Tabita, chamada Tabitha em aramaico e Dorcas em grego, e também conhecida por Tábata, é uma personagem bíblica do Novo Testamento que vivia em Jafa, na antiga Palestina, e era conhecida pela dedicação em favor dos pobres daquela cidade, ao ponto de costurar túnicas e vestidos para viúvas necessitadas.
“E não nos cansemos de fazer o bem.” Gálatas 6:9 (Pode-se fazer o versículo em um desenho de uma camisa. Fica muito legal!) Dorcas amava muito a Jesus. Ela era uma costureira.
Então, contou‑lhes esta parábola: ― Ninguém tira um remendo de roupa nova e o costura em roupa velha. Se o fizer, estragará a roupa nova; além disso, o remendo da nova não se ajustará à velha.
O que a costureira Dorcas fazia para ajudar as pessoas?
Como pudemos ver, Dorcas fazia roupas para os necessitados como as viúvas citadas no texto. Naquela época uma viúva era uma pessoa totalmente desamparada e sem expectativa de vida, que vivia de favor, e Dorcas também era muito querida por todos como também pudemos ver.
DORCAS: A COSTUREIRA QUE ADORAVA A DEUS - Saiba quem foi Dorcas
Quem era costureira na Bíblia?
Tabita, chamada Tabitha em aramaico e Dorcas em grego, e também conhecida por Tábata, é uma personagem bíblica do Novo Testamento que vivia em Jafa, na antiga Palestina, e era conhecida pela dedicação em favor dos pobres daquela cidade, ao ponto de costurar túnicas e vestidos para viúvas necessitadas.
O atacante do Flamengo Pedro, encantou os fãs na última terça-feira ao anunciar o nascimento de suas filhas, as gêmeas Antônia e Isabela, frutos do casamento com Fernanda Nogueira. "12/08/2024.
Dorcas tinha essa habilidade de fazer roupas externas, mas também se preocupava com as roupas internas, que é cobrir a alma de quem estava precisando, vestindo por dentro e por fora. Esse coração voluntário de Dorcas fez dela uma discípula de Jesus e nos deixou um legado de amor ao próximo.
Um dia, ela ficou gravemente doente, e morreu. Como o Apóstolo Pedro estava perto de Jope, na cidade de Lida, mandaram dois discípulos pedir-lhe: “Vem depressa até nós!” Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao local onde estava o corpo de Tabita. Todas as viúvas vieram ao seu encontro.
Dorcas viveu uma vida de generosidade, compaixão e serviço ao próximo, tornando-se um símbolo inspirador de como o amor divino pode se manifestar através das ações humanas. Neste artigo, exploraremos as principais lições que podemos aprender com a vida dessa notável mulher.
Levava uma túnica “tecida toda de alto a baixo, não tinha costura”. Ela refletia a perfeição de Sua conduta. Essa perfeição fazia ressaltar o pecado e a culpa dos homens, e isto eles não podiam aceitar. Tomaram-lhe Sua túnica e, com muito mais maldade que seus antepassados, crucificaram ao Senhor Jesus.
Após seu falecimento, as viúvas que ela ajudava ficaram profundamente entristecidas. Elas prepararam seu corpo e o colocaram em um quarto alto. Ao saberem disso, os cristãos da região mandaram chamar o Apóstolo Pedro, que veio até elas.
Aprendi três lições valiosas com Dorcas. Primeiro, ela usou seu talento para o Senhor. Em seguida, ela se colocou de lado e fez tudo o que podia fazer com o que lhe fora dado. Finalmente, ela tratou a todos, especialmente os menos afortunados, com amor cristão incondicional.
Atos 9:36 Dorcas era uma mulher muito amada, que havia sempre feito o bem e ajudado os outros, especialmente os pobres. Quando morreu, os crentes mandaram chamar Pedro, que se encontrava perto, […] Dorcas era uma mulher muito amada, que havia sempre feito o bem e ajudado os outros, especialmente os pobres.
Dorcas foi chamada por Lucas de discípula, o que significa que ela era uma seguidora de Jesus Cristo. O seu amor pelo Mestre era demonstrado pelo amor e pela dedicação aos seus semelhantes, e, para isto, usou seu talento natural de costureira, auxiliando os outros na confecção de peças de vestuário.
Jesus contava em seu ministério com o apoio de muitos homens e de muitas mulheres, discípulos e discípulas, pessoas que deixavam o seu oficio para seguir o mestre.
Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.
O testemunho da ressurreição de Tabita se espalhou por toda a cidade. O milagre da vida se faz presente e permite que a vida seja proclamada. Tal qual um dia nós seremos tomados pelas mãos por nosso Senhor Jesus, que nos conduzirá à presença do Pai, Pedro conduz Tabita de volta aos santos de Jope.
Dorcas não era uma pessoa comum, ela era uma discípula; além disso Dorcas era uma mulher piedosa e cheia de boas obras, ou seja, ela era o milagre de Deus na vida de muitas pessoas. Ela não era uma mulher rica, porém muito generosa, pois fazia túnicas para as viúvas.
De acordo com a Bíblia, Dorcas era uma mulher temente a Deus e que realmente buscava seguir o mandamento de amar ao próximo e ajudar os pobres e necessitados. Para tanto, confeccionava túnicas e outras peças de vestuário as viúvas de sua região.
Dorcas (grego) e Tabita (aramaico). O seu nome tem como significado: gazela ou antílope. Dizem que o nome indica o caráter das pessoas, o que, às vezes, temos podido comprovar.
A psicóloga Fernanda Nogueira, esposa do atacante Pedro, do Flamengo, é investigada por lavagem de dinheiro e organização criminosa pela polícia civil. Ela, o pai e outras 22 pessoas foram indiciadas pela polícia civil.
No último dia 29 de julho, Pedro foi agredido com um soco por Fernández, que não gostou do comportamento do atacante no banco de reservas durante jogo contra o Atlético-MG. Ele foi demitido logo após o ocorrido.