A emissão do RG pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) ganha novo formato com a implantação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que já começou a ser emitida em todos os postos de identificação de Minas Gerais. O documento deverá ser solicitado até fevereiro de 2032.
1- Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, o cidadão deve agendar um horário no site ou app do Governo de Minas Gerais nos postos do Instituto de Identificação e nas 42 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
Quem emite o documento de identificação principal dos brasileiros, o RG, é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Unidade Federativa (UF). No modelo antigo, a informação pode ser encontrada logo abaixo da indicação do estado, na frente.
A Carteira de Identidade não perdeu a validade e continuará sendo emitida pelo Estado de São Paulo. O RG será válido até 28 de fevereiro de 2032. Nesta fase inicial da emissão da CIN, o RG continua a ser emitido normalmente.
O serviço será realizado nos postos do Poupatempo e nas unidades geridas pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), órgão vinculado à Polícia Civil.
Qual o órgão expedidor da Polícia Civil de Minas Gerais?
“SSP” é a sigla para Secretaria de Segurança Pública.
É comum encontrar essas três letras em documentos como o RG porque é essa Secretaria a responsável pela emissão dele. Mais do que isso, você pode perceber que, além da sigla, ela também vem acompanhada do estado que o documento foi emitido.
Desde julho de 2021, por determinação da Polícia Civil de Minas Gerais, que é o órgão emissor das carteiras de identidade através do Instituto de Identificação, o agendamento para atendimento do serviço de Carteira de Identidade passou a ser exclusivamente online, através do site/portal: https://cidadao.mg.gov.br/ .
Na nova identidade, a UF aparece no verso do documento, próximo à "série”. No modelo antigo, costuma ficar sobre o órgão expedidor ou à frente dele. Essa definição vai de acordo com a sigla. São Paulo tem a sigla “SP”, enquanto a do Distrito Federal é “DF”.
O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento - entram nisso a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros. Cada um desses documentos tem um órgão emissor diferente.
Secretaria da Segurança Pública Foi pela lei nº 1006, de 17 de setembro de 1906, que o então presidente do Estado de São Paulo, Jorge Tibiriçá, suprimiu o cargo de Chefe de Polícia e reestruturou a Secretaria dos Negócios da Justiça, adicionando à pasta todas as atribuições da administração policial e denominando-a ...
Órgão emissor e órgão expedidor são sinônimos para uma mesma função: nomear a instituição responsável pela emissão/expedição de determinado documento. Por exemplo, é a SSP de cada estado que costuma fazer emissão de documento de identidade ou Registro Geral (RG).
No modelo novo do RG, a informação também fica na frente do documento e escrita por extenso logo abaixo do estado. Além disso, consta ainda a sigla do órgão emissor logo abaixo da data de nascimento, para facilitar a identificação do dado.
Você pode acompanhar o envio do documento pelo MG App e/ou Cidadão MG, usando o RG ou o nome. Para isso, faça o login, acesse o menu "Carteira de Identidade" e clique em "Consultar situação de entrega de Carteira de Identidade".
Com o aplicativo gov.br, você passa a ter uma carteira de documentos digitais no seu celular e diversos documentos que servem para te identificar vão estar disponíveis ali. Você só precisa acessar o aplicativo gov.br na sessão “Meus Documentos” e já pode usá-los em diferentes situações.
Como é o novo RG? O novo RG não contém mais o campo “sexo” nem a distinção entre os campos “nome” e “nome social”. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) está disponível em versão física e virtual, e sua autenticidade pode ser verificada por QR Code mesmo sem internet.
Além do papel de articuladora dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do DF, a SSP/DF também trabalha junto aos demais setores do governo do Distrito Federal e à sociedade civil para colocar em prática ações de enfrentamento ao crime e à violência por meio de ações preventivas e de participação ...
Quais informações tem no RG. A carteira de identidade de todo brasileiro é formada por dois lados, a frente e o verso do RG. No lado da frente, você encontrará: Estado onde o documento foi emitido: por exemplo “Estado de São Paulo”