Para os profissionais que desejam ingressar no mercado financeiro ou mesmo trabalhar em banco é essencial tirar a certificação CPA-10. Entre os principais motivos para isso é o fato de que boa parte das funções exercidas nesse setor tem como requisito mínimo essa certificação da ANBIMA.
Quem trabalha diretamente com a parte financeira de um banco não tem como fugir das certificações. A CPA-10, por exemplo, não é obrigatória por lei para se trabalhar em bancos. Contudo, na prática, a maioria das instituições exige, sim, essa certificação.
Qual a certificação necessária para trabalhar em banco?
Existem várias certificações disponíveis no mercado, a citar: CPA10, CPA20, CNPI e entre outras. Interessados em trabalhar em banco devem ficar atentos aos critérios e prazos estabelecidos pela entidade realizadora do exame. Os requisitos, conteúdo programático e índice mínimo de acerto são definidos em edital.
Para os profissionais que desejam ingressar no mercado financeiro ou mesmo trabalhar em banco é essencial tirar a certificação CPA-10. Entre os principais motivos para isso é o fato de que boa parte das funções exercidas nesse setor tem como requisito mínimo essa certificação da ANBIMA.
A CPA-10 é recomendada para quem está no início da carreira bancária, a CPA-20, por sua vez, é voltada para os profissionais que, além de buscarem outros degraus da carreira bancária, lidam ou pretendem lidar com clientes com maiores recursos.
Muita gente subestima a prova da CPA-10. Por ser a primeira da hierarquia das certificações, os candidatos a consideram fácil e não fazem tantos esforços na hora de estudar. É por isso, inclusive, que a taxa de reprovação na prova não é tão baixa quanto muitos julgam.
Bancos contratando sem certificações? Como assim? Itaú contrata profissionais em alguns cargos iniciais na rede de agências sem obrigatoriedade de CPA10/20. Isso mesmo.
Para aspirar a uma carreira bancária, é recomendável ter formação em áreas como Administração, Ciências Contábeis ou Economia. No entanto, essa graduação não é estritamente obrigatória para ingressar no setor. Caso você tenha dúvidas sobre a profissão ou cursos nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero.
Embora a prova do CPA-10 não possa ser feita em casa, vale ressaltar que a certificação é uma excelente oportunidade para profissionais do mercado financeiro.
Pensando, então, que você consiga estudar duas ou três horas por dia, para a CPA-10 você precisaria de uma semana sem contar os exercícios e revisões, e para a 20, em torno de dez ou doze dias mais o tempo das questões também. Portanto, o melhor realmente é separar pelo menos um ou dois meses para tudo.
A CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA Série 10) é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para o varejo em agências bancárias ou plataformas de atendimento. A quem se destina: Profissionais que trabalham em instituições que seguem nosso Código de Certificação.
A quem se destina: Profissionais que trabalham em instituições que seguem nosso Código de Certificação. Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código. Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.
Para obter a Certificação CPA-10 o requisito básico é ser aprovado no exame de certificação da ANBIMA para CPA-10. Esse exame é realizado periodicamente e o candidato deve realizar a sua inscrição no site dessa instituição, além de pagar o boleto com a taxa de inscrição e agendar a data e o local da prova.
Para quem está no início da carreira bancária, terminando a graduação ou tem pouco conhecimento sobre o mercado financeiro, a CPA-10 é a melhor escolha. Com ela, você poderá dar o primeiro passo em seu plano de carreira, sem pressa.
O selo vem com várias vantagens, dentre elas, uma renda média elevada quando comparada com a renda de outros profissionais da área de finanças. Isso porque, a disputa pelos cargos é grande. Apesar disso, você estará saindo à frente, diminuindo sua concorrência. Com isso, você obtém as melhores vagas e benefícios.
A CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA Série 20) é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.
Isso porque a CPA-10 pode servir como certificação inicial para o cargo de gerente de conta pessoa física. Além disso, para trabalho em cooperativas esse valor pode variar de R$1.800,00 a R$2.300,00.
O inscrito que for reprovado na avaliação final dos cursos de atualização da CPA-10, CPA-20 e CEA poderá repeti-la quantas vezes forem necessárias enquanto o acesso ao curso estiver liberado. Passado esse prazo, o inscrito poderá se inscrever novamente no curso de atualização apenas se atender ao disposto no item 1.