ÓRGÃOS E ESTRUTURAS FUNÇÃO RIM Órgão responsável pela produção da urina. Nos rins ocorre o processo de filtração do sangue. Neste processo as substâncias importantes são reabsorvidas pelo nosso sangue para posteriormente serem distribuídas ao nosso organismo.
A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra.
A urina é formada nos rins, mais precisamente no néfron. Em cada rim existe aproximadamente um milhão de néfrons, estruturas conhecidas também como unidades funcionais dos rins. Cada néfron é formado pelo corpúsculo renal e pelos túbulos renais. O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo e pela cápsula de Bowman.
O sistema nervoso central inibe a micção até o momento apropriado e coordena e facilita as mensagens enviadas pelo trato urinário inferior para iniciar e completar a micção.
Urologista é o profissional especializado no trato geniturinário, que inclui os rins, bexiga, uretra e órgãos reprodutivos masculinos, atuando no tratamento clinico e cirúrgico de enfermidades que afetam esses órgãos.
O urologista é o médico que trata problemas que afetam os rins, a bexiga, a próstata, o pênis ou os testículos. Esse profissional atende homens e mulheres.
A reabsorção de água é regulada pelo hormônio antidiurético (produzido pela glândula pituitária) e outros hormônios. Esses hormônios ajudam a regular a função renal e a controlar a composição da urina para manter o equilíbrio hídrico e eletrolítico no organismo.
Os esfíncteres são dois músculos com forma de anel (chamados de esfíncteres interno e externo) que rodeiam a uretra. O esfíncter externo é o que é contraído voluntariamente para controlar quando urinar. A micção envolve contrações musculares voluntárias e involuntárias.
Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.
O trato urinário é formado pelos rins, ureteres (tubos que transportam urina dos rins para a bexiga), bexiga e uretra (tubo através do qual a urina sai do corpo).
BEXIGA É uma bolsa onde fica armazenada a urina até sua eliminação. URETRA É o tubo que liga a bexiga ao meio externo do corpo, garantindo a eliminação da urina para fora.
No organismo, um copo de 200 ml de água demora de 1,5 a 2 horas para se transformar em urina. Para quem não quer acordar à noite para ir ao banheiro, o ideal é evitar cafeína, frutas cítricas, refrigerante e pimenta.
Finalmente, a uretra é o tubo responsável por transportar a urina da bexiga para fora do corpo. Nas mulheres, a uretra é mais curta e está localizada anteriormente às aberturas da vagina e do ânus, enquanto nos homens, ela passa pelo pênis, saindo do corpo pela extremidade distal do órgão.
As pessoas podem reter urina porque as contrações do músculo da bexiga estão prejudicadas, a abertura da bexiga está bloqueada (obstrução da saída da bexiga) ou há uma falta de coordenação entre contração e relaxamento do músculo que fecha a abertura da bexiga (esfíncter urinário).
uretra. O xixi é liberado pela uretra, um canal que começa lá na bexiga (sem ter nenhuma relação com o útero) e termina na parte mais superior da vulva, formando um orifício bem pequenininho.
A parte mais baixa da bexiga (o colo da bexiga) é rodeada por um músculo (esfíncter urinário) que permanece contraído para manter fechado o canal que transporta a urina para o exterior do corpo (a uretra), de forma que a urina é retida na bexiga até estar cheia.
O hormônio antidiurético (ADH) é produzido pelo hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise. Esse hormônio é um polipeptídeo que apresenta nove aminoácidos e atua, principalmente, nos rins, nos quais proporciona uma maior reabsorção de água.
A função normal da bexiga é armazenar a urina e eliminá-la de um modo coordenado através da uretra. Essa coordenação é regulada através de uma interacção complexa entre o sistema nervosa central e periférico e, se ela for perturbada, pode-se instalar um quadro de bexiga neurogénica.
As causas mais comuns da incontinência urinárias são infecção urinária ou vaginal, consequências de algumas cirurgias, constipação intestinal, fraqueza nos músculos pélvicos, obstrução da uretra por aumento da próstata, lesões na coluna e efeito colateral de medicamentos.
O nefrologista é o médico especialista em doenças renais. Eles são responsáveis por diagnosticar e tratar uma variedade de condições relacionadas aos rins, incluindo insuficiência renal, hipertensão arterial renal, glomerulonefrite, nefropatia diabética, entre outras.
A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura). Cólicas que irradiam do flanco para a bexiga podem sugerir obstrução da uretra e, consequentemente, a presença de cálculo renal.