Em Porto Seguro, na Bahia, foi preso um dos principais líderes de uma das maiores organizações criminosas do país na noite desta terça-feira (21). Marcio Tadeu Lopes Coelho, conhecido como Marcinho VP é líder do Comando Vermelho em Minas Gerais.
Conhecido como um dos líderes mais sanguinários da facção criminosa Comando Vermelho (CV), o traficante Douglas Alves Machado (foto em destaque), de apelido “Cara de Cavalo”, costumava executar com requintes de crueldade qualquer um que cruzasse o caminho dele.
O Comando Vermelho (CV) é a mais poderosa facção criminosa do Rio de Janeiro. Atua nas favelas cariocas sob a liderança dos “donos do morro”. O CV é a maior rival do PCC.
Os principais fundadores foram Willians da Silva Lima, o "Professor", Paulo César Chaves e Eucanã de Azevedo. A cocaína foi a responsável pela grande ampliação do poder do CV, na virada dos anos 70 para os 80.
Entre os alvos estava Fhillip da Silva Gregório, conhecido como Professor. O homem de 36 anos é apontado como o responsável pela aquisição e transporte de fuzis e pistolas para o CV (Comando Vermelho), maior facção criminosa do Rio de Janeiro.
Entre os detentos, conhecidos 'personagens 'no 'mundo do crime', está Carlos Vinicius Lírio da Silva, o Cabeça do CV, acusado de liderar o tráfico de drogas em comunidades de São Lourenço e da Zona Norte de Niterói, apontado pela polícia como um dos mentores do fracassado plano para dar funga, em um helicóptero, a ele ...
Naquele mesmo ano de 1971, André Torres criou uma organização de encarcerados que está completando 25 anos e atualmente domina o tráfico de drogas e promove os sequestros no Rio de Janeiro: o Comando Vermelho. André Torres tem hoje 47 anos e está paralítico, condenado à cadeira de rodas perpétua.
Se você não é tão ligado no mundo do rap, saiba que Mauro Davi dos Santos Nepomuceno (seu nome de batismo), aos 22 anos, já é uma figurinha tarimbada no meio desse estilo musical. O jovem e promissor cantor é filho do traficante Marcinho VP, preso desde 1986.
Por que o Comando Vermelho se chama Comando Vermelho?
Uma outra grande facção criminosa, o Comando Vermelho, foi formado por reincidentes da antiga facção Falange Vermelha, que durante a década de 70 lutava pelo fim da tortura e dos maus tratos aos prisioneiros.
O Comando Vermelho (CV) foi a única facção criminosa a expandir seu controle territorial de 2022 para 2023, no Grande Rio. Com o aumento de 8,4%, a organização ultrapassou as milícias e passou a responder por 51,9% das áreas controladas por criminosos na região.
A disputa: a batalha entre as duas facções ocorre por dois motivos. O primeiro pela aliança entre o PGC e o CV, em Santa Catarina. O outro seria pelo controle dos portos clandestinos catarinenses para envio de drogas via rotas marítimas.
O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.
Maiores facções do país e ex-aliadas no mundo do crime, o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) estão em confronto direto pelo domínio da rota de tráfico de drogas e dos presídios em pelo menos nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Alagoas, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e ...