Oxalá/Obatalá divindade Isso sugere que o começo do mundo é um aspecto da cosmogênese iorubá associado a inúmeras divindades nos panteões iorubás, para além do papel desenvolvido especificamente pelos irmãos Oxalá/Obatala e Oduduwa.
Para que o castigo durasse a eternidade, Oxalá fez de Logum Edé um orixá. Ossaim, filho de Nanã e irmão de Oxumare, Euá e Obaluaiê, era o senhor das folhas, da ciência e das ervas, o orixá que conhece o segredo da cura e o mistério da vida.
Para compreender Oxalá de uma forma mais completa, fomos conversar com a sacerdotisa Mãe Iná de Oxalá, Yalorixá da religião de matriz africana Nação Cabinda. Mãe Iná nos conta que Olorum criou Oxalá e Iemanjá para serem os pais dos Orixás, por isso todo o panteão tem origem em ambos aqueles.
Oxalá, do iorubá "Òriṣànlá", é nome de um orixá também conhecido como Obatalá. "Oxalufã", "Oxaguiã" e "Obatalá" são termos procedentes da língua iorubá.
Na Umbanda, a Linha de Oxalá (sincretizado com Jesus Cristo) ocupa o maior grau de hierarquia e, pode-se afirmar, a Umbanda em um todo pertence a ela. Agrega-se aqui os santos, anjos, espíritos missionários. Administram todas as demais linhas através de seus Caboclos, manifestando-se na grandeza dos céus.
Por exemplo, entre as qualidades de Oxalá, Oxaguian (Oxalá jovem) e Oxalufan (Oxalá velho) são os mais conhecidos, de modo que a Adê de Oxaguian pode apresentar uma coroa com metal branco, enquanto que a de Oxalufan, uma coroa com franjas brancas.
Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.
Oxaguiã tinha uma grande paixão por inhame pilado, comida que os iorubás chamam iã. Elejibô comia deste iã a todo momento; comia de manhã, ao meio-dia e depois da sesta; comia no jantar e até mesmo durante a noite, se sentisse vazio seu estômago!
Na mitologia africana, OXALÁ é a divindade que representa o estado de liberdade e é muito significativo que ele, sendo o maior dos Orixás, tenha exatamente se preocupado que suas criaturas pudessem ter o livre-arbítrio. A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor.
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Porém foi traído pelo seu irmão, que se antecipou e obteve o direito de casar com a moça. Apesar da tristeza, próculo acabou perdoando o irmão com a fartura. Chegou também inveja de outras aldeias. se juntaram para um ataque contra a aldeia de próculo, que apesar de mais rica, era inferior em número de habitantes.
Xangô vestiu-se também de branco e nas suas costas carregou o velho rei que foi levado para as festas em sua homenagem. Todo o povo saudava Oxaláufã e Xangô.
Por tradição, as fêmeas de determinados animais são consagradas a Oxalá, por isso a pomba branca também representa a honra, a prosperidade e longa vida, pois para estes povos, viver muito é um privilégio dado por Olódùmarè (Deus).
Pombo - pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian. Elefante - representa grandiosidade e ancestralidade é protegido pelo grande Orixá, Oxalufan. Axé!
Oxalá e Jesus: Oxalá é considerado o Orixá supremo, muitas vezes referido como 'Pai de Todos'. Ele é associado à criação, à paz, à harmonia e à sabedoria, assim como Jesus Cristo.
Oxalá é tão somente uma vibração e Jesus é o dirigente máximo da linha de Umbanda - composta exclusivamente de Caboclos - que trabalha dentro da vibração Oxalá, executando suas ordenações nos mundos ainda carentes de maior grau de desenvolvimento moral e espiritual.
A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.