De acordo com a mitologia grega, Urano seria o deus do céu e esposo de Gaia, deusa da terra. Da sua união teriam nascido os seis Titãs, os três Ciclopes, as seis Titânides e os três Hecatonquiros.
Ao todo, eram doze os filhos e filhas de Gaia e Urano: os Titãs eram Oceano, Crio, Ceos, Hiperião, Jápeto e Cronos. As Titânides, Téia, Réia, Têmis, Mnemosina, Febe e Tétis.
Gaia, Urano e a sua descendência (Cronos, por exemplo, é o pai de Zeus, considerado o deus dos deuses) são referidos como divindades primordiais, das quais terão derivado as diversas famílias de deuses gregos – por esta razão, Gaia é uma das primeiras divindades a integrar a morada dos deuses.
Na mitologia grega gaia é a personificação da Terra como deusa. Segundo as crenças da Grécia mitológica, no principio havia um grande vazio chamado Caos, e todas as coisas estavam vinculadas, umas às outras.
Gaia foi considerada a mãe de Urano (o céu estrelado) e também se casou com ele. Juntos, Gaia e Urano deram à luz os Titãs, os Ciclopes e os Hecatônquiros, todas figuras importantes na mitologia grega. No entanto, sua relação com Urano rapidamente se deteriorou devido à tirania dele sobre seus filhos.
GAIA: MÃETERRA E DEUSA PRIMORDIAL - MITOLOGIA GREGA
Qual era a teoria de Gaia?
O sistema Gaia mantém, de acordo com a teoria, uma série de variáveis ambientais constantes numa escala global (por exemplo, temperatura, composição química atmosférica, pH e salinidade dos oceanos etc.), ou seja, uma homeostase planetária que conservaria as condições do planeta Terra adequadas para a vida.
Um cristão chamado Gaio é mencionado na Macedônia como sendo companheiro de Paulo em sua terceira viagem missionária juntamente com Aristarco (Atos 19:29). No capítulo seguinte, um Gaio de Derbe é listado como um dos sete companheiros de viagem de Paulo que esperaram por ele na Trôade (Atos 20:4).
Nascida do Caos, Gaia, foi aquela que trouxe a ordem, a organização. Gerando a paz e a harmonia nos cosmos acabando com a desordem e destruição que tudo de encontrava. Gaia então é uma das primeiras divindades a integrar a morada dos deuses. Essa peça traz em si toda a força e significado da Mãe Terra.
Gaia, a segunda divindade primordial segundo a mitologia grega, surgiu apenas depois de Caos, representando a Terra. Com uma enorme potencialidade geradora, Gaia gera pontos, montanhas e seu principal filho e posterior esposo, Urano. Com Urano, que representa os céus, Gaia tem vários filhos.
Com Urano, Gaia gerou os 12 titãs: Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis; por fim nasceu Cronos, o mais novo e mais terrível dos seus filhos, que odiava a luxúria do seu pai.
O nome Gaia tem origem grega e está associado à personificação feminina da Terra na mitologia grega. Gaia é considerada a mãe primordial, responsável pela criação e fertilidade da natureza. O nome Gaia carrega consigo um forte vínculo com a natureza e sua essência vital.
Sabendo que um dia um de seus filhos tomaria o poder, Urano passou a odiá-los, mantendo-os presos no interior de Gaia. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Certa vez Gaia pediu a seu filho Cronos que a ajudasse, então Cronos castrou violentamente seu pai Urano.
Gaia é, acima de tudo, fertilidade e abundância, fertilidade pois Ela é a força criadora de todas as formas de vida, e abundância pois tudo está Nela e tudo pertence à Ela, a fartura, a alegria, o amor, tudo isso nos é dado pela Grande Mãe, cabe a nós desfrutar de tudo.
Atena era a filha favorita de Zeus, seu pai, sendo fruto da relação dele com a primeira esposa, chamada Métis. Diz a lenda que Zeus enganou Métis, engolindo-a quando essa se transformou em uma mosca. O pai dos deuses fez isso com medo de que, segundo um oráculo, Atena pudesse nascer muito mais forte que ele próprio.
De acordo com a mitologia grega, Urano seria o deus do céu e esposo de Gaia, deusa da terra. Da sua união teriam nascido os seis Titãs, os três Ciclopes, as seis Titânides e os três Hecatonquiros.
Gaia, Geia ou Gé (em grego: Γαία, transl.: Gaía), na mitologia grega, é a Mãe-Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora imensa. Segundo Hesíodo, no princípio surge o Caos (o vazio) e dele nascem Gaia, Tártaro (o abismo), Eros (o amor), Érebo (as trevas) e Nix (a noite).
Uma equipe de cientistas liderada por Sasha Hinkley, da Universidade de Exter, identificou o primeiro exoplaneta diretamente observado pela missão Gaia, da Agência Espacial Europeia. Ele orbita a estrela HD 206893, a cerca de 130 anos-luz da Terra — e, curiosamente, parece realizar fusão nuclear em seu interior.
Gaia, explica Rodrigo Petronio, é o "conceito que conduz todas as conferências" e tem uma influência direta do pensador James Lovelock. "A ideia básica de Lovelock na teoria Gaia é que Gaia seria um sistema, mas um sistema que tem uma espécie de auto-organização extremamente sofisticada, nuançada e instável.