Receptor – é aquele que recebe a mensagem enviada pelo emissor. Como a mensagem é destinada a ele, também é chamado de destinatário, denominação comum em envelopes de correios. Mensagem – é o conteúdo que é expedido, enviado.
Emissor ou destinador: alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição. Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um cão, por exemplo.
Emissor: aquele que fala ou escreve, que transmite a mensagem. Receptor: aquele que ouve ou lê, que recebe a mensagem. Contexto: a realidade, o contexto material que envolve a produção do texto.
O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento - entram nisso a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros.
Quem busca saber a informação sobre o órgão emissor do documento já emitido precisa ter a carteira de identidade. Para encontrar o órgão emissor no RG, verifique a informação impressa na parte superior do documento, no lado da foto e da digital.
Também chamado de falante ou locutor, o emissor é aquele que transmite a mensagem. Ou seja, é o sujeito que se manifesta por meio do código escolhido por ele e envia a mensagem ao receptor. Assim, o emissor pode ser o primeiro elemento da comunicação que inicia o processo comunicativo.
Um emissor, remetente ou fonte é um dos conceitos básicos de comunicação e processamento de informações. Emissores são objetos que codificam dados de mensagens e transmitem as informações, por meio de um canal, para um ou mais observadores (ou receptores).
Há seis elementos de comunicação: emissor, receptor, mensagem, canal, código e contexto. Cada um é essencial para que o processo de comunicação esteja completo e adequado.
Para saber qual o órgão expedidor/emissor do RG, basta verificar no documento de identificação qual a sigla que acompanha o Estado (UF). Se a Carteira de Identidade foi tirada na Polícia Civil (situação mais frequente), então o órgão expedidor será PC – (sigla do estado).
Para conferir o órgão emissor, basta olhar na frente do documento, onde você verá a sigla indicando a UF, que estará disposta ao lado da foto e digital.
Sim, a sigla do órgão emissor ou expedidor pode mudar entre estados, mas tudo depende do caso. A ordem é sempre uma regra: sigla do órgão expedidor, seguida do estado em que o documento foi emitido.
No caso do RG, que é o documento mais comum no país, o órgão emissor costuma ser a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado. Em algumas situações, como quando preenchemos um formulário para uma vaga de emprego ou cadastro em banco, por exemplo, é solicitado o órgão emissor de um documento.
Emissor – é aquele que transmite a mensagem. Receptor – é a pessoa que recebe a mensagem. Mensagem – é tudo aquilo que o emissor envia ao receptor. Código – é o conjunto de sinais utilizados na comunicação para transmitir a mensagem, podendo ser de várias maneiras, como as que vimos por meio dos exemplos acima.