Verônica vem de “Vero Ícone”, ou seja, a “Verdadeira Imagem” de JesusSanta Verônica foi a mulher que entrou para a história do cristianismo como aquela que teve um dos mais belos e misericordiosos gestos para com Jesus durante o seu caminho até o Monte Calvário para ser crucificado: ela se aproximou e enxugou o Seu ...
A Verónica, uma das mulheres que segue Jesus, que intui quem Ele é, que O ama e por isso sofre ao vê-Lo sofrer. Agora entrevê de perto o seu rosto, aquele rosto que tantas vezes falara à sua alma. Vê-o turvado, ensanguentado e desfigurado, embora sempre manso e humilde.
Ao princípio, Verónica via apenas um rosto maltratado e marcado pela dor. Mas, o acto de amor imprime no seu coração a verdadeira imagem de Jesus: no Rosto humano, coberto de sangue e de feridas, ela vê o Rosto de Deus e da sua bondade que nos acompanha mesmo na dor mais profunda.
Como se chama o pano que Verônica enxugou o rosto de Jesus?
Véu de Verônica ou Sudário ("lenço para enxugar o suor" em latim), (diferente do Sudário de Turim) chamado geralmente apenas de "A Verônica" e conhecido na Itália como "Volto Santo" ("Santa Face"), é uma relíquia católica sendo um véu que, segundo a tradição Católica Apostólica Romana, tem gravado em si a aparência de ...
Santa Verônica foi a mulher que teve um gesto misericordioso com Cristo durante seu caminho ao Monte Calvário ao enxugar seu rosto cheio de sangue e suor com um véu que passou à história como relíquia por levar impresso a face do Messias.
A LINDA História de Santa Verônica! a Mulher que enxugou o rosto de JESUS CRISTO!
Quem é Verônica na Bíblia?
Santa Verônica ou Berenice, de acordo com o "Acta Sanctorum" publicado pelos bolandistas, foi uma mulher piedosa de Jerusalém que, comovida com o sofrimento de Jesus ao carregar a cruz até o Gólgota, deu-lhe seu véu para que ele pudesse limpar seu rosto. Jesus aceitou a oferta e, após utilizá-lo,devolveu-o à Verônica.
Era considerada impura, pois há doze anos um fluxo sanguíneo não a deixava. Recorrera a todos os métodos possíveis, na ânsia da cura. Estivera com os sacerdotes, deixara-se exorcizar, submetera-se aos preceitos da Lei, que não a aliviaram em coisa alguma.
O sudário de Turim, mais conhecido como o Santo Sudário, que muitos católicos acreditam ser o pano que envolveu o corpo falecido de Jesus Cristo, está sendo exposto na Itália pela primeira vez após dez anos.
O Sudário NÃO pode ser visto, você apenas passa pela sala onde ele fica protegido e longe dos olhos, e só é 'movido' durante festejos públicos, quando autorizado pelo Papa. Os peregrinos podem chegar à capela e parar em oração em frente à janela da capela, onde há bancos e genuflexórios.
Quem enxugou o rosto de Jesus quando ele carregava a cruz?
Segundo a tradição, Verônica correu até Jesus enquanto ele carregava a cruz e limpou o rosto dele cheio de sangue e suor. Ao retirar a toalha, o rosto de Jesus teria ficado marcado no pano. O nome Verônica teria vindo da palavra em latim “vero”, que significa verdade.
Mas cada vez que enfrentou um tumor no cérebro (já foram várias) ou venceu uma cirurgia no intestino, saiu do hospital para surpreender o mundo e a si mesma. Com o tempo, aprendeu a transformar dores em vitórias. E carrega consigo uma habilidade de reconstruir cada etapa da vida com a alegria típica dos erês.
O fim. Verônica está presa na fazenda de Jerônimo, onde Lila, a filha de Verônica, e Angela (Klara Castanho) estão sequestradas. Ela descobre então que sua filha foi inseminada por Jerônimo e também terá um filho para ser vendido.
Jesus é convidado a uma refeição em cada de Simão o fariseu, que o recebe antes friamente, sem cumprir os habituais gestos de cortesia. Durante a ceia entra aquela mulher e, chorando, inunda os pés de Jesus com as próprias lágrimas, enxuga-os com os seus cabelos, cobre-os de beijos e unge-os com o perfume que trouxe.
O véu é reverenciado na Itália por peregrinos desde o século 12. Guardado no Vaticano até 1608 e mencionado na "Divina Comédia", de Dante, esse pedaço de pano desapareceu durante a construção de uma parte da Santa Sé.
Para a Ciência e muitos pesquisadores ligados à História da Religião, contudo, tudo indica que o Santo Sudário seja uma fraude medieval. Quando visitei a catedral, em abril de 2018, chamou-me a atenção um texto exposto em painel afixado um pouco antes da exposição do tecido.
A figura de Verônica em si não seria tanto para associar à Paixão de Jesus, mas sim para conectar-se à figura da mulher hemorrágica, a mulher que sofreu por vários anos de perda de sangue e, tocando a bainha do manto de Jesus, foi curada instantaneamente.
Segundo a tradição, Santa Verônica foi uma mulher piedosa que morava em Jerusalém e que, após a Paixão do Senhor, se dirigiu a Roma levando consigo aquele véu tão especial. Seu gesto de compaixão no Calvário é recordado na sexta estação da Via Sacra.
Contemplamos, na sexta estação, Verônica que enxuga o rosto de Jesus. Aquele que sempre consolou, curou os doentes, trouxe vida àqueles que estavam mortos, socorreu o pobre abandonado, transbordou amor e compaixão encontra-Se desolado e maltratado.
A narrativa dessa história cristã, mostra um gesto nobre que consagrou Verônica, como exemplo de compaixão a ser seguido. A tradição conta que Verônica teria corrido até Jesus enquanto ele carregava a cruz e limpado o rosto dele cheio de sangue e suor.