Mas qual a função destes animais para o meio ambiente? Apesar de seus tentáculos urticantes ajudarem a manter os predadores longe e seu corpo transparente auxiliá-la a passar despercebida, alguns animais, como as tartarugas-cabeçudas, o peixe-lua e o peixe-enxada, possuem uma alimentação à base de águas-vivas.
As Tartarugas Marinhas, por exemplo, apreciam alimentar-se das Águas-Vivas. Os chineses, por sua vez, pescam estes animais há 1.700 anos. Elas são consideradas uma iguaria e são usadas na medicina chinesa.
Para queimaduras por água-viva em águas não tropicais e para picadas de corais, pode-se usar água do mar para limpar. Para queimaduras por água-viva em águas tropicais, pode-se usar vinagre seguido de água do mar para limpar. Não se deve usar água doce.
Um dos principais predadores de águas-vivas é justamente a tartaruga de couro, ironicamente uma das mais ameaçadas de extinção, por causa do alto índice de captura incidental pela pesca.
E, por extensão, elas também serão muito sensíveis às mudanças climáticas duradouras." Historicamente, as águas-vivas são controladas pelos predadores marinhos, como as gaivotas, as tartarugas-marinhas, os peixes e as baleias.
As duas têm capacidade de envenenar até 24 horas fora da água, por isso é importante não mexer se encontrar com uma água-viva ou caravela na areia. O especialista explica que a água-viva não morde e também não provoca exatamente a queimadura. A água viva “envenena”.
Geralmente, as águas-vivas vivem cerca de seis meses e se alimentam de pequenos animais aquáticos ou microplâncton suspensos na água. Seu corpo gelatinoso em forma de sino é principalmente composto de água.
— Vinagre é bem-vindo porque trava as células de veneno, que são microscópicas, fazendo com que elas não se espalhem. Água doce (da torneira ou mineral) faz com que as células disparem veneno. Para dor, o gelo é o melhor anestésico — ensina o dermatologista.
Outra razão está relacionada aos ventos mais fortes, típicos da estação mais quente, que também ajudam a levar essas criaturas às praias brasileiras. Além disso, o maior fluxo de banhistas aumenta as chances de contato entre o homem e esse animal marinho.
Ela é mais frequente em Santa Catarina e no Uruguai, mas ocorre eventualmente no litoral gaúcho. Segundo o guia, pode ter coloração diversa, rosada, roxa, leitosa ou com polígonos vermelhos. Possui longos e finos tentáculos saindo de sua borda.
A Turritopsis dohrnii é uma pequena água-viva que pode ser encontrada do Pacífico ao Caribe, passando pelo Mediterrâneo. Pertence à família extensa de anêmonas e corais. Muitas das espécies deste grupo têm capacidades de regeneração celular que os humanos já gostariam.
Apesar de seus tentáculos urticantes ajudarem a manter os predadores longe e seu corpo transparente auxiliá-la a passar despercebida, alguns animais, como as tartarugas-cabeçudas, o peixe-lua e o peixe-enxada, possuem uma alimentação à base de águas-vivas.
Elas não possuem um cérebro centralizado e, em vez disso, têm neurônios espalhados por seus corpos transparentes. Esses neurônios, particularmente concentrados perto dos centros visuais da água-viva, conhecidos como rhopalia ou ropálios, atuam como centros de processamento de informações visuais.
O verão é a estação em que elas se reproduzem, por isso elas aparecem mais nas praias neste período. A reprodução das águas-vivas é feita através da liberação de óvulos da fêmea no mar, que são fertilizados pelo macho.
Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.
A água-viva é capaz de transformar todas as células existentes em um estado mais novo. Digamos que ela morre, mas ressuscita mais nova. O processo científico é chamado transdiferenciação e é usado quando uma célula já diferenciada sofre uma transgressão dessa diferenciação e se torna um outro tipo de célula.
Queimadura de água viva dura quanto tempo? A dor forte costuma durar meia hora, começando a diminuir assim que água do mar e vinagre são aplicados. Em seguida, o ferimento pode permanecer por algumas horas ou dias, conforme o tipo de contato.
Pode chegar a dois metros de comprimento com os tentáculos, que se aderem à pele e liberam substâncias que causam o envenenamento capaz de afetar todo o organismo. Neste caso, é necessário buscar atendimento médico-hospitalar. Não se deve tocar nas águas-vivas e caravelas, mesmo que pareçam estar mortas na areia.
O Protetor Solar e loção protetora contra água-viva Safesea é o único protetor no mundo contra picadas e queimaduras de águas-vivas e o primeiro contar com o selo “Amigo do Mar”.
Algumas espécies de águas-vivas são adequadas para o consumo humano e são usadas como fonte de alimento e como ingrediente em vários pratos. A água-viva comestível é um fruto do mar que é colhido e consumido em vários países do leste e sudeste asiático e, em alguns países asiáticos, é considerada uma iguaria.
Em caso de queimaduras por águas-vivas (ou mães-d'água), o melhor remédio é o vinagre. Jamais utilize água da torneira ou mineral no local, é o que alerta a bióloga do Centro de Informação Toxicológica (CIT), Kátia Moura. Ela explica que, para limpar a ferida, use a própria água do mar e, para aliviar a dor, o vinagre.
Menos se você for uma água-viva da espécie Turritopsis dohrnii. Neste caso, a não ser que algum predador a abocanhe, o céu é o limite: essas criaturas podem viver indefinidamente. O primeiro a detectar a suposta "imortalidade" dessa água-viva foi o então estudante de biologia marinha alemão Christian Sommer, em 1988.