Na oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade destinada às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Ensino Médio na idade própria, a instituição de ensino elabora sua PPC seguindo a organização do conhecimento disciplinar, amparado pela BNCC, pelas Diretrizes ...
Quem deve elaborar o projeto político pedagógico da escola?
Normalmente quem está envolvido nesse processo é o coordenador pedagógico. Ele ajuda na coordenação das reuniões que listarão os principais pontos que devem estar presentes no PPP. Ele deve ajudar para que o documento seja elaborado de forma colaborativa, dando voz a todos os envolvidos.
Quem deve elaborar o PPP escolar? O projeto político pedagógico deve ser elaborado de maneira colaborativa. Assim, cabe a cada escola decidir o modo mais eficiente de incluir toda a comunidade no processo de criação do documento. Há escolas que optam pela formação de um conselho que delibera sobre o PPP escolar.
Quem deve participar da construção do projeto político pedagógico da escola?
O projeto político pedagógico: concepções e ações
Para tanto, é prevista em sua construção a participação de todos os sujeitos nela envolvidos: professores, gestores, funcionários, comunidade e, dos conselhos escolares, constituídos por representantes dos vários segmentos que atuam na escola.
De quem é a responsabilidade de fazer o projeto político pedagógico?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seus artigos 12, 13 e 14, atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar, de forma democrática, seus Projetos Pedagógicos.
Quem deve participar do projeto político pedagógico da escola?
A elaboração do PPP é uma tarefa colaborativa, que envolve gestão escolar, coordenador pedagógico, corpo docente, funcionários, alunos e comunidade, refletindo uma gestão democrática.
A responsabilidade pela emissão do PPP é: Da empresa empregadora, no caso de empregado; Cooperativa de trabalho ou de produção, no caso de cooperados filiados; Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO, no caso dos Trabalhadores Portuários Avulsos – TPA; e.
De acordo com a BNCC, o Projeto Político Pedagógico deve ser feito de forma democrática e colaborativa, atendendo as demandas de cada professor e se encaixando nas diversas disciplinas escolares. Além disso, é importante que sejam respeitados os direitos à igualdade e diversidade cultural.
De quem é a responsabilidade de elaborar o projeto político pedagógico de acordo com a atual LDB?
Ainda de acordo com a LDB, o PPP deve ser elaborado não só por gestores, mas por docentes e funcionários também, além de contar com a ampla participação da comunidade escolar.
Como o professor pode contribuir para a elaboração do PPP?
O professor, nesse sentido, exerce a função de formar os alunos como sujeitos autônomos e participativos, ampliando suas oportunidades de participação dentro da comunidade escolar. Sendo assim, o professor é parte importante nesse processo e participa de forma ativa, sem negligenciar o seu papel no espaço escolar.
O Programa de Permanência Qualificada (PPQ) é uma das ações constituintes do conjunto de políticas que têm o propósito de articular, formular e implementar políticas e práticas de democratização relativas ao ingresso, permanência e pós-permanência estudantil no ensino superior, de forma dialógica e articulada com os ...
Podemos perceber, portanto, que a PPC não é um elemento fragmentado do PPP, mas expressa a forma de como as concepções assumidas coletivamente serão efetivadas na prática pedagógica, por meio de seleção, ordenação e avaliação dos conteúdos de cada disciplina.
A estrutura curricular, constante no PPC, deve considerar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a acessibilidade metodológica, a compatibilidade da carga horária total (em horas-relógio: VER RGCG), evidencia a articulação da teoria com a prática, a oferta da disciplina de LIBRAS e mecanismos de familiarização com a ...
Quem é responsável pela elaboração do projeto político pedagógico?
O coordenador pedagógico é seu braço direito nesse processo, cabendo a ele, geralmente, a articulação com os outros membros da comunidade escolar – pais, alunos e colaboradores – organizando plenárias e garantindo que o processo seja democrático. A redação final do PPP cabe ao diretor.
O PPP, ou o Perfil Profissiográfico Previdenciário, é um documento fornecido pela empresa que você trabalhou. Sendo assim, quando você sai do trabalho, a empresa deve entregar o PPP.
O PPP deve ser assinado pelo representante legal da empresa ou seu preposto, que assume a responsabilidade pela fidedignidade das informações. Mantém a exigência de assinatura e responsabilidade, mas reforça a necessidade de observância das orientações acerca da dispensa de informações.
A empresa pode cobrar pelo PPP e LTCAT fornecido? A empresa não pode cobrar pagamento para fornecer o PPP e LTCAT, visto que é um direito do trabalhador. Assim, a empresa está obrigada a emitir PPP e LTCAT e entregar ao empregado sempre que solicitado.
§ 9º O PPP deverá ser assinado por representante legal da empresa, com poderes específicos outorgados por procuração, contendo a indicação dos responsáveis técnicos legalmente habilitados, por período, pelos registros ambientais e resultados de monitoração biológica.
Quem são os responsáveis pela elaboração do PPP da escola?
Esta é uma seção do PPP que deve ser conduzida pela coordenação pedagógica e pelos professores da escola, que mantêm contato mais estreito com as necessidades de aprendizagem dos alunos.
Quem são os responsáveis pela construção do projeto político pedagógico?
O Projeto Político Pedagógico deve ser desenvolvido para atender às necessidades da comunidade escolar, por isso é importante que seja construído coletivamente com a participação de gestores, docentes e funcionários. Além disso, é fundamental ouvir pais, responsáveis e estudantes.