Oxalá é o pai de todos os Orixás, criado junto com Iemanjá por Olorum para exercer esse papel. É o Grande Orixá, o Rei do Pano Branco. Representado frequentemente como um homem idoso, negro, de barba e vestes brancas, é dono do céu e do ar, estando presente em todos os lugares. Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo.
Oxalá é o dono do branco, o senhor que guerreia contra tudo que vai contra sua fé, é ele o que faz viver nossa esperança, consequentemente ele traz a energia para enfrentarmos com equilíbrio todas as nossas lutas diárias.
Oxalá, Orixalá, Orixaguinã, Gunocô ou Obatalá é o orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de várias maneiras (qualidades) sendo as duas principais qualidades: a forma jovem, em que Oxalá é chamado de Oxaguiã e seus símbolos são uma idá (espada), um pilão de metal branco e um escudo.
ÒSÀLÁ - OXALÁ é o grande Pai. Profissões como teólogos, filósofos, diplomatas, projetistas, orientadores, negociadores, conciliadores conjugais, pediatras, cientistas, físicos, pedagogos, tradutores e atividades ligadas à religião.
Característica comportamental: Generosos, orgulhosos, caráter firme, reservados, dificilmente mudam seus planos baseados na opinião de terceiros, dificilmente baixam a sua cabeça para uma outra pessoa, mesmo que isso lhes custe alguns dissabores.
Esse deus não come ou bebe qualquer tipo de bebida alcoólica e abomina o sangue – suas comidas são todas brancas. Para agradá-lo, ofereça canjica, acaçá, água de coco e água de arroz. Ele também gosta de nozes, castanhas, amêndoas e flores brancas, em especial lírios e copos-de-leite.
Oxalá é um orixá, uma divindade cultuada nas religiões brasileiras. de matriz africana, candomblé e umbanda. É o criador do universo e também o orixá mais poderoso. Oxalá pode receber outros nomes, como orixá lá e Obatalá.
1 Oxalá a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos numa fonte de lágrimas, para que eu chorasse de dia e de noite os mortos da filha do meu povo! 2 Oxalá que eu tivesse no deserto uma estalagem de viandantes, para poder deixar o meu povo, e me apartar dele!
O milho branco está presente em toda gastronomia para Oxalá. A ritualística ainda inclui as insabas, ou seja, folhas. Alguns exemplos são o conhecido 'tapete de Oxalá', a corona ou a hortelã. Também são oferecidas frutas como maçã, pera e uvas verdes e claras.
Ele se manifesta em nossa vida através da fé e da paz. É o responsável pela saúde física e mental, por isso é invocado nos momentos de enfermidade. Na angústia ou impaciência, é a Oxalá que devemos recorrer, pois como ele tem poder sobre a cabeça ele certamente nos atenderá.
São sonhadores, os filhos de oxalá se apegam muito às pessoas e têm o sonho de tornar o mundo um local melhor para se viver. Com seu jeito calmo, escrupuloso e honesto, tentam pregar aos outros o que é certo e como isso pode contribuir para um mundo melhor.
Trata-se de uma entidade divina andrógina, que representa as energias das criações das Natureza e personifica o céu. Sendo considerado o criador da humanidade. Uma das principais entidades umbandista. Esse orixá é a própria manifestação da fé da benignidade e de tudo que se refere à positividade.
No Brasil, cada dia da semana é dedicado aos rituais e celebrações de um Orixá, dentro do candomblé. Desse modo, a sexta-feira é consagrada Dia de Oxalá, o Senhor da criação e considerado pai de todos os Orixás. Sua cor é branco, e usá-la às sextas-feiras é poderoso para atrair proteção e boas energias.
No geral, os filhos de Oxalá são idealistas e defensores dos injustiçados. São muito intuitivos quanto ao futuro. Seu pensamento original antecipa-se ao de sua época. Têm espírito brilhante e facilidade de argumentação.
Ave sensível e pacífica, de voo sereno e elegante, o pombo foi visto como uma ave sagrada por alguns povos e enaltecido por outros como animal protetor, símbolo de paz e harmonia.
Oxalá é o Orixá regente do signo de Aquário, conferindo a estes nativos a vontade de alcançar sua liberdade financeira e profissional. Além disso, a poderosa entidade, assim como os aquarianos, conta com grande criatividade e está sempre disposta a tomar partido pela paz.
Branco que simboliza solidez e atrai amizade. Características do Orixá: Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.
Quando associado à Criação do mundo e da espécie humana, Oxalá representa o Princípio Masculino da Criação, “o Pai” ou “o aspecto Pai” do Divino Criador; enquanto Yemanjá representa o Princípio Feminino da Criação, “a Mãe” ou “o aspecto Mãe” do Criador.