O Boi Caprichoso, baseada em algumas versões da tradição oral, dizem que o boi foi fundado por João Roque, Félix e Raimundo Cid, em 20 de outubro de 1913. Os três fundadores seriam irmãos, nascidos em Crato-CE, que se mudaram para Parintins devido ao Ciclo da Borracha.
Era 1913 quando a Parintins antiga viu nascer nos terreiros úmidos do “Reduto do Esconde”, pelas bandas do Urubuzal, o Boi Caprichoso. Nascido das mãos calejadas de Seu Roque Cid e seus irmãos, Antônio Cid, Beatriz Cid e Pedro Cid, naturais de Crato, no Ceará.
O Boi Caprichoso nasceu na parte central da cidade, região conhecida como “francesa” e “urubuzal”. O Boi Garantido se fez em um bairro mais afastado, na “baixa da xanda”, hoje conhecida como “baixa do São José”.
O primeiro nome recebido por Parintins, já na categoria de Freguesia, foi Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana, em 1833. O nome da Freguesia só foi alterado em 1880, quando a sede passou a chamar-se "Parintins", em homenagem aos povos indígenas Parintintins, um dos inúmeros que habitavam a região.
A expressão 'Málúù Dúdú' pode ser interpretada como uma invocação de força e poder, e o refrão 'girou' sugere a dança e o movimento contínuo do boi na roda de festa. A 'ponta do chifre' é descrita como uma 'lança que avança contra o racismo e a intolerância', simbolizando a luta contra a opressão.
Qual o motivo da rivalidade entre os dois bois de Parintins?
BOI CAPRICHOSO
A grande rivalidade entre os bois, fazem com que os fatos contados pelos familiares levem a crer que um é mais antigo que o outro, defendendo fielmente os fatos, somado a isso a falta de documentos que comprovem em que ano realmente foram fundados.
Em 1965 aconteceu o primeiro Festival Folclórico de Parintins, criado por um grupo de amigos ligados à Juventude Alegre Católica (JAC), entre os quais Xisto Pereira, Jansen Rodrigues Godinho, Lucinor Barros e Raimundo Muniz, então presidente da entidade, além do padre Augusto, com o objetivo de arrecadar fundos para a ...
Destaca-se pela intensa rivalidade entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso, mobilizando torcedores conhecidos como vermelhos (do Boi Garantido) e azulados (do Boi Caprichoso). O Festival de Parintins tem uma rica história que remonta à década de 1960.
É o Guardião da Floresta, no imaginàrio caboclo e do lendário dos povos indigenas. O nome, Caprichoso, teria um significado intrínseco a ele, isto é, pessoas cheias de capricho, trabalho e honestidade.
Com o resultado, o Caprichoso alcançou 26 vitórias, ainda atrás do Garantido, que tem 32 títulos conquistados. Os desfiles do festival aconteceram durante três noites, entre a sexta (28) e o domingo (30), no tradicional Bumbódromo, no Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, conforme mostrou o site F5.
O Caprichoso, conhecido como Touro Negro, foi fundado em 1913, pelas mãos de famílias nordestinas, Cid e Gonzaga. A brincadeira que nasceu nos quintais das casas de madeira, ecoava versos de saudação e enaltecimento, nas vozes dos fundadores e logo se transformaram em desafios fortes para o contrário.
A cor padrão do Boi Caprichoso é azul. Por ser a mais escura das três cores primárias, o azul tem uma analogia com o preto. Curiosamente, o Whimsical Boi é vestido de veludo preto e carinhosamente chamado por seus fãs de "touro negro". É indecomponible em cor clara e pigmento de cor.
Eram marceneiros, pescadores, caçadores, caboclos, residentes do bairro ribeirinho chamado Francesa, de outro chamado Palmares, do Aninga, do Centro, de todos os cantos de Parintins, por isso é Boi de Parintins, de toda Parintins! Em 1965, o primeiro festival folclórico da cidade.
Malu é uma pessoa de espírito livre, com uma imaginação vívida e uma tendência a pensar fora da caixa. Além disso, o nome Malu pode estar associado ao conceito de "maluhia" em havaiano, que significa "paz" ou "serenidade".
Os Parintintin integram o conjunto de pequenos grupos que se autodesignam Kagwahiva, mas que hoje são conhecidos por nomes separados, muitos deles dados por grupos inimigos. Os Parintintin, nome possivelmente dado pelos Munduruku, são os que habitam mais ao norte.
Parintins é oficialmente a capital nacional do Boi Bumbá. A Lei aprovada no Congresso Nacional foi sancionada pelo presidente Michel Temer e publicada nessa sexta-feira (22). Tony Medeiros, vice-prefeito e secretário de Cultura de Parintins, fala como a cidade recebeu a notícia.