Diná (em hebraico: דִּינָה, hebraico moderno: Dina, hebraico tiberiano: Dînā; "Julgado, vindicado"), de acordo com a Bíblia hebraica, era a filha de Jacó, o patriarca do povo de Israel, e Lia, sua primeira esposa.
Ele também começou a namorar Dina, outra sobrevivente que vivia na comunidade. O relacionamento deles foi descrito como "intermitente" por Ellie. Dina deu à luz o filho de Jesse, JJ, algum tempo depois de voltar de Seattle.
26 Mataram também ao fio da espada Hamor, e seu filho Siquém; e tomaram Diná da casa de Siquém, e saíram. 27 Lançaram-se os filhos de Jacó sobre os mortos e saquearam a cidade, porquanto desonraram sua irmã.
Siquém apaixonou-se por Diná e esta ficou na casa dele até que Simeão e Levi decidiram vingar sua irmã. Com um plano ardiloso, eles convenceram os homens de Siquém a efectuarem a circuncisão em troca da mão de Diná em casamento.
A HISTÓRIA DE DINÁ, FILHA DE JACÓ: QUEM FOI DINÁ NA BÍBLIA?
Quem foi a segunda mulher de Jó?
Na tradição rabínica o seu nome é Sitis, e em textos da literatura pós-bíblica e no Testamento de Jó após sua morte Jó se casa com Diná, filha de Jacó.
Jacó amava Raquel muito mais do que amava Lia. Como Raquel não podia ter filhos, ela culpou seu marido e depois permitiu que sua serva, Bila, gerasse filhos no lugar dela. Lia também permitiu que sua serva, Zilpa, fizesse o mesmo.
Diná era filha de Jacó e Lia, e sua história está relatada na bíblia, no capítulo trinta e quatro do livro de Gênesis, cuja autoria é atribuída pela tradição ao profeta Moisés.
Ora, Diná, a filha que Lia teve com Jacó, saiu para ver as filhas da terra. Quem a viu foi Siquém, filho do heveu Hamor, que era príncipe daquela terra. Tomando-a, ele teve relações com ela e assim a humilhou. Siquém se apegou a Diná, filha de Jacó, amou a jovem e lhe falou ao coração.
Dina quer dividir sua máscara com Ellie, mas ela a proíbe de tirá-la na mesma hora e é obrigada a revelar para Dina que ela era imune. As duas fogem do metrô e encontram abrigo em um teatro, onde Dina revela que está grávida.
Isabela Merced viverá o par romântico da protagonista. Mesmo que ainda longe da estreia da segunda temporada de The Last of Us, série da Max baseada nos games homônimos da Naughty Dog, Isabela Merced, que acaba de integrar o elenco, contou um pouco sobre sua jornada ao viver Dina, namorada de Ellie, no live-action.
Quantos anos a Ellie tem no final de The Last of Us 2?
Ela tinha 14 anos no primeiro jogo. Ela tem 19 no segundo jogo e um pouco mais velha no final, com base em JJ e tendo passado pelas aulas básicas de biologia/educação sexual.
Depois de ter vivenciado uma situação delicada, Diná se casa com Siquém. A cerimônia foi celebrada pelo pai da moça, Jacó, e só aconteceu por conta de um acordo entre as duas famílias.
Em Gênesis 19:30-38, as filhas de Ló embebedaram o pai e, em duas noites consecutivas, com ele tiveram relações íntimas. As duas engravidaram. A filha mais velha deu à luz Moabe, enquanto a filha mais nova deu à luz Ben-Ami.
Porque Simeão e Levi perderam a benção da primogenitura?
Rubem deveria ter recebido a bênção mais importante porque ele era o primogênito, no entanto, ele contaminou o leito de seu pai quando ele “dormiu com Bila, concubina de seu pai”. Por isso, ele perdeu os direitos de primogênito e sua descendência tornou-se um povo pastor de ovelhas, habitando a leste do rio Jordão.
O que acontece com Lia e Raquel? Enquanto Jacó parte para o Egito para encontrar José e viver até aos 147 anos, Lia (Ingra Lyberato) continua ligada aos sete filhos que teve com Jacó, até sua morte, antes do marido.
- A espiritual: Lia se apegou a Deus pois as vezes que deu à luz, foi grata a Ele através dos nomes que dava aos filhos. Diferente de Raquel, que quando finalmente gerou um filho, o nomeou José, que significa “O Senhor me acrescente outro filho”.
18 Então disse Lia: Deus me deu a minha recompensa, pois dei minha serva ao meu marido; e chamou o seu nome Issacar. 19 E Lia concebeu outra vez, e deu a Jacó um sexto filho. 20 E disse Lia: Deus me deu uma boa dádiva; desta vez morará comigo o meu marido, porque lhe dei seis filhos; e chamou o seu nome Zebulom.
Após esse episódio apresentou três novos internamentos, sempre com mesmo quadro clínico e radiológico, permanecendo assintomático por um período que variava de duas a quatro semanas.
A mulher de Jó foi muito injustiçada ao longo da história, não pela oração proferida, mas pelo verbo usado ao construir sua fala: amaldiçoa. Convenhamos que não é sinal de sabedoria, mesmo na época patriarcal, mandar alguém amaldiçoar a Deus.
Jô Soares se casou três vezes e sempre foi discreto sobre sua vida íntima. O primeiro casamento foi com a também atriz Therezinha Millet Austregésilo (ela morreu em 2021).