Durante 27 anos os motores AP equiparam mais de 20 modelos de série fabricados por Volkswagen e Ford (entre eles os bem-sucedos Gol, Escort e Santana), além de alguns Gurgel e dezenas de fora de série, como os Miura e Hofstetter.
A família de motores Volkswagen EA827 – (em alemão: Entwicklungs Auftrag, ou "contrato de desenvolvimento"), também conhecida no Brasil como AP (sigla para alta performance ou alta potência) – são motores de combustão interna de 4 cilindros em linha, refrigerado a água, com bloco em ferro fundido.
O motor AP da Volkswagen foi fabricado no Brasil de 1985 até o fim da produção do Gol G4, em 2013. Nesse período, equipou praticamente todos os modelos nacionais da marca - com exceção apenas do Fusca.
Os motores AP tem a tradição de possuírem um alto rendimento e terem um cunho voltado para performance muito grande, desde o início da preparação desses motores.
Motor AP: Quais São os Maiores Defeitos Crônicos? Uma das situações que podem dar dor de cabeça para o dono do carro e para o mecânico é o entupimento das mangueiras de resfriamento do motor, mas especificamente aquela que sai do reservatório de expansão direto para o coletor.
O conjunto AP tem maior durabilidade e torque,além de ser um modelo mais confiável para preparação, ele aproveita melhor a mistura ar + combustível favorecendo maior extração de potência e desempenho do motor. Antonio Soares fora do Brasil tinha o CHT turbo de fábrica, andando forte.
Normalmente motor ap vira os 100000 sem abrir.... Meu pai teve uma quantum cg turbo 85, desde os 5000km foi turbo, ele abriu o motor com 115000 pra retificar..
O moto de 5 cilindros derivado do AP durou até os anos 90, quando foi sucedido por um V6. A versão mais forte desse motor ganhou preparação da Porsche e equipou a super perua RS2 Avant.
Claro, esses propulsores não são mais fabricados, sendo substituídos pelos EA211 nas opções 1.0 MPI, 1.6 MIS, 1.0 TSI e 1.4 TSI, equipando a nova linha de modelos da marca alemã como Polo, Virtus, T-Cross e Nivus.
Esse modelo foi fabricado até o fim de 1996. No final do ano, o motor AP 1600 voltou a ser disponível para a versão CL. Em 1994 o plástico dos para-choques de toda linha Gol passa a ser na cor cinza.
O Volkswagen AP (sigla para alta performance) é um motor de combustão interna de 4 cilindros em linha, refrigerado a água, com bloco em ferro fundido. O VW AP foi comercializado em três cilindradas: 1600, 1800 e 2000 cc.
Mantendo a plataforma do Gol de segunda geração, o Volkswagen Parati G4 foi oferecido com apenas duas opções de motorização e uma de transmissão. Ambos os motores são integrantes conhecidos da família Alta Performance (AP), naturalmente aspirados, de quatro cilindros e tecnologia flex.
Nesse esportivo, o motor era um 2.0 refrigerado a água, também de origem Volkswagen. Apesar de muitos chamarem esse motor de AP, ele é na verdade o EA831. Ele tem origem mais antiga e foi usado no Audi 100 e no caminhão leve LT.
No motor AP, o comando eh no cabecote, acionado por correia, onde um eixo excentrico aciona diretamente as valvulas, com o uso de tuchos mecanicos. Eh um sistema mais moderno, mais direto, proporciona menos perda energetica e mais potencia.
De modo geral, para veículos mais antigos, fabricados até 2008, recomenda-se o uso de óleo mineral 20W50 API SL. Já para os veículos fabricados a partir de 2009, o ideal é optar por óleo semi-sintético 10W40 API SM.
Uma da grandes razões para o AP faça tanto sucesso, é o fato de ser um ótimo motor para “preparações”. Não é incomum encontrar por aí motores AP modificados. A ideia, com essa prática, é extrair o máximo de potência do motor, elevando-a em até 10 vezes em alguns casos.
Inicialmente, o motor AP estava disponível nas variações 1.6 (AP-600), 1.8 (AP-800) e 1.8 S (AP-800S). Esses motores traziam o mesmo bloco, cabeçote e bielas, variando em componentes como pistões, virabrequim e comando de válvulas.