Nessa ocasião, Max Keith, chefe de operações da Coca-Cola alemã, permitiu a criação de um novo produto, na tentativa de evitar a suspensão das atividades da fábrica, nascendo assim, uma bebida que foi comercializada exclusivamente no mercado alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
No final da década de 60, a Coca-Cola comprou a Fanta e começou a exportar para os EUA. E os vencedores estavam ansiosos para que seus compatriotas experimentassem esse refrigerante original, que nasceu graças a um dia, em 1941, em que eles pararam de exportar xarope de coca-cola para a Alemanha.
Em 1930, a Coca-Cola era a bebida não alcoólica mais popular da Alemanha. Nos primeiros anos do regime nazista, foram construídas cerca de 50 fábricas do refrigerante. O país vendia cerca de 5 milhões de caixas por ano.
Max Keith, chefe de produção da empresa alemã, deu o aval para a criação de uma bebida alternativa “germânica”. Os ingrediente eram: soro de leite (um subproduto da produção de queijo), açúcar e xarope de maçã: assim nascia a Fanta.
A Fanta foi lançada em 1941, na segunda Guerra Mundial, como uma alternativa pela falta de produtos para a produção de Coca-Cola. Criada por um químico alemão de sobrenome Schetelig, a primeira Fanta foi feita de fibras de maçã compradas em uma fábrica de produção de Cidra, tinha cor amarela e leve sabor de maçã.
HISTÓRIA DA FANTA SEGREDOS e curiosidades da Bebida feita na Alemanha N@z1$t@
Qual a origem do nome Fanta?
Qual é o significado do nome Fanta? Foi a partir de um concurso que surgiu o nome Fanta, que foi realizado entre os funcionários da fábrica alemã coordenada por Max Keith, que solicitou aos mesmos para usarem a “imaginação" (Phantasie em alemão).
A Alemanha, durante o século 20, era um dos principais polos empresariais e industrializado, fazendo com que diversas empresas estrangeiras tivessem uma sede no país. Esse é o caso da Coca-Cola, que entrou em uma enrascada durante a Segunda Guerra Mundial.
E os vencedores estavam ansiosos para que seus compatriotas experimentassem esse refrigerante original, que nasceu graças a eles. Um dia, em 1941, eles pararam de exportar xarope de coca-cola para a Alemanha. No final da década de 60, a Coca-Cola comprou a Fanta e começou a exportar para os EUA.
A Pepsi é de propriedade da PepsiCo, a holding que possui muitas marcas, desde bebidas a alimentos e lanches e muito mais. A PepsiCo gerou quase US$ 80 bilhões em receita em 2021 e mais de $ 7.6 bilhões em lucros.
A fórmula original da Fanta laranja, disponível na Alemanha, Áustria e outros países, é completamente diferente da bebida comercializado nos Estados Unidos como Fanta Laranja. Os principais concorrentes da Fanta incluem Tango, Mirinda, Fatia, Sumol, Crush e Tropicana Twister.
A Fanta conquistou o mundo, chegando aos Estados Unidos em 1959. No Brasil, foi lançado em dezembro de 1964 como o segundo produto da marca Coca-Cola vendido no país.
Em 1669, o padre João Felipe Bettenford foi dar um passeio pelo Alto Amazonas e de tanto observar os índios Maués, acabou "descobrindo" o Guaraná. Os índios amassavam o fruto em uma cuia e bebiam. O fruto trazia tanta força, que os índios ficavam sem fome durante um dia inteiro de caça.
Como a Pepsi surgiu? A origem da Pepsi se deve a uma bebida chamada Brad's Drink, criada em 1893 pelo farmacêutico Caleb Bradham, que vivia na pequena cidade de New Bern, situada na Carolina do Norte (EUA).
John Pemberton procurou criar uma bebida energética e criou a receita mais famosa do mundo. Para conhecermos o nascimento do refrigerante mais famoso do mundo, temos de remontar a finais do século XIX.
Pelo 10º ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo, segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar. O estudo aponta que a marca de refrigerantes foi escolhida pouco mais de 6,6 bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2021.
A Coca-Cola foi inventada em 1886, enquanto a Pepsi chegou em 1898. Desde então, os dois refrigerantes travam uma guerra comercial que chegou até o espaço. O feito aconteceu em 1985 e marcou o que ficou conhecido como a “Guerra Espacial das Colas”. Partiu da Coca-Cola a iniciativa de enviar o refrigerante ao espaço.
Os principais investidores da Coca-Cola incluem a empresa de Warren Buffet, Berkshire Hathaway, com 9.25% das ações, e outros fundos mútuos como The Vanguard Group, com 8.51% das ações, e BlackRock, com mais de 7.19% das ações da empresa.
A Coca-Cola é uma gigante multinacional com mais de 600 marcas diferentes, ao redor do mundo. Confira agora algumas da submarcas, em que a marca é proprietária total ou parcial (aqui no Brasil), seja por criação interna ou aquisição: Fanta. Aquarius.
A folha de coca e nozes de cola são embebidas em 22 g de álcool 20% e o extrato resultante é acrescentado líquido. Saborizante 7X: Óleo de laranja - 0,47 g. Óleo de limão - 0,88 g.
O primeiro 'refrigerante' patenteado na história foi o Soda Fountain, em 1819, nos EUA. Mas ainda eram produtos medicinais. Até o americano John Pemberton, em 1886, criar o mais famoso refrigerante: A Coca-Cola.
No Brasil, além das famosas versões Laranja e Uva, já tivemos as variedades Manga, Melão, Morango, Citrus e Maracujá. Recentemente, até o sabor guaraná foi anunciado. O refrigerante foi inventado na Alemanha em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial, e seu primeiro sabor foi o de malte.