Aos 39 anos, Chris Xu (também conhecido por Xu Yangtian ou Sky Xu) é o misterioso fundador e CEO da Shein, fenômeno do fast-fashion global que se prepara para iniciar suas operações de produção têxtil no Brasil.
Xu Yangtian, fundador da Shein, adota postura discreta enquanto a empresa de moda rápida busca levantar 50 bilhões de libras com IPO. Publicado em 17 de junho de 2024 às 10h16.
A varejista afirma ter hoje mais de 300 fábricas que produzem sua marca própria no Brasil, mas os pedidos começam pequenos, com 100 ou 200 peças e podem, ou não, escalar de maneira rápida. A própria empresa admite que há desafios para implementar esse modelo de negócios no País.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (29), com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e o representante da Shein no Brasil, Marcelo Claure.
Com 600m², a loja da SHEIN no Shopping Estação, localizada no segundo piso, é inspirada em elementos clássicos da cultura curitibana, com espaços temáticos para os consumidores que desejarem fotografar seus looks.
O LADO OBSCURO DA SHEIN - [A VERDADE sobre os preços baixos]
Quem é o presidente da Shein no Brasil?
Marcelo Claure, presidente da Shein para a América Latina, disse no ano passado que o país poderia até se tornar não apenas um fornecedor para a América Central, mas também potencialmente assumir o mercado dos Estados Unidos.
A opção foi por um nome em inglês: She Inside, ou ela dentro, na tradução livre do inglês. Era uma forma de sinalizar a proposta de inclusão do público feminino "na moda", de forma acessível, diz a empresa. O que se popularizou, entretanto, foi uma versão encurtada do nome e surgiu o nome definitivo Shein.
Fundada em Nanquim, na China, em 2008 por Chris Xu, um empresário chinês nascido nos EUA e especialista em mecanismos de buscas on-line, a Shein tem hoje sua sede em Cingapura. E começou a produzir também na Turquia, além de operar galpões na Polônia para enviar produtos para a Europa.
A Shein afirma que “nunca usa trabalho infantil e forçado” nas produções das peças e que “faz campanhas contra práticas antiéticas”. No entanto, a empresa recebeu uma pontuação de 1, em um total de 100, no último Fashion Transparency Index, que classifica a transparência de dados de grandes marcas globais.
Ao contrário da produção em massa tradicional na indústria da moda, a Shein utiliza um modelo de fabricação sob demanda, o que significa que eles produzem roupas somente quando um pedido é feito, reduzindo assim os custos relacionados ao excesso de estoque.
Os produtos mais vendidos na Shein são: roupas femininas que incluem: blusas, vestidos e calças, além disso, as peças masculinas também são destaques na plataforma. Além das roupas, eletrônicos e itens para casa também são destaques no site.
Em faturamento, a companhia saiu de US$ 10 bilhões em 2020 para US$ 16 bilhões em 2022. A velocidade de crescimento de negócio foi impulsionada na pandemia.
Aos 39 anos, Chris Xu (também conhecido por Xu Yangtian ou Sky Xu) é o misterioso fundador e CEO da Shein, fenômeno do fast-fashion global que se prepara para iniciar suas operações de produção têxtil no Brasil.
Atualmente, a Shein está presente em 150 países. As 336 fábricas parceiras estão localizadas em 12 Estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.
A SHEIN anunciou o início das operações do quinto galpão logístico. Instalado em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, e destinado para armazenagem, triagem e distribuição de produtos, o novo espaço dá à empresa um total de cerca de 256 mil m².
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pela governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), em conjunto com o presidente da empresa chinesa para o Brasil e América Latina, Marcelo Claure, e com o presidente da brasileira Coteminas, Josué Gomes.
👜 SHEIN NO BRASIL | A varejista chinesa, Shein, inaugura seu primeiro escritório no Brasil. O escritório está localizado na Av. Brigadeiro Faria Lima. Esse movimento tem como objetivo consolidar operação local da marca e reforçar sua atuação no mercado nacional.
Nossos clientes estão no centro de nosso modelo de negócios, impulsionando nosso crescimento para uma equipe de quase 10.000 funcionários atendendo mais de 150 países em menos de uma década.
A explicação para tal pronúncia está ligada ao “nome original” da marca, fundada em 2008, inicialmente como “She Inside”, logo que foi substituído na companhia em 2015, quando o e-commerce chinês passou um uma reformulação da sua marca e adotando a forma abreviada do nome Shein.
Para consolidar sua operação local e reforçar sua atuação no mercado nacional, a Shein inaugurou seu primeiro escritório no Brasil. Localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, o escritório ocupa uma área de mais de 1.600 m² do edifício Vera Cruz Plaza, o primeiro da região a receber o selo Leed Platinum.
Última atualização em 13 de novembro de 2023 às 16h28. A varejista online global de moda e estilo de vida SHEIN anunciou no fim de outubro, no dia 30, a aquisição da Missguided, uma marca de fast-fashion do grupo de varejo de moda britânico Frasers Group.
O que garante ainda mais o sucesso da Shein é que ela conta com um fluxo constante de influenciadores nas redes sociais, principalmente no aplicativo TikTok - que teve sua ascensão durante a pandemia - onde esses influencers expõem suas compras e avaliações, além de compartilharem códigos de recompensa para seus ...
Os analistas do BTG Pactual revisaram pra cima — e bastante — a projeção do faturamento da Shein no Brasil. O banco, que estimava em janeiro que a chinesa teria vendido R$ 10 bilhões em 2023 no país, agora calcula que o número tenha sido superior a R$ 15 bilhões.