Quando se encaminha o aluno para o AEE?
Considera-se público-alvo do AEE: a. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.Qual é o profissional responsável pela indicação do estudante ao AEE?
Esse trabalho deve estar previsto no PPP de cada escola e organizado pelo conjunto de profissionais: gestores escolares, secretaria de Educação e educadores.Precisa de laudo para ser atendido no AEE?
“Não se pode considerar imprescindível a apresentação de laudo médico por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, uma vez que o AEE caracteriza-se por atendimento pedagógico e não clínico.Quem tem direito ao AEE na escola?
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um dos serviços prestados pela educação especial para atender aos estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, que devem estar matriculados em escolas comuns do ensino regular.Aula - Atendimento Educacional Especializado (AEE)
O que a Lei diz sobre o AEE?
Regulamentado pelo Decreto-Lei nº 7.611, de 2011, o AEE é responsável pela identificação, elaboração e organização dos recursos pedagógicos e de acessibilidade, levando em consideração as necessidades específicas do aluno.É obrigatório frequentar o AEE?
O Atendimento Educacional Especializado deve ser garantido a todos os alunos com deficiência, mas não é obrigatório a todos eles. O AEE, que deve ser oferecido obrigatoriamente pelas redes de ensino, é facultativo para o aluno, pois deve levar em conta as suas necessidades educacionais de modo individual.Quem tem TDAH pode ser atendido no AEE?
Diante da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-EI), o aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não é considerado aluno do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e não requer auxílio de segundo professor.Quantas horas o aluno fica no AEE?
2 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL 2.1 A carga horária semanal do Professor de AEE, em um cargo, é de 24 horas, sendo 16 horas para atendimento direto aos estudantes que foram indicados, pela SRE, no SIMADE e 08 horas de atividades extraclasse.Quem pode solicitar professor de apoio?
Como garantir o direito de ter um professor de apoioSendo assim, é proibido cobrar da família qualquer mensalidade ou anuidade por ter um professor de apoio especializado para o aluno autista. A escola poderá solicitar aos pais ou cuidadores um laudo que comprove que a criança tem autismo.
Qual o aluno tem direito a professor de apoio?
Estudantes com deficiência auditiva, visual, física ou intelectual ou com transtorno do espectro autista têm direito a um profissional de apoio.Como é feita a avaliação no AEE?
No processo de avaliação, o Professor deve criar estratégias considerando que alguns alunos podem Demandar ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da Língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia Assistiva como uma prática cotidiana.Qual Cid dar direito a professor de apoio?
CID F81 – Transtornos específicos do desenvolvimento de habilidades escolares.Tem AEE na escola particular?
Consonante teor do art. 28, as escolas particulares são obrigadas a matricular e oferecer AEE ao educando com deficiência sem cobrar valor adicional de qualquer natureza, inclusive o Supremo Tribunal Federal (STF) corroborou a constitucionalidade do Estatuto em recente decisão no bojo da ADIn n.Quais são os 4 eixos principais do AEE?
Os principais eixos do AEE, suas funções e o papel do professor
- mapear quais são as necessidades dos alunos;
- elaborar um planejamento com embasamento no PPP da escola;
- criar materiais adaptados e acessíveis;
- obter as ferramentas necessárias, assim como materiais de apoio;