O Senhor do Fogo é o governante da Nação do Fogo. O Senhor do Fogo tem o poder absoluto sobre a Nação do Fogo, pode ser homem ou mulher, geralmente é um dominador de fogo muito poderoso.
Já o Zuko, agora como Senhor do Fogo, também construiu uma família, com Mai, mas ela não aparece em Lenda de Korra. Eles tiveram apenas uma filha: Izumi, que virou Senhora do Fogo.
Ele foi derrotado pelo Avatar Aang, que usou a dominação de energia para remover seu poder de dominação de fogo para sempre. Depois do fim da guerra e da coroação de Zuko, Ozai foi condenado à prisão perpétua por vários crimes de guerra.
Foi ele respondendo "por que você mesmo não luta contra Ozai?". Pelo seu próprio raciocínio, as pessoas o aceitariam ele como Senhor do Fogo se o Avatar o ordenasse depois de derrubar Ozai, mas mesmo assim ele rejeita o trono. A verdadeira resposta de Iroh à pergunta de OP é que ele faz parte da “velha guarda”.
Além de suas habilidades de combate, Amon também possuía grande intelecto e carisma, tornando-o um mestre da manipulação. Ele efetivamente mascarou sua técnica de sangue, que ele usou para remover a dobra das pessoas, como uma arma mística dada a ele pelos espíritos.
Zaheer é um dos quatro principais antagonistas da série animada de televisão A Lenda de Korra (ao lado de Amon, Unalaq e Kuvira), a sequência de Avatar: A Lenda de Aang.
O Senhor do Fogo Azulon ficou furioso com tal sugestão, e sentenciou que o então príncipe Ozai tivesse a mesma dor de Iroh, mandando que ele mesmo matasse o seu filho.
Na sequência da série, A Lenda de Korra, é revelado que Iroh usou uma forma de projeção astral para se tornar um habitante do mundo espiritual. No episódio "Uma Nova Era Espiritual", Iroh vem em auxílio do sucessor de Aang como o Avatar, Korra, que está preso despreparado nas profundezas do mundo espiritual.
Após a Revolução Anti-Dominação, Korra usou seu Dobra de Energia extensivamente para recuperar o Dobra das pessoas inocentes que o perderam devido ao Dobra de Sangue de Amon e treinado com Tenzin para aperfeiçoar seu Dobra de Ar, atingindo o status de Avatar Totalmente Realizado.
Após seu colapso mental, Azula foi enviada para uma casa de recuperação, mais tarde ela estava saudável o suficiente para se unir à Equipe Avatar em sua busca por Ursa, enquanto tramava secretamente para traí-los e usurpar o trono de Zuko. Com a missão concluída, entretanto, Azula escapou da supervisão do time.
A Lenda de Korra terminou com uma reviravolta chocante, na qual um portal para o Mundo Espiritual é aberto no meio da Cidade da República. Korra consegue derrotar Kuvira, mas seu trabalho como Avatar estava longe de chegar ao fim.
DiMartino e Konietzko confirmaram que a cena final da série A Lenda de Korra é o início de um relacionamento romântico entre Korra e Asami, o que gerou polêmica e transformou Korra em uma das raras protagonistas LGBT de um programa livre para todos os públicos.
Aang foi o único sobrevivente do genocídio. O único dominador de ar conhecido por ter sobrevivido ao massacre foi ironicamente o que a Nação do Fogo procuravam matar em sua busca pela supremacia mundial: O Avatar Aang. Ao fugir do templo antes dos primeiros ataques contra os Nômades do Ar, ele se salvou.
Após esse episódio, acredita-se que Sokka morreu entre 158 AG e 170 AG, com uma idade entre os 74 e 86 anos, de causas naturais. É praticamente impossível dizer mais sobre a morte dele porque as aparições em A Lenda de Korra foram bem limitadas.
Na série original, Sozin é o Senhor do Fogo e avô de Ozai, atual líder da Nação do Fogo. Sozin foi o responsável por dar início à Guerra dos Cem Anos, e também é conhecido por ter dado a ordem de extermínio contra os Nômades do Ar, na tentativa de “romper” o ciclo do Avatar.
No entanto, devido à interferência da Ursa, Ozai matou o pai com um veneno feito por ela e posteriormente foi coroado Senhor do Fogo, que se dizia ser o último desejo de Azulon.
Um pouco antes do início da guerra, Aang estava congelado num iceberg durante 100 anos. Ele emerge, ainda biologicamente com doze anos de idade, em um mundo tragado pela guerra. Durante sua ausência, a Nação do Fogo entrou em guerra com as outras nações e conseguiu eliminar totalmente os pacifistas Nômades do Ar.
Depois do 'desaparecimento' da mãe, Zuko passa por um evento ainda pior e que o leva a caçar o Avatar. Após contestar a decisão de um general que queria sacrificar soldados para criar uma distração, o príncipe é queimado pelo próprio pai e banido do país, além de ser intimado a retornar apenas com Aang capturado.
Segundo informações do site especializado Avatar News, uma nova animação da franquia estreará no Paramount+ em 2025 com o sucessor de Korra no papel de protagonista. De acordo com a notícia, ele será um Avatar inédito, dobrador de terra.