Um jovem, enrolado num lençol, seguia Jesus. Alguns tentaram prendê-lo, mas ele largou o lençol e fugiu nu. Em seguida, levaram Jesus até a casa do Grande Sacerdote, onde estavam reunidos os chefes dos sacerdotes, alguns líderes dos judeus e alguns mestres da Lei.
Quem era o jovem que seguia Jesus enrolado em um lençol?
A tradição cristã e alguns eruditos têm identificado o rapaz como o próprio João Marcos, tido como autor desse evangelho. Um dos argumentos é o fato de que, em outra situação de perigo, ele abandonou Paulo e Barnabé na primeira viagem missionária feita por eles (At 13:13).
Êutico foi um jovem (ou ainda adolescente) de Trôade atendido pelo apóstolo Paulo. Êutico adormeceu durante uma natural pregação longa de Paulo, ele adormeceu em sono profundo e acabou caindo do terceiro andar de uma janela.
Jesus aparece aos dois discípulos, uma das aparições de Jesus depois da ressurreição relatadas em Marcos 16. A roupa branca pode ser um sinal de que o jovem era um mensageiro de Deus, mas Marcos nada mais diz sobre ele. Em Mateus 28:5, ele é descrito como um anjo. De acordo com Lucas, seriam dois homens.
Uma das passagens mais controversas do Antigo Testamento é 2Rs 2.23-25, na qual Eliseu amaldiçoa alguns rapazinhos que zombavam de sua calvície, então, duas ursas saem da floresta e os despedaçam. O acontecimento é tão repentino e atípico que causa estranheza e desconforto no momento em que o leitor se depara com ele.
SÉRIE: TESTEMUNHAS OCULARES DA PAIXÃO DE CRISTO - O JOVEM DESNUDO #RodrigoSilva
Quem era o moço que andava com Elias antes de Eliseu?
Ele insistiu com Geazi para que aceitasse o presente e entregou os setenta quilos de prata em duas sacolas, além das duas vestes a dois dos seus servos, para que voltassem com Geazi e entregassem tudo ao profeta.
Um jovem, enrolado num lençol, seguia Jesus. Alguns tentaram prendê-lo, mas ele largou o lençol e fugiu nu. Em seguida, levaram Jesus até a casa do Grande Sacerdote, onde estavam reunidos os chefes dos sacerdotes, alguns líderes dos judeus e alguns mestres da Lei.
Segundo a Bíblia, o lenço pode ter diferentes significados e simbolismos. Em algumas passagens, como no relato da cura da mulher com fluxo de sangue, o lenço representa cura e poder divino. Em outras passagens, como na ressurreição de Lázaro, o lenço simboliza proteção e ressurreição.
Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto.
A Bíblia fala de jovens que viveram conflitos familiares, como Caim e Abel, Esaú e Jacó, e José e seus irmãos. Conta também a história de jovens rebeldes, como os filhos do sacerdote Eli e Absalão, o filho de Davi que quis tomar-lhe o trono. Mas há também jovens elogiados por sua sabedoria e fé, como Samuel e Daniel.
Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo, e foi levantado morto.
O Santo Sudário, ou Sudário de Turim, como também é conhecido, é um lençol funerário, em linho puro, que a tradição diz ter envolvido o corpo de Jesus Cristo após a sua crucificação.
O lenço embolado significava que ele havia terminado… Se o Amo se levantasse, mas deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousaria tocar à mesa… porque o lenço dobrado era um recado claro do Amo: não terminei, eu voltarei… Que delicadeza este gesto!
João seria o mais novo dos doze discípulos. Tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade à altura de ser chamado por Jesus. Consta que seria solteiro e vivia com os seus pais em Betsaida, era pescador de profissão e consertava as redes de pesca.
A peça pode ser muito importante para manter o ar quente ou frio próximo ao nosso corpo. Quando está muito calor, o lençol segura o ar mais fresco, e quando está frio, a sensação de calor é mantida debaixo das cobertas. Quem odeia arrumar a cama, não pode reclamar.
O lenço dobrado tem a ver com o “amo e o servo”, e todo menino judeu conhece a tradição. Naquela época, quando um servo colocava a mesa de jantar para o seu amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu amo desejava.
Quando ele dobrava o lenço, e deixava-o dobrado sobre a mesa, significando que 'eu sairei, mas voltarei'. Jesus com seu lenço dobrado nos deixou a mensagem maior de sua Páscoa: 'Eu fui, mas eu voltarei, eu ressuscitarei!
O Evangelho segundo São João, no capítulo 20, nos fala de um lenço que tinha sido colocado sobre a Face de Jesus quando Ele foi sepultado. Ocorre que, após a Ressurreição, quando o sepulcro foi encontrado vazio, esse lenço não estava caído a um lado, como os lençóis que tinham envolvido o Corpo de Jesus.
O capítulo 14 de Marcos é muito triste, se pensarmos no que Jesus fez e no que sofreu. Mas pode ser alegre, se tivermos em mente o plano de redenção, agora cumprido e vitorioso.
Quando Elias se pôs a orar no monte Carmelo para pedir ao Senhor que enviasse a chuva logo, mandou o jovem Jonas olhar para ver se aparecia algo no mar e, tendo olhado, lhe disse: “não se vê nada”.
Eliseu acompanhou e serviu a Elias por um tempo e, antes que fosse arrebatado em direção aos céus numa carruagem de fogo, Eliseu pediu a Elias uma "porção dobrada do espírito de Elias" como vontade de sucedê-lo na obra do Senhor.