Bila ou Bilah (em hebraico: בִּלְהָה, transl. Bilah, em hebraico tiberiano: Bilhāh, "hesitante", "tímida") foi uma matriarca bíblica, e, de acordo com o Livro de Gênesis, uma das servas de Labão, que ele ofereceu à sua filha Raquel, para ser sua serva, por ocasião do casamento de Raquel com Jacó.
Nos meses seguintes, Bila deu à luz seu primeiro filho com Jacó, o qual Raquel chamou de Dã. Em seguida, veio Gade através de Zilpa, Bila gerou Naftali e, por último, mais um filho com Zilpa, Aser • Perdeu ou quer rever o capítulo de Gênesis na íntegra?
O que acontece com Lia e Raquel? Enquanto Jacó parte para o Egito para encontrar José e viver até aos 147 anos, Lia (Ingra Lyberato) continua ligada aos sete filhos que teve com Jacó, até sua morte, antes do marido.
Lia (em hebraico: לֵאָה, hebraico moderno: Leʼa, hebraico tiberiano: Lēʼāh) é uma personagem bíblica, filha mais velha de Labão, sobrinha de Rebeca e irmã de Raquel. É também prima e a primeira esposa de Jacó (Jacob), conforme descrito no livro bíblico de Gênesis.
QUEM FOI RAQUEL NA BÍBLIA? A HISTÓRIA DE RAQUEL, ESPOSA DE JACÓ
Porque Deus escolheu Lia e não Raquel?
- A espiritual: Lia se apegou a Deus pois as vezes que deu à luz, foi grata a Ele através dos nomes que dava aos filhos. Diferente de Raquel, que quando finalmente gerou um filho, o nomeou José, que significa “O Senhor me acrescente outro filho”.
O fato de Lia ter sido escolhida por Deus não está relacionado com a sua beleza ou exterior. As histórias nos indicam que Lia tinha uma vida mais condizente com o Senhor do que Raquel, e isso fica claro quando ela é obediente e vê nos seus filhos a mão de Deus.
Zilpa (em hebraico: זִלְפָּה) foi de acordo com o Livro de Gênesis, uma das servas de Labão, diretamente de sua filha Lia e uma das esposas secundárias de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão.
Jacó amava Raquel muito mais do que amava Lia. Como Raquel não podia ter filhos, ela culpou seu marido e depois permitiu que sua serva, Bila, gerasse filhos no lugar dela. Lia também permitiu que sua serva, Zilpa, fizesse o mesmo.
Ouviu Deus a Lia; ela concebeu e deu à luz o quinto filho. Então, disse Lia: Deus me recompensou, porque dei a minha serva a meu marido; e chamou-lhe Issacar.
A reprise da trama de Ivani Ribeiro está em seus derradeiros capítulos e já exibiu o desfecho da gêmea má. Perseguida pelo advogado César (Henri Pagnocelli), Raquel perde o controle do carro e acaba caindo numa ribanceira e morre em uma explosão repleta de efeitos especiais.
Atualmente, Lia está experimentando tensão e sintomas de ansiedade ao realizar atividades programadas. Ela foi diagnosticada com transtorno de ansiedade como resultado de um exame de uma instituição médica especializada, e atualmente está se concentrado no tratamento.
Numa certa noite, Rúben astuciosamente entrou na tenda de Bila se passando por Jacó, e se deitou com ela, mas logo pela manhã seu pai já havia descoberto a farsa, e Rúbem perde o direito de ter uma herança em dobro quando ele é acusado de adultério com Bila (veja Gênesis 35:22, Gênesis 49:3–4; Deuteronômio 21:17).
Besaliel - Betsal'el - בצלאל é um personagem bíblico filho de Uri, que era filho de Hur, da tribo de Judá, sendo um artesão que trabalhou na construção do tabernáculo.
Humilhada, Bila vai se recolher para a tenda dos empregados para chorar e se despedir da vida. "Fui acordar ela de manhã, mas ela estava morta. Ninguém sabe do que ela morrer", revelará Diná (Giovanna Coimbra) à família no dia seguinte. Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia.
Por que ele chorou depois de beijá-la? Parece que uma coisa não tem a ver com a outra. O mais lógico seria ficar alegre. Mas talvez tenha sido um choro de emoção, porque após uma longa viagem, cansativa e cheia de perigos, ele agora estava entre seus parentes.
Labão concordou. Jacó trabalhou por sete anos. Mas Labão queria que sua filha mais velha, Lia, se casasse primeiro. Durante o casamento, Labão enganou Jacó e fez com que ele se casasse com Lia.
Rubem deveria ter recebido a bênção mais importante porque ele era o primogênito, no entanto, ele contaminou o leito de seu pai quando ele “dormiu com Bila, concubina de seu pai”. Por isso, ele perdeu os direitos de primogênito e sua descendência tornou-se um povo pastor de ovelhas, habitando a leste do rio Jordão.
Raquel morreu em parto no caminho da casa de Jacó. A parteira lhe fala no meio do nascimento que a criança é um menino, saindo-lhe o espírito; Raquel olhou e o chamou de Benoni, porque morreu, mas seu pai chamou-lhe de Benjamim. E foi enterrada por Jacó na estrada para Efrata, próxima a Belém (Cisjordânia).
Obviamente ela amava Jacó e se devotou a ele no casamento, embora tenha sofrido por ter sido objeto da decepção e do desprezo do marido, assim como por ter sido cúmplice de seu pai.
No Antigo Testamento, Levi é um dos doze filhos de Jacó e é o ancestral da tribo dos levitas, um dos doze grupos tribais de Israel. A palavra “Levi” em hebraico significa “junto” ou “aderido”, possivelmente fazendo referência ao fato de que Levi foi o terceiro filho de Jacó e Lia e ajudou a fortalecer sua família.
Gênesis 29:31 nos diz que "... Lia era desprezada." Ela sofria porque tinha um pai enganador e sem princípios, tinha uma irmã que a desprezava e um marido que não a amava. O seu sofrimento aumentou quando Raquel casou-se com seu esposo Jacó.