
Quem é Nanã Buruquê? Nanã Buruquê é uma das Orixás mais antigas do panteão africano. Segundo a tradição, ela é associada às águas calmas e profundas, à lama dos pântanos e ao barro. Afinal, estes elementos simbolizam a origem da vida e a conexão com a morte.
Dentre as mais conhecidas, utilizadas em benzimentos e banhos de limpeza e equilíbrio energético, estão a Alfazema, a Arruda, o Guiné, o Alecrim e a Rosa Branca. Ervas com propriedades que limpam, tranquilizam e equilibram o corpo físico, mental, emocional e espiritual.
Quem é o Preto Velho na Igreja Católica? Na Igreja Católica, a figura do Preto Velho é muitas vezes associada a São Benedito, um santo negro venerado por sua humildade e devoção. Sua imagem ressoa na espiritualidade católica, representando a diversidade e a união espiritual.
Geralmente, se apresentam como pais ou mães velhos, mas podem ser chamados de vovôs, quando optam por formas anciãs, ou ainda de tios, quando escolhem vir em formas mais jovens.
Suas miçangas brancas e pretas representam a dualidade da vida, trazendo equilíbrio e sabedoria para aqueles que o utilizam. Ao utilizar este colar guia, você se conecta com as forças espirituais de Obaluayê e dos Preto-velhos, recebendo sua orientação e proteção em sua jornada espiritual.
Dai-me meus pretos-velhos um pouco de vossa humildade, de vosso amor, e de vossa pureza de pensamentos, para que possa cumprir a minha missão na Terra, seguindo todos os vossos exemplos de bondade. Louvadas sejam todas as Santas Almas Benditas.
Isso significa que, ao contrá- rio daqueles, exus e pombas-giras são vistos como perigosos e maus ou ao menos potencialmente capazes de atuar maleficamente. Constituem a categoria mítica mais controversa para os umbandistas e a mais instigante para os pesquisadores.