Todas as respostas anteriores são válidas, mas, até hoje, os telespetadores recordam, com carinho, Carmosina, amiga de Tieta. Interpretada por Arlete Salles, a personagem trabalhava nos Correios e não resistia a ler as cartas que chegavam ou saíam da cidade de Santana do Agreste... através do bico de uma chaleira.
Quem era a mulher que fazia a abertura da novela Tieta?
Musa dos anos 1980 e 1990, e sempre lembrada por ser o famoso corpo da abertura da novela Tieta, a atriz Isadora Ribeiro pegou os fãs de surpresa nesta quarta-feira (12). Aos 57 anos, a artista surgiu ao natural em uma sequência de fotos clicadas na área externa de seu apartamento.
Vinte e cinco anos depois, ela volta para a cidade com um único objetivo: se vingar da família que a deserdou. Enquanto todos achavam que ela estava morta, Tieta interrompe uma missa que estava sendo rezada em sua homenagem, chocando toda a cidade.
Na história, Tieta (Claudia Ohana na primeira fase, e Betty Faria no restante da novela) é escorraçada da fictícia cidade de Santana do Agreste pelo pai, por seu comportamento liberal.
A atriz fez sucesso nos anos 1980, 1990 e 2000 na TV. Um dos personagens de maior destaque foi Laura, em Tieta (1989), escrita por Aguinaldo Silva e baseada na obra homônima de Jorge Amado. Atualmente na HBO Max, Cláudia está escalada para Beleza Fatal, novela do streaming com estreia prevista para 2024.
Um dos grandes ícones de beleza dos anos 1980, Isadora Ribeiro hoje está com 59 anos. Em 1989, a modelo foi escolhida para protagonizar as cenas sensuais de abertura da novela “Tieta”, inspirada em um romance de Jorge Amado e adaptada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn.
O Cadeirudo, figura que assustava as mulheres em noite de lua cheia, foi finalmente capturado e desmascarado graças a um plano de Mirandinha. Todos ficaram em choque ao ver que se tratava de Lurdes Maria, uma das beatas do lugar. Por essa você esperava? 👀 #AIndomada #CenasMarcantes.
Além disso, houve mudanças no romance entre Osnar (José Mayer) e Tieta, e a valorização de Maria Imaculada (Luciana Braga), que era uma das prostitutas da Casa da Luz Vermelha e, na novela, ganhou destaque por ter sido vendida ao coronel.
O ápice da disputa entre as irmãs se dá quando Tieta descobre e expõe o conteúdo da caixa misteriosa de Perpétua – tudo leva a crer que se trata do pênis de seu marido, o falecido major –, revelando publicamente a sua hipocrisia e a raiz do seu estado alucinatório.
Tieta passa a prostituir-se em cidades ao redor, em seguida de sua expulsão, depois vai para São Paulo, onde faz carreira como prostituta, tornando-se dona de um prostíbulo de luxo.
A trama dá um salto no tempo e 25 anos depois pouca coisa mudou na vida dos moradores de Santana do Agreste. Osnar (José Mayer) nunca se casou, Amintas (Roberto Bonfim) é um solteirão convicto e Timóteo (Paulo Betti) se casou com Elisa (Tássia Camargo), irmã mais nova de Tieta (Betty Faria).
Diante da guerra de egos, restou aos autores converterem o bêbado em um evangélico fervoroso na reta final da história. "Foi a forma que encontraram para acabar com o mito e o ícone que era o Bafo de Bode. Foi a forma de tirar a graça do personagem", avaliou.
- Já o mistério do Comandante Dário - continua o autor - tem uma explicação lógica, mas também é um segredo absolutamente fantástico, pois trata-se de algo totalmente inesperado. Só posso adiantar que, naquela área, afundou um navio alemão.