Exu da Meia Noite pertence à linha das almas, é chefe de falange. Pertence à linha negativa de Xangô, sendo serventia de Xangô Da Pedra Preta. Bebe licor, marafo, conhaque, uísque, fuma charutos, cigarrilhas, trabalha muito com as moças bonitas (como são chamadas as pomba-giras).
Em muitos terreiros, Exu é homenageado à meia-noite com o chamado despacho de porta, onde farofa e cachaça são jogadas na rua para que Exu fique satisfeito e proteja o ambiente. A seguir vem a oferenda para Ogun, senhor de todos os caminhos e estradas, que consiste em inhame assado com mel de abelhas.
seus filhos só conseguem atingir ali os seus objetivos. quando trabalham com calma. analisando cada detalhe da questão. quando as pessoas agem por impulso e são.
Exu da Meia Noite pertence à linha das almas, é chefe de falange. Pertence à linha negativa de Xangô, sendo serventia de Xangô Da Pedra Preta. Bebe licor, marafo, conhaque, uísque, fuma charutos, cigarrilhas, trabalha muito com as moças bonitas (como são chamadas as pomba-giras).
Abordamos sua obra mais conhecida e lida que é O Guardião da Meia-Noite (1991) que conta de uma maneira romanceada a história do Exu da Meia-Noite, narrando sua encarnação, desencarne, queda e ascensão no astral, assentando-se nas Linhas de Lei da Umbanda.
O cortejo, que é o maior de Olinda e reúne cerca de 500 mil pessoas todos os anos, carrega a mística por trás do Homem da Meia-noite Noite, considerado um Calunga, uma entidade espiritual, por todos que o acompanham anualmente. Com 92 anos de tradição, "O Homem" tem vida, segundo Luiz Adolpho, presidente do Bloco.
A meia-noite, mencionada no início da música, é um horário simbólico na espiritualidade, muitas vezes associado ao momento de maior atividade espiritual e abertura entre os mundos. A repetição e a cadência da música criam um ritmo hipnótico, que é comum em cânticos religiosos e rituais de Umbanda.
Ao se manifestar, ele encontra-se sempre agachado, aparentando ter uma certa dificuldade para se levantar. No entanto, é totalmente ao contrário, pois ele se move com muita agilidade. Uma outra característica muito presente em Exú do Lodo, é que sempre que se marca um trabalho para ele, começa uma leve garoa.
“Nos dicionários contemporâneos de português, o verbete 'Exu' define a entidade basicamente como um orixá mensageiro, mas não deixa de registrar o uso popular ou coloquial do termo associado a espírito do mal, demônio ou diabo.”
Exu representa o ponto de encontro entre os caminhos, tanto no plano invisível como no visível – o espiritual e o material –, sendo a encruzilhada seu ponto de força. Tam- bém possui influência sobre os caminhos que levam aos destinos dos espíritos.
Cada Exu, no seu plano espiritual, comanda sete chefes de legiões; por outro lado, eles se comunicam com as linhas da umbanda, o que torna mais complexa a rede de mensagens divinas. A existência do mundo das trevas, habitado por exus e pombas-giras, é funda- mental para a existência do mundo das luzes.
O Homem da Meia-Noite, com cerca de quatro metros de altura, é o mais antigo boneco gigante de Olinda. Nascido na categoria “troça” em 1932, passa a clube de alegoria e crítica a partir de 1936.
A palavra meia-noite é considerada da família de noite. O substantivo em questão é um composto morfossintático, isto é, é resultado da associação de um adjetivo – meia – a um substantivo – noite.
Meia-Noite é uma antiga texuga misteriosa que está viva desde o início dos tempos. Capaz de falar em muitas línguas animais, Meia-Noite guiou gatos do clã e da tribo e sabe muitas profecias. Ela previu a destruição da floresta e conduziu os gatos viajantes pelas montanhas para encontrar a Tribo.
Você deve andar por toda a casa, sem acender nenhuma luz, tem que usar apenas a vela. Seu objetivo é evitar o contato com o Homem da Meia Noite a todo custo, até as 03:33h da manhã. Se sua vela se apagar significa que o Homem da Meia Noite está próximo de você. Reacenda a vela nos próximos 10 segundos.
Com o tema “Terra Indígena”, o calunga vai ao interior do estado para vivenciar os valores de preservação, de coletividade e de respeito à ancestralidade, através da sabedoria dos povos originários. No Recife, o Homem da Meia-Noite foi buscar um dos homenageados do nosso Carnaval.
Exu da Meia Noite, pertence à linha das almas, é chefe de falange. Pertence a linha negativa de Xangô, sendo serventia de Xangô Da Pedra Preta. Bebe licor, marafo, conhaque, uísque, Fuma charutos, cigarrilhas, trabalha muito com as moças bonitas (como são chamadas as pomba-giras).
Orixá Exu - "O Guardião" (28cm) - Zenz Arts. Este Orixá serve como intermediário entre homens e deuses. Guardião dos templos, casas, cidades e pessoas. Nada se faz sem ele ou oferendas lhe sejam feitas antes de qualquer outro Orixá.