Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.
Talitha Kum é uma expressão que se encontra no Evangelho de Marcos, capítulo 5, versículo 41. A palavra traduzida do aramaico significa: "Menina, eu te digo, levanta-te" Estas palavras são dirigidas por Jesus à filha de Jairo, de 12 anos, que aparentemente estava sem vida.
Talita, mencionada na Bíblia, foi uma jovem que testemunhou o poder de Jesus em curar e ressuscitar. Ela representa a fé que ultrapassa as barreiras da morte e traz esperança para nós.
O que significa talita cumi no hino "Passa Lá em Casa Jesus"?
“Talitá cumi” é uma expressão em aramaico usada por Jesus para ressuscitar a menina. A referência reforça a crença na capacidade de Jesus de trazer vida mesmo em situações aparentemente sem esperança.
QUEM FOI TALITA CUMI? A HISTÓRIA DE TALITA CUMI NA BÍBLIA
O que significa talita em aramaico?
Aramaico, quer dizes menina. Denota insatisfação e alegria. É próprio de pessoas alegres na aparência, justamente porque os problemas que as cercam são bastante profundos.
Há algumas coincidências interessantes nessa passagem: a filha de Jairo tinha 12 anos quando estava à morte; a mulher com fluxo sofria havia 12 anos com uma hemorragia sem fim. Jairo buscava socorro para a filha; a mulher do fluxo de sangue é a única personagem feminina nos evangelhos que Jesus chamou de filha.
O cumim atua como suporte ao garçom, sendo crucial no atendimento inicial ao cliente em ambientes como restaurantes e bares. Ele é responsável por recepcionar os clientes, transmitir os pedidos e servir alimentos e bebidas. É um papel que pode ser conhecido também como Auxiliar de Restaurante ou Auxiliar de Barman.
O nome Thalita tem sua origem no hebraico “Talitha,” que significa “menina” ou “jovem mulher.” A frase “Talitha cumi” é bem conhecida na tradição cristã, originária do Novo Testamento da Bíblia, especificamente no Evangelho de Marcos.
Quantos anos tinha a filha de Jairo que Jesus curou?
Jairo disse que sua filha de 12 anos estava muito doente. Ele implorou a Jesus que fosse com ele e a abençoasse. Ele acreditava que Jesus poderia fazer com que ela melhorasse. Jesus dirigiu-Se à casa de Jairo, mas parou no caminho para curar uma mulher.
Então chegou um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga daquele lugar. Ele se jogou aos pés de Jesus e pediu com insistência que fosse até a sua casa porque a sua filha única, de doze anos, estava morrendo.
O episódio desta quarta-feira conta a história de Débora (Leticia Pedro). Filha de Jairo (Floriano Peixoto), chefe da Sinagoga de Cafarnaum, Débora tem em seu pai a figura de um herói.
Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.
Conforme eles seguem para a casa de Jairo, uma mulher doente na multidão toca no manto de Jesus e é curada de sua enfermidade, no episódio que ficou conhecido como "Curando a mulher com sangramento". Enquanto isso, a filha morreu, mas Jesus não se deteve e continuou até a casa e lá a trouxe de volta à vida.
Onde está na Bíblia que Jesus chamou Maria de mãe?
Maria, a mãe de Jesus, aparece apenas duas vezes no Evangelho de João, e em ambas as passagens Jesus a chama de “mulher”. Quando Maria conta a Jesus que o vinho acabou nas bodas de Caná, Jesus responde: “Mulher, o que isso tem a ver comigo? A minha hora ainda não chegou” (João 2:4).
Ser uma filha de Deus significa que foram geradas por Deus e que são literalmente descendentes de um Pai Divino, tendo herdado atributos e potencial eternos. Ser uma filha de Deus também significa que nasceram de novo, passando de um “estado carnal e decaído para um estado de retidão”.
Quanto a apelidos, é comum que pessoas chamadas Talita recebam diminutivos carinhosos, como Tali ou Lita, que podem ser utilizados pelos familiares e amigos mais próximos.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.