Quem elabora o LTCAT?

Quem elabora o laudo LTCAT? Por ser um documento técnico, o LTCAT deve ser elaborado por um engenheiro de segurança ou médico do trabalho. Esses especialistas em SST acumulam os saberes necessários para identificar, analisar os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho e quais os colaboradores expostos.
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Quem é responsável pela elaboração do LTCAT?

Quem é responsável pela elaboração desse documento? Como já mencionado anteriormente, por se tratar de um laudo técnico o LTCAT precisa ser elaborado por um profissional especializado nessa área, mais especificamente o Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho.
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O que é preciso para elaborar o LTCAT?

Como o LTCAT é elaborado?
  1. Formação do GHE (Grupo Homogêneo de Exposição);
  2. Cadastro do Ambiente;
  3. Identificação da empresa;
  4. Identificação da empresa ou profissional responsável pelo LTCAT;
  5. Aplicação dos critérios técnicos legais como metodologias e técnicas de avaliação;
  6. Resultado das avaliações;
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Quem é obrigado a emitir o LTCAT?

Sim, toda empresa está obrigada a emitir PPP e LTCAT. Muitos empresários e trabalhadores não sabem que essa é uma obrigação da empresa e deixam para buscar ou elaborar esses documentos apenas na hora de solicitar a aposentadoria.
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Quem são os responsáveis pela emissão do LTCAT e do PPP?

O PPP é elaborado pela empresa, com base, principalmente, no Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), expedido pelo médico do trabalho ou pelo engenheiro de segurança do trabalho.
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LTCAT: O que é e como fazer?

Quem deve assinar o LTCAT?

É uma ferramenta que contribui para a segurança do trabalho, já que lista insalubridade e periculosidade e desse modo facilita a busca por medidas de controle e prevenção. O LTCAT deve ser assinado por um médico do trabalho ou um engenheiro de segurança do trabalho 12.
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Qual documento substitui o LTCAT?

Sua redação afirma que podem ser aceitos outros documentos em substituição ao LTCAT, como: PPRA, PGR, PCMAT e até mesmo o PCMSO, além de demais laudos.
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Quanto custa um laudo LTCAT?

LTCAT - a partir de R$ 350,00.
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Quando o LTCAT é dispensado?

Nos pedidos de aposentadoria especial feitos com base em exposição do trabalhador a ruído nocivo, a apresentação do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) pode ser dispensada quando o processo é instruído com o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
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Quando o LTCAT é exigido?

O LTCAT é obrigatório para todas as empresas e empregadores que possuam funcionários contratados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e que exerçam atividades com potencial de exposição a agentes nocivos à saúde.
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O que fazer quando a empresa não fornece o LTCAT?

Nesses casos, a melhor forma do trabalhador comprovar as condições de trabalho na empresa pela via judicial. No judiciário, o trabalhador pode fazer uso de outros meios de prova para comprovar as condições ambientais de trabalho, como pro exemplo, laudo em empresa similar, prova emprestada, entre outros.
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Qual a multa por não ter LTCAT?

De acordo com a Portaria, as empresas que não seguirem as regras do Regulamento da Previdência eSocial (RPS) podem receber multas entre R$ 3.215,07 e R$ 321.505,87. A multa prevista para inadimplências com o LTCAT é de R$ 32.150,53.
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Precisa de ART para LTCAT?

A elaboração do LTCAT deve ser feita por um Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, conforme estabelece o art. 58 da Lei 8213/91. Os profissionais devem estar devidamente registrados no MTE e cabe a eles a realização do levantamento dos riscos ambientais do local, bem como define o art.
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O que é necessário para fazer um LTCAT?

Como fazer um LTCAT?
  1. Se o documento é individual ou coletivo.
  2. Identificação da empresa.
  3. Identificação do setor e da função.
  4. Descrição da atividade.
  5. Identificação do agente prejudicial à saúde, arrolado na legislação previdenciária.
  6. Localização das possíveis fontes geradoras.
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Qual é a validade do LTCAT?

O documento não tem um prazo de validade. Mas é importante entender que o LTCAT deve ser atualizado sempre que ocorram alterações nos ambientes de trabalho. Tais mudanças podem afetar a saúde e a segurança dos colaboradores: por isso, é importante manter o documento revisado.
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Onde conseguir o laudo LTCAT?

Solicitar Laudo técnico das Condições Ambientais de Trabalho - LTCAT - FCEE
  • Login GOV.BR.
  • Possuir cadastro na plataforma GOV.BR - Saiba mais informações aqui.
  • Demais Requisitos.
  • Servidor ou Ex-servidor da FCEE.
  • Cópia do CPF e RG (frente e verso) atualizado (máximo de 10 anos)
  • Fotos dos ambientes de trabalho.
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Quem fiscaliza o LTCAT?

Sendo assim, o INSS consegue ter as informações essenciais para avaliar a empresa e o LTCAT é a prova de que essa avaliação foi feita para fins de fiscalização.
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Quem está obrigado a fazer o LTCAT?

Quais são as empresas que precisam fazer o LTCAT? Por lei, todas as empresas que contam com colaboradores segurados pelo INSS, ou seja, qualquer trabalhador no regime CLT, deverão ter o LTCAT atualizado. A lei em questão é a Lei nº 8.213/91 e falamos mais sobre ela no começo deste texto.
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Pode fazer LTCAT retroativo?

O artigo 279 da Instrução Normativa (IN) INSS/PRES Nº 128 DE 28/03/2022 abriu a possiblidade de um LTCAT feito em período diferente daquele em que laborou o trabalhador ser utilizada para preenchimento de seu PPP.
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Qual a diferença entre PGR e LTCAT?

PGR: Abrange uma gama mais ampla de riscos, incluindo mecânicos e ergonômicos, além dos químicos, físicos e biológicos. LTCAT: Concentra-se especificamente nos riscos previdenciários (químicos, físicos e biológicos). Função: PGR: Serve como um guia ativo para a implementação e monitoramento de medidas de segurança.
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Qual NR fala sobre LTCAT?

O LTCAT foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora NR 15.
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Quanto custa o PGR PCMSO LTCAT?

From R$121,90.
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Quais riscos vão no LTCAT?

O LTCAT visa registrar os riscos físicos, químicos e/ou biológicos presentes no ambiente de trabalho que podem ameaçar a saúde e integridade do trabalhador. O laudo apresenta as avaliações qualitativas e quantitativas dos riscos e propostas de como os riscos podem ser reduzidos.
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Quem faz PPP e LTCAT?

O LTCAT emitido “exclusivamente” para a análise e caracterização das condições especiais de trabalho, será elaborado por profissionais legalmente habilitados, ou seja, Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho do Estado de Santa Catarina.
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Quem tem PPRA precisa de ltcat?

Dessa forma, a obrigatoriedade e a elaboração do LTCAT sobressaem os demais documentos. Assim, o previsto na IN 77 é que os elementos do LTCAT devem estar presentes no PPRA, PGR, PCMAT e PCMSO para garantir a validade dos programas.
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