A religião persa antiga, conhecida como masdeísmo, caracterizou-se principalmente pela dualidade entre o bem versus o mal, forças representadas pelos dois principais deuses: Ahura-Mazda (ou Ormuz-Mazda) e Arimã (ou Angro Mainyush). Os princípios do masdeísmo foram compilados no Zend-Avesta (ou mesmo Avesta).
Os ensinamentos de Zaratustra afirmavam a existência de um deus supremo, que havia criado dois outros seres poderosos que dividiam sua própria natureza: Ormuzd (ou Ahura-Mazda, ou ainda Oromasdes, segundo os gregos) seria a fonte de todo o bem, enquanto Ariman (Arimanes) seria a origem do mal, depois que se rebelou.
Desde a Revolução Islâmica da década de 1970, o islã se tornou a religião oficial do país, pautando os costumes e o modo de vida da população iraniana. No entanto, é assegurado o direito de crença para os seguidores de outras vertentes espirituais, como o judaísmo, o cristianismo e o zoroastrismo.
O zoroastrismo foi uma crença religiosa difundida pelo profeta persa Zoroastro nos séculos VII e VI a.C. Zoroastro nasceu na Pérsia, próximo da Ásia Central, em uma família Spitama e aos trinta anos de idade iniciou sua vida missionária.
Mitra é uma divindade da sabedoria, dos contratos e da guerra na mitologia indo-ariana da Índia, Pérsia e Anatólia. O nome Mitra (proto-indo-iraniano : *mitrás) é uma divindade indo-iraniana da qual derivam os nomes e algumas características de Rigvédico Mitrá e Avestá Mithra.
A ORIGEM DOS IRANIANOS NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DO IRÃ NAS PROFECIAS BÍBLICAS
Quem é Mitra na Bíblia?
O mitra turbante sacerdotal (em hebraico mitznefet מִצְנֶפֶת) é a cobertura da cabeça usada pelo Sumo Sacerdote de Israel, quando ele servia no Tabernáculo e no Templo em Jerusalém.
Mitra era o deus da luz, e o festival celebrava o suposto nascimento dessa divindade. Outra festa pagã que teve grande contribuição para a simbologia natalina, sobretudo no hemisfério norte, foi a festa conhecida como Yule ou Jól.
a) Localização histórica. Os persas eram um povo iraniano que habitava a região que atualmente é o Irã e seus arredores. Eles estabeleceram um grande império na região, que se estendeu desde a Ásia Central até a costa do Mediterrâneo, incluindo partes da Europa Oriental e da África do Norte.
Qual foi a primeira religião do mundo depois de Cristo?
–, a mais antiga provavelmente é o hinduísmo, seguido por cerca de 1,3 bilhão de pessoas (15% da população mundial). Os primeiros textos sagrados datam de 1500 a.C., o que os torna 500 anos mais velhos que os trechos mais ancestrais do Velho Testamento.
Zoroastro foi o maior profeta entre os antigos iranianos. Ele tomou seu nascimento para estabelecer o culto de Ahura Mazda, o Senhor Supremo do Universo e para cumprir a Missão Divina. Suas próprias escrituras originais, as preciosas Gathas na língua avestânea, indicam que ele era uma pessoa “intoxicada” por Deus.
Como as duas culturas são próximas, o árabe e o persa foram influenciados um pelo outro. Até mesmo seus alfabetos são muito semelhantes entre si. Após a conquista do Irão pelos muçulmanos em 642, o alfabeto árabe começou a ser usado em vez do alfabeto usado no Irão.
Para os muçulmanos, só existe um Deus cujo nome é Alá. E o último profeta de Alá foi Maomé. Maomé não é deus, mas um homem por intermédio de quem Alá revelou sua vontade ao mundo. Maomé é reverenciado pelos islâmicos, mas não adorado.
No Irã prevalece a vertente xiita do Islã para reafirmar o nacionalismo iraniano, pois a vertente sunita é a adotada majoritariamente pelos muçulmanos árabes, e os persas queriam afirmar suas diferenças com os árabes.
Baseia-se no princípio de ter Alá como Deus único e Muhammad como seu profeta. O islamismo é entendido como uma corrente política ideológica que usa como base a religião muçulmana, ou seja, o islamismo defende que as práticas políticas devem ser pautadas pela lógica religiosa e vice-versa.
Em resumo, seguir a Cristo, que é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6) e os exemplos que Ele nos deixou, amar a Deus sobre todas as coisas (Mt 6:33) e ao próximo (Mc 12:33) constitui o verdadeiro Cristianismo, a religião deixada por Jesus como uma bênção para nossas vidas.
A Igreja Católica ensina que é a Igreja única, santa, católica e apostólica fundada por Jesus Cristo em sua Grande Comissão, que seus bispos são os sucessores dos apóstolos de Cristo e que o papa é o sucessor de São Pedro, a quem o primado foi conferido por Jesus.
Os judeus persas, judeus iranianos ou parsim ( Persa: ی marcaیان ایرانی yahudiyān-e irāni; hebraico: יהודים פרסים yəhūdīm parsīm ) são judeus descendentes dos judeus que migraram para regiões pertencentes ao atual Irão após a queda dos antigos reinos de Israel e Judá.
Daniel 10:13 “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia”.
O Irã, país que se localiza no Planalto Iraniano (Oriente Médio), era chamado de Pérsia do século 6 a.C. até 1935, apesar de o nome Irã já ser utilizado pelos persas desde o século 7.
É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.
Imagens do “bom velhinho” com roupas vermelhas começaram a se popularizar por volta de 1860, pelas mãos do cartunista norte-americano, Thomas Nast, que criou ilustrações do Papai Noel para a revista Harper's Weekly, definindo a aparência física do personagem, como a barba branca e o traje vermelho.