A doutrina kardecista, como também é chamada, questiona também a existência do mal —assim como a escuridão é a ausência da luz, o mal seria a ausência do bem, do entendimento do bem. Jesus Cristo também é diferente para o espiritismo. O católico considera Jesus como a "encarnação" de Deus na Terra.
Enquanto ponderava nestas coisas, apareceu em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz a um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.
Então, Jesus respondeu: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da (de) água e do (de) Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo. 3:5).
Chico Xavier: "Quem é Jesus? Que fizeram com o Senhor? Brasil tem que dar seu testemunho da Cruz!"
Quem foi Jesus Cristo segundo o espiritismo?
A Doutrina Espírita, ou Espiritismo, ensina que Jesus é o Espírito mais perfeito que Deus enviou à Terra, o Messias ou Mensageiro divino, Guia e Modelo da nossa Humanidade.
Para o espiritismo Jesus não é Deus, mas o espírito mais puro enviado por Deus como modelo e guia. Os princípios básicos do espiritismo são: 1) A Existência de Deus: Para o espiritismo Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom.
E o seu nome será caridade.” Chico Xavier. Hoje, no Dia da Caridade, não poderíamos deixar de falar dele, o maior símbolo da benevolência e amor ao próximo.
Acreditam os espíritas que Maria, como espírito virginal, ou seja, de alta elevação, tenha encontrado em José alguém compatível em termos espirituais e que ambos estavam à altura de receber como filho o espírito da envergadura moral e espiritual de Jesus.
O quê o Espiritismo fala sobre o nascimento de Jesus?
Enquanto boa parte dos espíritas acredita que Jesus foi concebido de modo natural, isto é, através de relação sexual entre Maria e José, outros consideram que Jesus tenha sido um agênere, isto é, tenha tido um corpo fluidicamente tornado visível e tangível.
Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do amor.
Na atmosfera do planeta terra, na psicosfera da terra. O nosso Cristo planetário está inserido nessa circunstância de espírito puro até onde nós sabemos não encarnou nenhuma vez nesses quatro e meio bilhões de anos a não ser o pequeno período que ele esteve na terra sob o nome de Jesus.
A religião cristã, formada pela filosofia cristã, constituída por ensinamentos (amor, compaixão, fraternidade...) provenientes das ideias de Jesus Cristo, fundador e considerado o maior apóstolo do cristianismo, surgiu e ficou conhecida no mundo antigo (Antiguidade).
O evangelho de Jesus Cristo é uma das suas referências morais por meio de valores como caridade e fraternidade – o próprio Cristo é uma figura de destaque na figura do orixá Oxalá. A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.
Chico Xavier é o espírita modelar porque praticamente tudo em sua vida e obra dão testemunho do sistema de valores do espiritismo kardecista, além de realizar, como nenhum outro médium, o ideal de uma "interautoria" ou parceria autoral psicógrafo versus espírito.
Então temos a religião de umbanda, que vem como uma organização. dos espíritos recentemente, porque quatro séculos é um tempo curto. nos caminhos da eternidade. Recentemente trazidos para o Brasil, eles organizaram agora, seja numa condição ou noutra.
Chico Xavier possuía diferentes tipos de mediunidade: psicofonia com transfiguração, efeitos físicos e materialização, xenoglossia ou mediunidade poliglota, desdobramento, cura, etc., mas a principal delas foi à psicografia.
Para o Espiritismo, Jesus é o modelo de ser humano mais perfeito que Deus ofereceu, para servir de guia. Neste sentido é que Allan Kardec afirma que, "para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra.
A Doutrina Espírita ou Espiritismo ensina que Jesus é o Espírito mais perfeito que Deus enviou à Terra, Guia e Modelo da nossa Humanidade (1), o Messias ou Mensageiro divino de Deus.
A adoração a Deus, no conceito espírita, tem uma ação dentro da sociedade, ou de forma mais ampla no planeta em que se vive: fazer o bem e evitar o mal.
As Testemunhas de Jeová acreditam que Jesus é o "Filho unigênito" de Deus e que sua vida começou no céu. Ele é descrito como a primeira criação de Deus e a "representação exata de Deus", mas acredita-se que seja uma entidade separada e não parte de uma Trindade.
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra. Essa mensagem teria o levado a ser crucificado pelos romanos, os dominadores da Palestina na época.
A bíblia segundo o espiritismo é considerada uma obra antiga e registra o “fundamental” da passagem de Jesus Cristo, mas com olhos, pensamentos, e uma mente racional.