O primeiro lugar ficou com a Fazenda Colorado, de Araras (SP), que pertence aos herdeiros do fundador Lair Antonio de Souza e que em 1982 inaugurou o Laticínios Xandô, nome da marca de leite tipo A. Foram produzidos no ano passado 33,8 milhões de litros, uma média diária de 92.657 litros de leite.
Segundo o estudo, os cinco maiores estados em produção concentraram quase 70% do total nacional, com Minas Gerais detendo participa- ção de 27,11%, seguido do Paraná e Rio Grande do Sul, com 12,45% e 12,26%, respectivamente (tabela 1).
A Fazenda Colorado, localizada em Araras/SP, pelo décimo ano consecutivo, é a primeira colocada do ranking Top 100, com uma produção diária de 92.657 litros. Assim como no último levantamento, a Melkstad – de Carambeí/PR – segue na segunda colocação, com uma produção média diária de 83.717 litros.
Indo para o 11º ano consecutivo no topo do Top100, a Fazenda Colorado garante o primeiro lugar no levantamento de 2024. Sua produção média em 2023 foi de 96.688 litros/dia, produção 81% maior do que quando alcançou o topo pela primeira vez.
Quantos são os produtores de leite no Brasil? 1 Embrapa Gado de Leite; 2 DPE/IBGE. responde por 26% do volume de leite brasileiro. O estrato de 50 a 200 litros/dia foi formado por 17% das propriedades e responderam por 39% da produção.
100 mil litros por dia? Conheça a Fazenda Colorado, maior produtora de leite do Brasil
De quem o Brasil importa leite?
Mais de 90% desse volume vêm da Argentina e do Uruguai, países-membros do Mercosul. "Cerca de 52% do volume total tem origem na Argentina, país que vem aplicando subsídios diretos à produção leiteira", critica Ana Paula.
Os diferenciais de produtividade na produção de leite em Minas Ge- rais estão relacionados em partes aos fatores edafoclimáticos, tais como, nível de precipitação, clima e qualidade dos solos.
O maior estado produtor de café do Brasil é Minas Gerais, que é responsável por mais de 50% da produção nacional: são 27,8 milhões de sacas na safra 2023. Quase que a totalidade (99%) do café produzido no estado é da cultivar arábica. A variedade Robusta, por sua vez, é cultivada em 100% da área no estado de Rondônia.
O ""rei do leite", o mineiro de Guaxupé Olavo Barbosa, 76, é filho de um pequeno produtor e costuma dizer que cresceu "sentindo o cheiro do curral e das vacas".
De longe, a maior fazenda do mundo é a Mudanjiang City Mega Farm em Heilongjiang, China. Esta incrível fazenda administra absurdos 9,105 milhões de hectares, tendo como especialidade a produção de laticínios. Segundo os dados mais recentes (de 2022), a propriedade possui mais de 150 mil vacas em lactação.
Localizada no município de Querência, no estado do Mato Grosso, a Fazenda Roncador é a maior propriedade rural do Brasil, com uma área de 144 mil hectares. Ela é especializada na criação de gado bovino, com um rebanho de mais de 100 mil cabeças de gado nelore.
Desde 2016, Santa Maria de Jetibá é o município com a maior produção de ovos de galinha no Brasil, conforme a PPM (Pesquisa da Pecuária Municipal), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Pelo quarto ano seguido a Italac se mantém na posição de marca de lácteos mais comprada do Brasil, ao lado das principais marcas de bens de consumo massivo do país em 2022.
Nas Américas, o Brasil é o maior produtor, com 11,6 milhões de toneladas. Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz em casca do Brasil. Segundo a Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, o RS registrou, no período 2020-2022, uma produção de 7.906.860 toneladas em média do grão.
A Fazenda Colorado, maior produtora de leite do Brasil, destaca-se pela tecnologia de ponta e práticas sustentáveis que garantem a qualidade e eficiência na produção.
A redução da produção de leite não é um fator isolado ao Brasil, mas vem ocor- rendo em países como a Nova Zelândia (maior exportador de leite do mundo), que está com sua produção estagnada.
Os maiores produtores estão em três estados: São Paulo, Paraná e Minas Gerais. O primeiro lugar ficou com a Fazenda Colorado, de Araras (SP), que pertence aos herdeiros do fundador Lair Antonio de Souza e que em 1982 inaugurou o Laticínios Xandô, nome da marca de leite tipo A.
Qual é o segundo maior produtor de leite do mundo?
Com uma produção anual que se aproxima dos 33,6 bilhões de litros e possuindo o segundo maior rebanho leiteiro global, atrás apenas da Índia, e contando com aproximadamente 70 milhões de animais destinados à produção leiteira, o Brasil destaca-se no cenário internacional”, afirma.
O consumo médio mundial é de aproximadamente 112 litros/habitante/ano. O país que se destaca é a Finlândia, cujo consumo médio é de 431 litros de leite por pessoa.
Naquele ano, os cinco maiores estados em produção leiteira concentraram 69,95% do total nacional, 0,05% a menos que o ano anterior, com Minas Gerais registrando participação de 27,22%, 0,12% a menos que 2020, embora continue sendo o principal estado produtor.
IBGE: Alagoas é o estado do nordeste que mais produz leite - Canal do Leite. Em 2019, as mais de 250 mil vacas ordenhadas em Alagoas produziram o equivalente a 603,8 milhões de litros de leite, com uma produtividade anual de 2.410 litros/animal, a maior da Região Nordeste e superior à média brasileira (2.141 litros).