A Lenda do Pai Inácio é uma das histórias mais conhecidas da Chapada Diamantina. Conta-se que Inácio era um escravo que se apaixonou pela filha de um poderoso coronel. Descoberto, fugiu para a serra que hoje leva seu nome, sendo perseguido pelos capangas do coronel.
Lenda: Na época da escravidão, um escravo, de nome Inácio, se apaixonou pela a filha de seu senhor, um coronel poderoso e rico proprietário de garimpos na Chapada Diamantina. Inácio era um escravo forte, belo e cobiçado por várias das escravas, motivo pelo qual teve várias filhos com diferentes mulheres.
Na novela Celebridade (2003), a vida de Inácio (Bruno Gagliasso) já era puro sofrimento, principalmente após a perda do irmão, Fábio (Bruno Ferrari). Mas tudo que é ruim sempre pode piorar. Criado por Fernando (Marcos Palmeira), o rapaz descobriu que seu verdadeiro pai era o mau-caráter Renato Mendes (Fabio Assunção).
A influenciadora Agnes Melo compartilhou os momentos difíceis e traumáticos que ela e sua filha, a pequena Aiko, vivenciaram ao lado de Luiz Neto, que hoje é Luiza Marchiori.
Pai Inácio foi um escravo ao qual se atribui um lendário acontecimento. Foragido naquelas paragens, é descoberto, perseguido e acuado no topo do morro.
Os antigos contam que o nome de originou a partir de uma história que um escravo teve um romance com uma filha de um rico fazendeiro e o namoro resultou numa gravidez. O escravo, com medo da intolerância da época, fugiu para o morro e do alto pulou com um guarda chuva aberto, desaparecendo assim, para sempre.
Conhecido como “santo festeiro”, São João é apontado pelo catolicismo como parente de Jesus. Ele teria previsto a chegada de Cristo e o identificado como filho de Deus. Já Xangô, considerado pelas religiões de matriz africana como “divindade da justiça”, era o rei governante da cidade de Oyó.
Ele foi vítima de uma armação de Dália, que provocou um acidente que desfigurou o rosto de Inácio. A maluca aproveitou que o crush teria de fazer uma cirurgia plástica e deu uma foto de Fabian para o médico usar como modelo. A verdade chocará a todos que estiverem acompanhando a entrevista.
Inácio era um Bispo forte, um pastor de zelo ardente. Os seguidores da sua Igreja o definiam como um cristão "fogoso", segundo a etimologia do seu nome. Durante seu episcopado, começou a terrível perseguição do imperador Trajano, da qual também o Bispo foi vítima, por não querer negar à sua fé em Cristo.
O nome do morro, diz a lenda, refere-se a um feito heróico de Pai Inácio, escravo que namorava às escondidas com a filha do coronel Horácio de Matos. Perseguido pelos capangas do coronel, Pai Inácio teria subido o morro e, sem ter para onde fugir, pulado com um guarda-chuvas aberto.
A lenda conta que as pedras preciosas da Chapada tinham o poder de se esconder dos maus Garimpeiros, ou seja, elas só apareciam nas bateias de seus supostos donos, aqueles predestinados a serem seus donos. Conforme relatos, os diamantes podem ver, ouvir, sentir e até se esconderem de pessoas indesejáveis.
Conta a lenda que este Morubixaba foi levado por Uiara (Mãe d'água) para o fundo da lagoa. E que os nativos passaram a ouvir cânticos e vozes vindos do fundo das águas. Por isso, em homenagem ao "Grande e Honrado Chefe", denominaram a lagoa de "Abaeté".
O Morro do Pai Inácio fica na Chapada Diamantina, mais especificamente no município de Palmeiras, no estado da Bahia. A região fica um pouco à frente da divisa com o município de Lençóis, outro local muito conhecido por apresentar várias atrações turísticas.
A subida do Morro do Pai Inácio é considerada de esforço leve a moderado, é possível subir com qualquer idade, não há restrição, mas há cobrança no valor de R$ 12,00 por pessoa, acima de 65 anos paga-se a metade. O local não tem acessibilidade, é necessário subir os degraus.
Filipe Almeida visitou a criadora de conteúdo Agnes Melo e sua filha Aiko. O 'Compartilha' deste sábado, foi apresentado por Filipe Almeida e gravado respeitando todos os protocolos de segurança e distanciamento social.
Aiko, tentando fugir com Punpun após ambos terem acidentalmente matado a mãe dela, se suicida com uma dor que psicologicamente era intensa e a presença de Punpun naquela fase de vida dele não a ajudava.
Então, no capítulo 139, ela se enforca, certo? Isso não significa que ela morreu então? Mas então, no capítulo 140, quando o Punpun a deixa naquela casa para pegar sua mochila e volta, ela não está lá e ele encontra a nota "Que você nunca se esqueça de mim".