Poseidon foi o deus grego dos mares e dos rios, considerado o deus patrono dos marinheiros. Foi implacável com seus desafetos. Os gregos tinham Poseidon como o deus dos mares e dos rios.
Poseidon era um dos mais importantes deuses presentes na religiosidade dos gregos antigos. Os gregos o consideravam o deus dos mares e dos rios e responsável por terremotos, enchentes e tempestades. Era o patrono dos marinheiros e dos cavalos e o criador desses animais na mitologia.
Zeus retornou para resgatar os seus irmãos, fazendo com que seu pai os vomitasse (eles estavam em perfeito estado porque eram deuses, portanto, imortais). Assim, Zeus resgatou Poseidon, Héstia, Deméter, Hades e Hera.
Por Poseidon ser o deus dos mares e dos rios bem como o senhor das águas, uma relação muito forte entre ele e aqueles que enfrentavam o mar com frequência foi criada. Assim, ele era também o patrono dos marinheiros. Além disso, tinha uma grande relação com os cavalos, também sendo seu protetor.
Poseidon: 16 Curiosidades sobre o Deus dos Mares - Curiosidades Mitológicas #16 - Foca na História
Qual é o poder de Poseidon?
Deus do mar e dos lagos, Poseidon provocava as tormentas marítimas e comandava as ondas, além de poder abalar os rochedos costeiros com seu tridente. Também fazia as fontes aparecerem. No entanto, os rios não estavam sujeitos a ele.
Poseidon também tinha vários inimigos como a deusa Palas Atena que no qual ele disputou com ela para saber quem iria ser o grande deus padroeiro da grande cidade Atena, e também e era muito inimigo de um dos mais famosos heróis Ulisses,porque ele sempre estava lhe desafiando.
Eventualmente, Zeus retornou para resgatar seus irmãos e fez Cronos vomitar Poseidon, Héstia, Hera, Deméter e Hades. Após isso, uma guerra dos deuses gregos contra os titãs foi iniciada, sendo conhecida como Titanomaquia. Os deuses venceram esse conflito, travaram um novo contra os gigantes e também o venceram.
Ela foi primeiro estuprada por um deus masculino (Poseidon) e depois punida por uma deusa feminina (Atena) por ter sido agredida sexualmente em seu templo.
O tridente é a sua ferramenta fantástica, com poderes mágicos, que protege os oceanos de todos os males. Poseidon casou-se com a filha de uma ninfa e desse casamento nasceu Tritão, rei dos abismos oceânicos e regiões abissais, onde vivem seres misteriosos.
Despina ou Despoina (em grego clássico: Δέσποινα, "senhora"), na mitologia grega, era uma deusa, filha de Poseídon ou Zeus com Deméter, e irmã gêmea do cavalo Árion (Αρείων). Ela era a deusa do inverno e geadas.
Outro mito que envolve Atena menciona sua disputa com Poseidon pelo direito de ser a patrona da cidade de Atenas. Nesse pleito, ela ofereceu uma oliveira para os atenienses, enquanto Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e um cavalo. Os atenienses escolheram Atena como sua protetora.
Medusa era uma górgona, um ser monstruoso que foi descrito na mitologia grega. Ela possuía duas irmãs (sendo a única que não era imortal), tinha a aparência de uma serpente e transformava em pedra todos os que a encaravam. Na mitologia, Medusa ficou marcada por ter sido morta por Perseu, herói filho de Zeus.
Anfitrite (em grego clássico: Ἀμφιτρίτη), na mitologia grega, era filha da ninfa Dóris e de Nereu, portanto uma nereida. É esposa de Posídon e deusa dos mares.
Devido a cuidar muito de seus filhos, de acordo com Polybotes; As maiores fraquezas de Poseidon são seu filho semideus, Percy Jackson, pois se Percy é prejudicado, os Gigantes acreditam que Poseidon se enfraquecerá. Ele também faz todos os esforços para estar lá para seus filhos.