O teste da linguinha, realizado pelo Fonoaudiólogo, não avalia somente as estruturas da língua, mas avalia também, as estruturas de bochechas, lábios e palato (céu da boca), assim como a sucção, com a finalidade de identificar e tratar precocemente qualquer alteração que possa influenciar o bom desenvolvimento oral do ...
O teste da linguinha é feito pelo fonoaudiólogo a partir da observação da movimentação da língua e da forma como o freio está fixado. Essa observação é muitas vezes realizada quando o bebê está chorando ou durante a amamentação, uma vez que algumas alterações na língua podem dificultar a pega do bebê no peito da mãe.
O frênulo lingual faz parte da anatomia da língua humana e sua função, no período embrionário, é direcionar o crescimento da língua, sendo vestigial ao nascimento.
Para fazer o teste, é necessário que o profissional seja qualificado, preferencialmente um fonoaudiólogo. Ele consiste em verificar se existe alteração no frênulo (conhecido como freio), que é a membrana que liga a parte inferior da língua ao assoalho da boca.
Teste da linguinha divide pediatras e fonoaudiólogos
Qual o médico que faz teste da orelhinha?
O fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico e intervenção precoce nas alterações auditivas. A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da aprendizagem!
Qual o profissional que realiza o teste do olhinho?
A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce. Se isto não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento. Depois disto, continua sendo importante, nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico.
A avaliação do frênulo lingual faz parte do exame físico do recém-nascido e deve ser realizada por profissionais da equipe de saúde que atendam o binômio mãe e recém-nascido na maternidade (entre 24h-48h de vida do recém-nascido), devidamente capacitados para essa avaliação.
Quais as doenças detectadas no teste da linguinha?
O teste identifica precocemente doenças graves como cataratas, tumores, má formação no globo ocular, cicatrizes ou retinopatia de bebês prematuros, que é a principal causa de cegueira infantil.
O estomatologista é o médico responsável por cuidar da língua e das diferentes estruturas da boca, incluindo glândulas salivares, gengivas, lábios, mucosa oral e articulações da mandíbula.
Quem faz essa cirurgia? O profissional indicado e habilitado para fazer a correção cirúrgica da língua presa é o cirurgião-dentista. E nos casos infantis, o Odontopediatra, que é o cirurgião-dentista especialista em crianças e bebês. O procedimento pode ser feito em consultório ou em ambiente hospitalar.
A frenectomia é uma cirurgia delicada que pode ser realizada pelo odontopediatra e pelo cirurgião oral menor para retirar o freio lingual. Ela é muito importante para garantir a movimentação adequada da língua, evitando problemas desde a primeira infância.
A língua é uma grande fonte de informações sobre a saúde de cada um e, por isso, examinar os aspectos dela (coloração, textura e odor) pode ser determinante para o diagnóstico de patologias. No exame clínico da língua, a alteração na cor pode indicar, por exemplo, uma anemia, se estiver muito esbranquiçada.
O teste da linguinha verifica se há alterações no frênulo lingual, ou freio lingual desde o nascimento. O diagnóstico precoce evita possíveis problemas para amamentar, deglutir, mastigar e falar.
O teste da linguinha, realizado pelo Fonoaudiólogo, não avalia somente as estruturas da língua, mas avalia também, as estruturas de bochechas, lábios e palato (céu da boca), assim como a sucção, com a finalidade de identificar e tratar precocemente qualquer alteração que possa influenciar o bom desenvolvimento oral do ...
A avaliação pode ser feita por uma fonoaudióloga mas o procedimento , se necessário , realizado por otorrino ou , preponderantemente , pelo cirurgião pediátrico.
É o exame que avalia o frênulo lingual do bebê, que nada mais é do que uma pequena membrana que conecta a língua à parte inferior da boca, verificando se há ou não a famosa “língua presa”.
Qual o profissional que realiza o teste da orelhinha?
Antes da alta médica, o pediatra emite uma guia para o exame, que deve ser autorizado pelo plano. Com a guia autorizada, procure o especialista em otorrinolaringologia ou fonoaudiologia para a realização do exame.
Quando o reflexo vermelho está ausente em um dos olhos ou nos dois, ou é duvidoso ou esbranquiçado, significa que o recém-nascido possui alguma alteração e deve ser encaminhado ao oftalmologista”, conclui Izabelle. Após a detecção do problema, o bebê é encaminhado ao oftalmologista para avaliação completa.
No dicionário Houaiss, encontramos que frênulo é uma prega mucosa que vai de uma parte mais fixa para uma parte com maior liberdade de movimento, por exemplo, a que vai da superfície interna do lábio para a gengiva.
Por que é importante realizar o teste da linguinha no recém-nascido?
O teste da linguinha é um exame realizado em recém-nascidos que possibilita diagnosticar a chamada língua presa e indicar o tratamento adequado para essa anormalidade, que pode limitar os movimentos da língua e comprometer funções como sugar, engolir, mastigar e falar.
O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho é um exame baseado na percepção do reflexo vermelho no olho do recém-nascido. Deve ser realizado no próprio berçário sempre antes da alta do bebê, nos primeiros 30 dias de vida.
Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores a chances de preservar o globo ocular e a visão. Felizmente as chances de cura de uma criança com Retinoblastoma chegam a mais de 95%.