No mundo do crime no Amazonas, Tio Patinhas é o apelido de Clemilson dos Santos Farias, de 45 anos, apontado pela polícia como o número dois da facção no estado e responsável pela logística do tráfico de drogas, pela contabilidade, lavagem de dinheiro e por ordenar a morte de desafetos.
Conhecido como Tio Patinhas, Clemilson dos Santos Farias, de 45 anos, é um dos líderes do Comando Vermelho. Em dezembro de 2022, ele foi preso e condenado a 31 anos de reclusão por associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.
Preso desde dezembro do ano passado, Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, é acusado de ser um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho no Amazonas. Ele foi condenado a 31 anos e sete meses de prisão por associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Tio Patinhas é considerado o pato mais rico do mundo. Ele mantém grande parte de sua riqueza em uma enorme Caixa-Forte na cidade de Patópolis. Contudo, ele possui muito mais em bancos e propriedades espalhados em todo o mundo.
TIO PATINHAS DE MANAUS, DE DESEMPREGADO A REI DO CR1M3
O que o Tio Patinhas representa no crime?
No mundo do crime no Amazonas, Tio Patinhas é o apelido de Clemilson dos Santos Farias, de 45 anos, apontado pela polícia como o número dois da facção no estado e responsável pela logística do tráfico de drogas, pela contabilidade, lavagem de dinheiro e por ordenar a morte de desafetos.
No mundo do crime, a tatuagem do 'Tio Patinhas' costuma ser feita para simbolizar dinheiro, devido à riqueza do personagem dos quadrinhos e de desenho animado. Às vezes, considerando o contexto da criminalidade, está associado ao tráfico de drogas, que costuma gerar bastante dinheiro.
Rogério 157 está no presídio federal de Rondônia, de segurança máxima, desde 2018. Ele foi transferido para o local para impedir o seu contato com o crime organizado na Rocinha. O traficante era apontado como o chefe do tráfico na comunidade.
Televisão. Mac Mônei apareceu mais tarde na série animada Ducktales, como rival de Patinhas. Desta vez, Mac Mônei foi transformado num escocês (devido ao forte apartheid ainda então existente na África do Sul), com direito a gorro escocês e kilt.
O Tio Patinhas ficou rico por meio de uma combinação de empreendedorismo, inteligência financeira e, em algumas versões, sorte. Ele começou como um garimpeiro na corrida do ouro, onde encontrou sua primeira fortuna. Ao longo dos anos, envolveu-se em diversos negócios, desde mineração até investimentos.
Qual é a facção que domina a Rocinha? CV comanda morro. Atualmente, a Rocinha é dominada pelo CV, facção da qual Johnny Bravo faz parte. Apesar de ser considerado o "dono do morro", ele ainda divide o controle com Rogério 157, seu aliado.
Os valores variam por bairro e comércio. Contudo, o CV dá autonomia para que cada "disciplina", que é o cobrador, decida o quanto cobrar. Em média, os valores variam de R$ 50 a 200 por mês.
O objetivo da medida seria de isolar os traficantes e deixá-los mais longe de Marcio Nepomuceno dos Santos, o Marcinho VP, principal chefe do Comando Vermelho.
Marcos Willians Herbas Camacho, mais conhecido como Marcola (Osasco, 25 de janeiro de 1968), é um assaltante de bancos, considerado pelo Estado de São Paulo como líder da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), acusação que ele nega.
Cada organização criminosa possui o seu "estatuto", que, entre suas regras, determina quem pode ou não sair da facção. Tanto no PCC, de São Paulo, quanto no CV, do Rio de Janeiro, é permitida a saída de seus membros e continuar vivo, porém a partir de regras rígidas a serem seguidas fora do mundo do crime.
Em Porto Seguro, na Bahia, foi preso um dos principais líderes de uma das maiores organizações criminosas do país na noite desta terça-feira (21). Marcio Tadeu Lopes Coelho, conhecido como Marcinho VP é líder do Comando Vermelho em Minas Gerais.
No mundo do crime, a tatuagem do Tio Patinhas costuma ser feita para simbolizar dinheiro, devido à riqueza do personagem dos quadrinhos e de desenho animado. Às vezes, considerando o contexto da criminalidade, está associado ao tráfico de drogas, que costuma gerar bastante dinheiro.
O homem em questão é Clemilson dos Santos Farias, 45 anos, também conhecido como "Tio Patinhas". Ele é um dos líderes do Comando Vermelho e, por anos, foi considerado o "número um" na lista de procurados do Amazonas.
A imagem mais representativa da facção era a dos números 1533 — as letras P, C e C, seguindo a ordem do alfabeto brasileiro na década de 1990. Um dos detentos também tinha uma tatuagem com a frase "Paz, justiça e liberdade", que consta do estatuto do PCC.
O número, no entanto, possui um significado espiritual: boa sorte e energia positiva. A numerologia diz que a combinação tripla do sete representa uma confirmação mística de que se está trilhando o "caminho certo".
A tatuagem de aranha. significa que é um criminoso bem perigoso, que geralmente age em grupo. E temos também a teia de aranha, simboliza engenhosidade, é aquele criminoso paciente, bem malandro. Quem tem a tatuagem de arame farpado.