Entre 1986 e 1992, Dengue (Roberto Bettini) e Praga (Armando Moraes) foram grandes parceiros de Xuxa Meneghel no Xou da Xuxa. O enorme mosquito, vestido de amarelo e vermelho, e o homem de tartaruga eram responsáveis por ajudar a apresentadora na organização e na animação do auditório.
Armando Moraes, responsável por dar vida ao Praga, morreu vítima de infarto em 2003, aos 38 anos, no Rio de Janeiro. Porém, poucas informações sobre o assunto foram divulgadas pela imprensa e o grande público só ficou sabendo da morte do intérprete em 2013, quando Xuxa falou a respeito em sua página no Facebook.
Armando Moraes e Roberto Bettini foram os intérpretes de Praga e Dengue, famosos assistentes de palco do "Xou da Xuxa" (Globo) entre os anos 1980 e 1990.
Já Armando Moraes, que viveu o personagem “Praga”, precisou se afastar do programa em 1991, por conta de problemas de saúde que vinha sofrendo. Ele faleceu em 2003, aos 38 anos, depois de sofrer um infarto.
As gêmeas Roberta e Mariana Richard são figuras marcantes na história de Xuxa na televisão. Elas viveram as Irmãs Metralha, assistentes de palco ao lado das paquitas no "Xou da Xuxa", e aparecerão em imagens do documentário sobre a apresentadora que o Globoplay lançará nesta quinta (13).
O programa era totalmente baseado no Xou da Xuxa, mas com aspectos mais norte-americanos, ganhando algumas diferenças do programa original, pois as Paquitas receberam o nome de Pixies e Xuxa tinha a ajuda de personagens como um urso panda chamado Jelly, interpretado por E. E. Bell e Jam, o jaguar, interpretado por Mark ...
Atualmente, ele trabalha com produção de shows nacionais e internacionais em Cerejeiras, em Rondônia, São Paulo e Cabo Frio, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Aos 62 anos, ele tem três filhos que e é casado há 26 anos com Mônica Monsores, com quem tem um netinho.
Com o passar do tempo, chegariam os germânicos, os eslavos e os avaros, mas é apenas com o assentamento de comerciantes e artesãos ao redor do castelo dos Premyslidas (dinastia que unificou as tribos tchecas do território da Boêmia no século X), quando se pode falar da cidade de Praga.
Xou da Xuxa foi um programa infantil de variedades apresentado por Xuxa Meneghel na Rede Globo entre 30 de junho de 1986 a 31 de dezembro de 1992, com 2000 edições concluídas.
Entre 1986 e 1992, Dengue (Roberto Bettini) e Praga (Armando Moraes) foram grandes parceiros de Xuxa Meneghel no Xou da Xuxa. O enorme mosquito, vestido de amarelo e vermelho, e o homem de tartaruga eram responsáveis por ajudar a apresentadora na organização e na animação do auditório.
O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.
No Brasil, a primeira epidemia documentada clínica e laboratorialmente ocorreu em 1981-1982, em Boa Vista (RR), causada pelos sorotipos 1 e 4. Após quatro anos, em 1986, ocorreram epidemias atingindo o estado do Rio de Janeiro e algumas capitais da região Nordeste.
O problema, conhecido como sesamoidite, ocorre na região logo abaixo do dedão. Na última semana, ela chegou a usar uma bota ortopédica no pé esquerdo, gravando o especial de Natal da TV Globo.
Xuxa contou que descobriu que sua mãe estava com Parkinson quando Sasha tinha dois anos. A partir daí, montou todo um aparato de saúde em sua casa, para que Alda tivesse o melhor tratamento.
Apresentadora Xuxa faz reunião com diretor e acerta retorno à Globo após 14 anos. A apresentadora Xuxa Meneghel está de volta à Globo! De acordo com a Folha de S. Paulo, a Rainha dos Baixinhos acertou seu retorno para a emissora.
Praga é famosa por sua intensa vida cultural, ligada a nomes da estatura dos compositores Bedrich Smetana e Antonín Dvorák e dos escritores Franz Kafka, Rainer Maria Rilke e Jaroslav Hašek.
Há registros da existência de Praga desde muito antes de 1357. Para ser mais precisa, desde o ano de 965, quando um comerciante árabe-judeu chamado Ibrahím Ibn Jakúb mencionou a cidade em seu diário de viagem.
Ah, os anos 80 e 90... Uma época na qual um dos principais ajudantes de palco do programa infantil de maior audiência do Brasil era um homem alto que usava uma fantasia de mosquito ostentando seis braços. O nome dele?
A principal causa de morte por dengue é o chamado "choque", que se refere ao estado de choque circulatório. Nele, há uma queda acentuada da pressão arterial seguida de insuficiência circulatória grave. O quadro acontece quando líquidos escapam dos vasos sanguíneos e vão parar nos tecidos ao redor.
Eles apontam que os cidadãos em geral também são responsáveis e que o poder público — embora isso nem sempre seja tão evidente — tem uma parcela grande de culpa pela atual epidemia. O mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, põe seus ovos à beira de água parada, seja ela limpa ou não.
Hoje, mais de três décadas depois, o intérprete do personagem vive longe dos holofotes. Roberto Bettini, de 62 anos, se mudou recentemente de Rondônia, onde morou durante muito tempo, para Cabo Frio, na Região dos Lagos no Rio.
O nome "Xuxa" foi escolhido por um produtor quando ela começou a trabalhar como modelo e atriz, como uma forma de dar um toque único e memorável ao seu nome profissional. Desde então, tornou-se parte integrante da identidade e do sucesso de Xuxa como personalidade da mídia.