ViaMobilidade Linhas 5 e 17 é uma empresa pertencente ao Grupo CCR, sendo responsável pela operação, manutenção e investimentos nas linhas 5–Lilás e 17–Ouro do Metrô de São Paulo por 20 anos, (2018-2038/2020-2040) por meio de contrato de concessão público-privada, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Medida, que visa recompensar perda de receita na pandemia, foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (28). O Governo de São Paulo vai pagar cerca de R$ 142 milhões para a ViaMobilidade e a ViaQuatro, concessionárias responsáveis por parte da rede metroferroviária paulista.
A fiscalização do cumprimento de todas as obrigações ficará por conta do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e dos municípios beneficiados. Caso ocorram fatos graves ou descumprimento do contrato, o MPSP e o Estado de São Paulo poderão instaurar novos procedimentos investigatórios.
Desde outubro de 2007, a linha passou a se chamar "Linha Esmeralda" por decreto do governador José Serra, ao ser entregue juntamente com a Estação Autódromo, e passou a ser administrada de maneira conjunta pelo Metrô e pela CPTM.
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo.
Valença - Como é viver na fronteira entre Portugal e Espanha ?
Quem é o dono da empresa ViaMobilidade?
ViaMobilidade Linhas 5 e 17 é uma empresa pertencente ao Grupo CCR, sendo responsável pela operação, manutenção e investimentos nas linhas 5–Lilás e 17–Ouro do Metrô de São Paulo por 20 anos, (2018-2038/2020-2040) por meio de contrato de concessão público-privada, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
A partir desta quinta-feira (27), a ViaMobilidade, que venceu uma concessão feita pelo governo do estado, assume a gestão das linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço oferecido aos passageiros.
A Linha 4–Amarela do Metrô de São Paulo, originalmente chamada de Linha Sudeste–Sudoeste, compreende o trecho definido pelas estações Luz e Vila Sônia. É administrada pela empresa ViaQuatro, pertencente ao grupo CCR, que venceu a concessão por trinta anos.
O salário médio pago pela empresa Grupo Ccr Viamobilidade para o cargo de Maquinista (Brasil) é aproximadamente R$ 3.328 por mês, ou seja, 38% acima da média nacional.
Quanto ganha um agente de segurança da ViaMobilidade?
A faixa salarial anual estimada do cargo de Agente De Segurança na empresa ViaMobilidade é de R$ 30 mil a R$ 31 mil. Ela inclui o salário base e a remuneração variável.
À ViaMobilidade, que opera a Linha 5-Lilás, o pagamento foi, em média, de R$ 2,50. Já o Metrô, que opera as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, recebeu R$ 2,07, em média, por cada passageiro.
O efeito imediato dessa privatização é a enorme queda na qualidade do atendimento à população. Já ocorreram várias falhas, acidentes e a morte de um trabalhador que fazia a manutenção na Linha 9-Esmeralda.
O Brasil tem hoje uma malha ferroviária de 28 mil quilômetros, quase toda sob o controle de empresas privadas. Desde 1996, quando FHC privatizou o setor, as ferrovias receberam investimentos de R$ 30 bilhões (parte considerável dele deve ser proveniente do BNDES, com juros subsidiados).
A principal razão que leva o governo Tarcísio a querer privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM é a saúde financeira das empresas públicas, que vem piorando nos últimos anos.
Ainda segundo a empresa, Ana Caroline Borges, diretora administrativa e financeira, vai assumir o posto de forma interina. A CPTM disse ainda que não há necessidade de um executivo passar por quarentena antes de trabalhar em uma empresa do setor privado. Fique por dentro do que acontece em São Paulo.
Com a mudança, a Linha 7 que já é maior em extensão, passa a operar uma extensão de 62,7 quilômetros (antes, era 60,5 km), e o número de estações sobe de 18 para 19.
Salário mensal de Maquinista da empresa Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) A faixa salarial estimada do cargo de Maquinista na empresa Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é de R$ 4 mil a R$ 5 mil por mês.
[6] Os funcionários da CPTM não são nem servidores públicos de fato – estatutários e contratados diretamente pelo Estado – mas sim trabalhadores CLTistas dessas empresas públicas.
O governo de São Paulo concedeu as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em janeiro de 2022. Elas operam agora sob controle da Via Mobilidade, empresa do grupo CCR.