Tendo como irmão Mateus, o cobrador de impostos, e sendo filho de Alfeu, Tiago Menor se diferenciava violentamente na sua ideologia política, antes de tornar discípulo de Jesus. Tiago Menor era um zelota revolucionário. Tiago Menor, apóstolo de Cristo nascido em Nazaré, primo de Jesus e Irmão de Judas Tadeu.
Outro Alfeu também é o nome do pai do publicano "Levi, filho de Alfeu" mencionado em Marcos 2:14, que, em Mateus 9:9, parece ser Mateus, o que acabou levando alguns a concluir que Tiago e Mateus poderiam ter sido irmãos.
São Simão e São Judas Tadeu, irmão de Tiago. Simão Cananeu e Judas Tadeu eram irmãos de Tiago, o Menor, e filhos de Maria de Cléofas, que foi casado com Alfeu.
São Paulo o chama "irmão" de Jesus, um epíteto que designava os parentes mais próximos da família. De fato, segundo algumas fontes, Tiago teria sido o primo de Cristo, filho de Alfeu, que era irmão de São José. Tiago também tinha um irmão, que também era discípulo de Jesus: Judas Tadeu.
Então, Levi tem seu nome mudado, muito provavelmente por Jesus. Ele passa a se chamar Mateus, que significa 'presente de Deus'. E Mateus, de fato, ele foi um presente de Deus para a Igreja e para a humanidade.
Quem foi Mateus na Bíblia (estudo bíblico) | # 111
Porque Mateus tinha dois nomes?
— Mateus teve dois nomes, Mateus e Levi. Mateus quer dizer “dom precoce” ou “conselheiro”. Ou Mateus vem de magnus, “grande”, e θεός, “Deus”, como se se dissesse “grande para Deus”, ou então vem de manus, “mão”, e de θεός, significando “mão de Deus” [1].
Mateus, também conhecido como Levi, o filho de Alfeu, é o autor desse livro. Ele era publicano, ou coletor de impostos, antes de sua vida mudar para sempre quando atendeu ao convite de Jesus Cristo de segui-Lo. (Ver Mateus 9:9; Marcos 2:14; Lucas 5:27–28; Guia para Estudo das Escrituras “Mateus”).
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
Provavelmente era chamado de “o menor” por ser de estatura menor ou por ser mais jovem que o outro Tiago. Era também chamado de “o justo”, devido a sua grande piedade. Ele trabalhou nas proximidades de Jerusalém, onde se acredita que tenha sido Bispo. Ele é o mais controverso e estudado dos apóstolos.
Depois da morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos espalharam-se pelo mundo; e Mateus foi para a Arábia e Pérsia para evangelizar aqueles povos. Porém, foi vítima de uma grande perseguição por parte dos sacerdotes locais, que mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para, depois, ser sacrificado aos deuses.
A interpretação católica geralmente defende que este Tiago deve ser identificado como sendo Tiago, filho de Alfeu, e com Tiago, irmão de Jesus, como sendo todos a mesma pessoa.
São Judas Tadeu nasceu na região da Galileia. Era filho de Alfeu e de Maria Cléofas, parentes de Jesus. Seu pai era irmão de São José e sua mãe, prima-irmã de Maria. Portanto, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus e o seu irmão Tiago, chamado "o Menor" tornou-se discípulo como ele.
O Novo Testamento (escrito originalmente em grego) nomeia Tiago, o Justo, José, Simão e Judas como os adelfos (adelphoi) de Jesus. Delphys é a palavra grega para "útero" e, por isso, adelphos significaria, literalmente, "(os) do mesmo útero" neste contexto.
Foi feito santo e chamado Maior (mais velho) para o diferenciar de outro discípulo de Jesus de mesmo nome, conhecido como Santiago Menor (mais jovem) e também de Tiago, o Justo, sendo estes últimos possivelmente a mesma pessoa: Tiago, menor; Tiago, o justo; e Tiago, irmão do Senhor.
Quem escreveu esse livro? A epístola declara que o autor é “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo” (Tiago 1:1). A tradição cristã afirma que esse Tiago, como Judas, era um dos filhos de José e Maria e, portanto, meio-irmão de Jesus Cristo (ver Mateus 13:55; Marcos 6:3; Gálatas 1:19).
Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.
Ainda assim, Jesus disse de si mesmo: “Sou manso e humilde de coração” (Mt 11:29). Ser manso não é ser indiferente. Moisés foi um dos homens mais impetuosos e apaixonados por Deus. Ainda assim, foi considerado o homem mais manso em toda a terra (Nm 12:3).
A série The Chosen, que traz a história de Jesus, tem a representação do discípulo Mateus como autista, interpretado pelo ator Paras Patel. O criador, diretor e roteirista da série, Dallas Jenkins, tem uma filha autista e, por isso, quis retratar Mateus.
Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo. São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos.
Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.
Sofreu maus tratos e foi hostilizado na Arábia e na Pérsia. Teve os olhos arrancados e foi colocado na prisão na cidade de Mirmene, onde aguardaria sua execução, a ser feita em data solene consagrada a deuses pagãos.
20 setembro, 2021. Mateus, também chamado de Levi é filho de Alfeu conforme se narra nos Evangelhos de Marcos e Lucas, era um coletor de impostos do povo hebreu, nos tempos da dominação romana, ao ouvir o chamado de Jesus, largou tudo e o seguiu. “siga-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus.
De todos os doze apóstolos, João, o Apóstolo Amado e filho de Zebedeu, tornou-se o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103, quando tinha 94 anos.