Quem era o logos para os gregos?

O lógos dá a razão, o sentido, o valor, a causa, o fundamento de alguma coisa, o ser da coisa. É também a razão conhecendo as coisas, pensando os seres, a linguagem que diz ou profere as coisas, dizendo o sentido ou o significado delas. (Há traduções do Evangelho em que Logos é o "Verbo").
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O que era o logos para os gregos?

– O Logos (em Grego λόγος : PALAVRA), no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada – o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heraclito passou a ter um significado mais amplo.
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Quem foi logos na filosofia?

Para o filósofo grego Heráclito, o primeiro a usar o termo "logos" no contexto filosófico, logos era o conceito responsável por prover a conexão entre o discurso racional e a estrutura racional do mundo.
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O que significa no princípio era o logos e Deus era o logos?

Logos (em grego: Λόγος - "palavra"/"verbo", "discurso" ou "razão"), conhecido em português como Verbo, é um importante conceito na cristologia cristã para estabelecer a doutrina da divindade de Jesus Cristo e sua posição como Deus Filho na Trindade, como declarado no Credo Calcedoniano.
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Quem era o Verbo que estava com Deus?

No início era o Verbo, e o Verbo estava voltado para Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava, no início, voltado para Deus. Tudo foi feito por meio dele; e sem ele nada se fez do que foi feito. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens, e a luz brilha nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
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Aula 6 - Filosofia e Logos: a inteligência dos cosmos

O que era o logos para Platão?

Com o termo lógos (λόγος), Platão quer significar um relato “racio- nal”, “inteligível”, de por que a crença é verdadeira; ou seja, ele está centra- do na justificação –na razão, na explicação etc.
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Quem são os logos?

O lógos dá a razão, o sentido, o valor, a causa, o fundamento de alguma coisa, o ser da coisa. É também a razão conhecendo as coisas, pensando os seres, a linguagem que diz ou profere as coisas, dizendo o sentido ou o significado delas. (Há traduções do Evangelho em que Logos é o "Verbo").
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Qual é a diferença entre mito e logos?

O mito é o significado. O logos é a razão. Armstrong afirma que o mito se perdeu na modernidade e precisa ser resgatado pelas esferas regidas pela racionalidade. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2013.
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O que é logos para Aristóteles?

O logos é como se houvesse um “espírito de razão” nos seus textos. Para Aristóteles, o seu discurso não será convincente se você não puder provar logicamente o que está sendo dito.
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O que significa o logos de Deus?

Do latim locus Dei, 'lugar de Deus', denominação frequentemente aplicada na Idade Média a terras pertencentes à Igreja. O termo "Deus" deriva do indo-europeu Diêus e significava "brilhar" ou "dia".
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Qual a importância do logos?

A função do logotipo é identificar a empresa, produto ou serviço, de forma única. Ele deve traduzir a personalidade da marca e a essência do negócio em uma representação visual bonita, funcional e que se destaque dos concorrentes aos olhos do consumidor.
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Qual a importância de logos?

Os logos ajudam na criação de uma identidade de marca para uma empresa ou negócio porque as funções principais de um logo são inspirar confiança, reconhecimento e admiração por um negócio ou produto.
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O que significa logos em latim?

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O que significa ethos em filosofia?

Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser; “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
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Qual era a tríade aristotélica?

Segundo essa ordem de considerações, à tríade aristotélica – monarquia, aristocracia, democracia –, funda- da num critério quantitativo e referida à elaboração de experiên- cias históricas, sucede a tipologia moderna, alicerçada em princí- pios qualitativos, elaborada por Montesquieu a partir da herança de Maquiavel.
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Qual era o papel dos sofistas na passagem do mito ao logos?

Os sofistas libertam o discurso (logos) da natureza (physis). Platão sub- trai o discurso da autoridade do orador, ao qual os sofistas o tinham submetido. O mito platônico renova a arte de dizer.
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Como ocorreu a passagem do mito ao logos na Grécia antiga?

A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. O modo de vida fechado do povo grego facilitou a passagem do Mito ao Logos.
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O que marcou a transição do mitos para o logos?

Fatores como: navegações, invenção da moeda, da escrita, das leis e principalmente da “pólis” (cidade), somados a insatisfação intelectual em relação à forma de como compreendiam o mundo, possibilitaram o estabelecimento de um modo mais coerente de pensar a realidade.
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Quem criou o termo logos?

Para o filósofo grego Heráclito, o primeiro a usar o termo "logos" no contexto filosófico, logos era o conceito responsável por prover a conexão entre o discurso racional e a estrutura racional do mundo. Heráclito sugere a existência do logos como uma entidade universal independente.
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O que é criação de logos?

A criação de um logo é uma arte que representa uma marca através de um símbolo gráfico. Um bom logotipo é simples, memorável e atemporal. Além disso, transmite os valores da sua empresa.
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Por que Jesus é a palavra?

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O que Sócrates buscava ao se perguntar sobre o logos de algo?

Sócrates busca responder a questão de qual é o ser, a natureza última, a essência do homem. A essa pergunta Sócrates responde que o homem é a sua alma, e a alma do homem é a sua razão.
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O que é logos para os pré-socráticos?

O logos corresponde a uma racionalidade que governa a natureza, uma harmonia íntima que parece organizar a physis e que foi percebida pelos primeiros filósofos. Assim, os pré-socráticos passaram a “dar ouvidos ao logos“, e não mais à tradição mitológica. Essa forma de pensar marcou a civilização ocidental.
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O que é o logos para Parmênides?

A tensão se expressa no aparecimento de uma palavra nova: o verbo μυθολογεῖν. Ao diferenciar-se a palavra de “autoridade” do argumento “racional”, justificado, pode-se então qualificar negativamente um “discurso” (logos) como sendo não-argumentativo.
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Qual a origem da palavra logo?

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