'Povo das Águas Nessa Falange na Umbanda trabalham todas as Iabás (Senhoras dos Rios) agrupadas com os nomes de Janaínas, Caboclas ou Sereias. Sua missão é trabalhar diretamente com a força emotiva por meio dos sentimentos de maternidade, misericórdia e amor.
A linha d'Água ainda traz Oxum e Nanã. Oxum das cachoeiras e lagos, e Nanã Buruquê das águas lodosas e barrentas. A linha d'Água representa o ciclo da renovação. Essas entidades, como as águas, levam as energias negativas, e nos devolvem fôlego renovado e purificado.
Os povos que moram na região do Delta são chamados também de povos das águas. Esses povos são formados por ribeirinhos, mas são também estudantes, professores, pescadores, marisqueiros, catadores de caranguejo, guias de turismo, artesãos, artistas da terra. Muitos vivem do Delta e é para o Delta que sempre voltam.
Oxum: orixá da água doce, mãe, que cuida da família e é a senhora do ouro e da beleza. Iemanjá: a orixá mãe de todos os orixás - é a senhora das águas salgadas, marés e oceanos.
48. O Povo d´Água na Umbanda - The Water Line in Umbanda
Qual orixá é dono do mar?
Iemanjá é uma orixá muito popular nas religiões de matriz africana no Brasil, sendo conhecida como uma divindade dos mares, a mãe dos orixás e a protetora dos marinheiros. O culto a ela é oriundo dos iorubás, que a relacionavam com os rios, a fertilidade e a maternidade.
Esses exus trabalham com a cura emocional e são exímios combatentes de demandas e feitiços de ordem negativa, principalmente os que atentam contra a vida e o bem-estar de seus médiuns. Algumas falanges que fazem parte desse grupo são: Exu das Águas.
Caboclo-d'Água ou Caboco-d'Água (também chamado de Bicho-d'água, Rolão, Romão, Romãozinho, Moleque-d'água ou Negro-d'água) é um ser mítico, defensor do Rio São Francisco, que assombra e mata os pescadores e navegantes aos quais antipatiza, chegando mesmo a virar e afundar embarcações.
Os povos das águas representam pescadores artesanais, comunidades ribeirinhas e demais povos que têm o modo de vida ligado aos fluxos das águas, dos rios, dos açudes, das barragens e das marés. Os pescadores artesanais constituem aproximadamente um milhão de pessoas, especialmente localizadas no Norte e Nordeste.
salve A Cabocla Iara A Cabocla Iara é uma entidade da linha das águas, ligada à Iemanjá e à Oxum. Ela é a deusa das águas doces, que encanta com sua beleza e seu canto.
Iemanjá foi casada com Okere. Como o marido a maltratava, ela resolveu fugir para a casa do pai Olokum. Okere mandou um exército atrás dela mas, quando estava sendo alcançada, Iemanjá se transformou num rio para correr mais depressa.
As 7 linhas da Umbanda são 7 vibrações divinas, são 7 formas de Deus se manifestar aqui no seu exterior. Vocês sabem quais são elas? Vamos lá! Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração.
As caboclas disseram ter vivido perto de rios, lagos ou cachoeiras. As que participaram deste estudo eram caboclas de água doce. Evidenciou-se uma intersecção com Oxum, orixá feminino relacionado ao amor, à água doce, à feminilidade e à beleza. Uma médium nos contou que elas “trabalham muito nas emoções, nas águas”.
Os orixás como Obá (orixá do rio Obá ou Níger), Oiá (também conhecido como Iansã, tem o nome proveniente do rio do mesmo nome na Nigéria) Oxum (orixá das águas doces, seu nome advém do rio Osun, que corre na região de Ijexá e Ijebu, também na Nigéria) e Iemanjá (rainha do rio Oxum, na África), ganharam outras ...
Em resumo, Exú Marabô é uma figura central na umbanda, uma poderosa entidade que guia seus seguidores com sabedoria e coragem. Ele é um guardião das encruzilhadas, um defensor dos oprimidos e um mentor para todos aqueles que buscam sua ajuda. Cada pessoa que se conecta com Marabô tem uma experiência única e pessoal.
São Francisco de Assis, o santo protetor da natureza, e o Velho Chico, Rio da Integração Nacional, são o tema da exposição “São Francisco, protetor das Águas”, do renomado artista plástico Gilberto Mello.
Água sagrada, Agbo ou simplesmente Abô, são os nomes usados pelo povo do santo para denominar a mistura de folhas sagradas, usada na feitura de santo até a ultima obrigação chamada de axexê. Sua utilização é larga e irrestrita, significando principalmente a ligação entre o Orum e Aiê (mundo dos Orixás e o dos Homens).
Crianças ou Ibejada são espíritos que incorporam em médiuns da Umbanda e de outras religiões afro-brasileiras, trazendo nomes infantis. Caracterizam uma criança na forma de falar, nos gestos, na inocência das brincadeiras, transmitindo muita alegria na maioria das vezes.