O Pai Eterno é representado na figura de um homem com cabelos e barba grisalhos. Cabelos e barba grisalhos não significam que o Pai Eterno é 'mais velho', mas representam a sabedoria e a paternidade do Pai. A túnica branca do Pai simboliza a santidade. O manto vermelho simboliza o fogo do poder criador que só Ele tem.
Divino Pai Eterno é um título, uma forma de chamar a Deus, o reconhecendo como Pai, verdade revelada por Jesus Cristo ao mundo quando disse: “Deus é Pai!”. Em sua composição nominal, “Divino” significa que Ele é Deus, sobrenatural, sublime, perfeito, encantador.
O Divino Pai Eterno é uma devoção católica à Santíssima Trindade e sua começou em 1840, quando o casal de lavradores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira Xavier Maria encontraram às margens o córrego do Barro Preto, um medalhão com a representação da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria nos céus.
Pai, Filho e Espírito Santo: um só Deus em três pessoas distintas. O Pai Eterno é representado na figura de um homem com cabelos e barba grisalhos, semelhante a Jesus.
“Os propósitos de nosso Deus são grandiosos, Seu amor, imensurável, Sua sabedoria, infinita e Seu poder, ilimitado; os santos, portanto, têm motivos para regozijar-se e alegrar-se.”
✨ESCOLHIDO✨ Previsão Assustadora de Baba Vanga para Pessoas com a Letra 'M' na Palma da Mão
Quem são as três pessoas do Divino Pai Eterno?
O Ícone – Imagem do Divino Pai Eterno – é formado pela Santíssima Trindade, coroando a Virgem Maria. Composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo, ou seja, um único Deus em três pessoas.
A devoção ao Divino Pai Eterno surgiu no interior do Estado de Goiás, na cidade que hoje é conhecida como Trindade, a amada Capital da Fé. Foi no ano de 1840, quando o casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa encontraram um medalhão de barro, nas proximidades do córrego Barro Preto.
A Festa. O dia da grande Festa do Divino Pai Eterno é o primeiro domingo do mês de julho de cada ano. Durante os nove dias que o antecedem, são celebradas missas e novenas; ocorrem encontros de jovens; acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros de boi), foliões, tropeiros, e outros devotos.
Nele está retratada a Santíssima Trindade - Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo - coroando a Virgem Maria. A partir desse momento, nasce a devoção que deu origem à Romaria do Divino Pai Eterno, também conhecida como Festa de Trindade, que acontece anualmente e tem reunido milhares de pessoas.
Logo, tomou conhecimento que metade daquele grupo deveria ficar em São Paulo. Para Goiás, os designados foram: Gebbardo Wiggerman (Superior), João da Mata Spath, Miguel Siebler e o clérigo Lourenço Hubbauer, além dos irmãos Norberto Waggenlehner, Ulrico Kammeier, Gebardo Konzet e Floriano Grilhist.
A devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, começou por volta de 1840, quando um casal encontrou um medalhão entalhado com a imagem do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Desde então, muitas pessoas peregrinam até a região, caracterizando esta prática como imersa no catolicismo popular.
“A cada domingo utilizamos uma série de cores litúrgicas no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. As principais cores litúrgicas da Igreja são o roxo, o verde, o vermelho, o branco e o dourado. A cor roxa é utilizada no tempo da Quaresma e também no tempo de preparação do Natal, que é o Tempo do Advento.
O que pode ser visto na festa do Divino Pai Eterno?
A Festa em devoção ao Divino Pai Eterno engloba um rol de celebrações como missas campais, batizados, confissões, procissões, shows artísticos, novenas, orações de terços e exposições da cultura goiana (como a Romaria dos Carros de Boi, por exemplo), sendo um atrativo para fiéis, romeiros e turistas (Gonçalves, 2019a; ...
Deus no cristianismo é a doutrina sobre Deus, o ser divino que criou e governa o mundo, segundo o cristianismo. Ele é manifesto em três personalidades diferentes: Como Pai, como Filho e como Espírito.
A Santíssima Trindade aparece claramente representada na imagem. Pai, Filho e Espírito Santo: um só Deus em três pessoas distintas. O Pai Eterno é representado na figura de um homem com cabelos e barba grisalhos.
O padre Robson de Oliveira foi alvo da Operação Vendilhões, que teve início no ano de 2020, e apurou eventuais desvios financeiros na gestão da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), entidade que era presidida pelo religioso. No entanto, a investigação foi arquivada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Nessa época, Constantino Xavier Maria e sua esposa chamada Ana Rosa de Oliveira, foram morar nas proximidades do Córrego do Barro Preto, a uns vinte quilômetros do município de Campininha das Flores.
A Tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, da cidade de Trin- dade (GO), terá este ano como tema “Pai Eterno, a Vós, nossa oração”, em comunhão com o Papa Francisco, que declarou 2024 como o Ano da Oração. A Festa começa no dia 28 de junho (sex- ta-feira) e vai até o dia 7 de julho (domingo).
Como foi encontrada a imagem do Divino Pai Eterno?
Relatos contam que, por volta de 1840, o casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa encontrou um Medalhão de barro, nas proximidades do córrego Barro Preto, em Goiás. Surpresos, eles notaram que havia a Imagem da Santíssima Trindade, coroando a Virgem Maria.
São três pessoas unidas pelo mesmo coração. Essa trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo, coroando Nossa Senhora formam a imagem do Divino Pai Eterno. No ano de 1840.
O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno é um templo católico brasileiro localizado no município goiano de Trindade, sendo a única basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
A Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") é uma doutrina cristã desenvolvida entre os séculos II e IV d.C., que define Deus como três pessoas consubstanciais, expressões ou hipóstases: o Pai (YHWH), o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; "um Deus em três pessoas".