O Relator explicou que, de acordo com a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e com a jurisprudência predominante deste Tribunal, o consumidor é responsável pelos danos causados aos equipamentos de medição, porquanto tem atribuição de depositário destes.
De quem é a responsabilidade de trocar o medidor de energia?
Troca do medidor
Em regra, isso deve ser feito pelas fornecedoras de água e de luz, sem custos adicionais para o consumidor. A exceção acontece somente quando eles tiverem sidos violados pelo contratante, cabendo à empresa comprovar a ocorrência.
COMO PROCEDER EM CASO DE DÚVIDAS QUANTO AO FUNCIONAMENTO DO MEDIDOR? Nestes casos, deve-se sempre contatar a empresa. O medidor é de propriedade da concessionária estando sob a guarda do consumidor, que é responsável por qualquer dano causado.
De acordo com a legislação, o medidor e demais equipamentos de medição devem ser fornecidos pela concessionária, ficando por sua conta os custos da instalação. De forma alguma a empresa poderá invocar a indisponibilidade dos equipamentos de medição para negar ou atrasar a ligação e o início do fornecimento.
INSTALAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DO APARELHO MEDIDOR, BEM COMO SUA MANUTENÇÃO E AFERIÇÃO, SÃO TAREFAS DE RESPONSABILIDADE DA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA (CONFORME ARTS. 73 E 77 DA RESOLUÇÃO ANEEL Nº 414/2010).
Como Furtar Energia no Medidor de Energia Digital?
Quem pode instalar um medidor de energia?
Somente a distribuidora de energia elétrica está autorizada pela ANEEL a fornecer e instalar um medidor de energia. O equipamento é gratuito e a distribuidora não pode alegar falta de medidores, mas fica a critério da distribuidora a escolha do tipo de medidor e do padrão de aferição para a unidade.
Pela proposta, as concessionárias e as permissionárias de distribuição de energia elétrica deverão providenciar a substituição de medidores de consumo de energia eletromecânicos por medidores eletrônicos inteligentes em até 15 anos após a publicação da lei, se aprovada.
A substituição de equipamentos de medição deve ser comunicada ao consumidor por meio de correspondência específica informando o motivo da substituição. Em caso de dúvidas sobre os serviços do setor elétrico, você pode entrar em contato com a Agrese pelos canais de atendimento ou pelo 08007270167.
O preço caixa medidor metálica Enel dependerá da complexidade do projeto e do equipamento escolhido e é estimado entre R $600 e R $2.000. Começando pela localização, um custo mais elevado é normalmente relatado para empresas e residências que ficam fora das áreas abrangidas pelos serviços urbanos.
De quem é a responsabilidade do contador de energia?
O Relator explicou que, de acordo com a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e com a jurisprudência predominante deste Tribunal, o consumidor é responsável pelos danos causados aos equipamentos de medição, porquanto tem atribuição de depositário destes.
A instalação do relógio de luz deve ser feita por um profissional eletricista, que conhece os requisitos necessários para realizar esse tipo de trabalho com segurança.
Como saber se o medidor de energia está com defeito?
Desligue o disjuntor ou chave geral e observe se o disco do medidor continua girando. Caso continue girando com disjuntor e chave desligados, pode ser caracterizado como um problema no medidor e o cliente pode solicitar uma avaliação da concessionária para que a troca seja realizada.
Para executar esse tipo de serviço cobro R$ 600,00. O serviço será executado dentro das normas técnicas de eletricidade e com garantia. Foi útil para você?
A avaliação técnica dos equipamentos de medição pode ser realizada pela Rede de Laboratórios Acreditados ou pelo laboratório da distribuidora, desde que sejam utilizados pessoal tecnicamente habilitado e equipamentos calibrados conforme padrões do órgão metrológico.
Onde solicitar - Lojas de Atendimento ou pela Central de Atendimento (0800 28 00 120). ·Solicitante: CPF, RG ou outro documento oficial com foto. ·Representante legal: CPF, RG ou outro documento oficial com foto e procuração com firma reconhecida.
Primeiramente, é necessário entrar em contato com a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica e informar sobre a necessidade de mudança do medidor. Essa solicitação normalmente pode ser feita através de telefone, email ou pessoalmente em uma agência da concessionária.
Qual o valor da multa por desvio de energia em 2024?
Nesta segunda-feira (1º), o governo federal determinou uma investigação contra a empresa que pode resultar no cancelamento do contrato. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) afirma que, em 2024, aplicou uma multa recorde à Enel, no valor de R$ 165,8 milhões.
Porque a Enel está trocando os medidores de energia?
No último trimestre de 2021, os clientes que usaram o aplicativo já estão conseguindo reduzir o consumo em comparação a medição convencional. Isso demonstra que os medidores inteligentes já estão possibilitando às famílias fazerem essa gestão e, consequentemente, economizar na conta de luz.
Qual o prazo de vida útil de um medidor de energia?
A “legislação metrológica aplicável” atribui vida útil de 25 anos a medidores eletromecânicos e de 13 anos aos demais medidores , conforme sua Resolução Normativa nº 674/2015 – Tabela XVI do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico – MCPSE - Código 295.
Os medidores da Enel não estão conectados diretamente à internet. Conforme apurou o Mobile Time, os dados dos relógios são armazenados em um concentrador que armazena as informações. Só depois que o consumo é transmitido para a concessionária, via redes 3G ou 4G de duas diferentes operadoras.