DJ Kool Herc: o “pai” do hip hop vai ser homenageado pelo Rock & Roll Hall of Fame. Considerado o primeiro impulsionador da cultura hip hop, o pioneiro DJ Kool Herc está entre os nomes que vão ser homenageados na cerimónia deste ano do Rock & Roll Hall of Fame, marcada para o dia 3 de Novembro.
Enquanto DJ Kool Herc é considerado o pai da "cultura hip hop", inclusive pela própria Universal Zulu Nation, que é a organização fundada por Afrika Bambaataa que é considerado o "padrinho" da cultura hip hop por ter sido o maior responsável pela difusão do termo "hip hop" a partir do início da década de 80 ao ...
Jay-Z foi eleito o maior rapper de todos os tempos em um ranking elaborado pela Billboard e Vibe. Kendrick Lamar, Nas e Tupac também encabeçam a lista. A rapper Nicki Minaj é a única representante feminina nas dez primeiras posições. Ela ocupa o décimo lugar.
O AMIGO ASSASSlN0 DO FILME DO 50 CENT NA VIDA REAL
Quem foi o inventor do rap?
Os primeiros rappers a terem sucesso foram o DJ Hum e Thayde. Depois deles vieram nomes como Racionais MCs, Planet HEmp, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Cambio Negros, Xis & Dentinho e o Gabriel, O Pensador, que até hoje é uma referência incontestada.
O DJ Afrika Bambaataa estabeleceu os pilares essenciais da cultura Hip-Hop: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti, outros elementos incluem a moda hip hop e gírias.
Nos anos iniciais nos Estados Unidos, os grupos pioneiros e de grande influência foram o Afrika Bambaataa, Kool Herc e, logo em seguida, Public Enemy, A Tribe Called Quest, Arrested Development e outros.
A palavra “hip” é utilizada desde 1898 para se referir a algo atual, acontecendo no exato momento em que é falada. Já o “hop” faz referência ao movimento de dança. Além de Afrika Bambaataa, Keith “Cowboy” Wiggins e Grandmaster Flash são referenciados como os primeiros utilizadores do termo “Hip Hop”, no ano de 1978.
Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj's e Mc's, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).
O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break). O rap, sigla derivada de "rhythm and poetry" (ritmo e poesia), é a música do Movimento e constitui o seu elemento de maior destaque.
O padrinho do Hip Hop, Afrika Bambaataa, fundador da Zulu Nation, foi o responsável pela introdução do que é considerado o quinto elemento: o conhecimento. Com o lema de “paz, amor, união e diversão” esta organização promoveu o apaziguamento de várias disputas de gangues dos guettos estadunidenses.
Paulo - James Brown se intitula `o pai do rap' - 21/10/1994. O cantor e compositor norte-americano James Brown, 66 (ou 60, segundo o próprio Brown), faz quatro megashows durante o Free Jazz Festival.
Em 11 de agosto de 1973, Cindy e seu irmão Clive, mais conhecido como DJ Kool Herc, organizaram uma festa num prédio de apartamentos de Nova York. Foi o nascimento de um gênero musical que conquistou o mundo.
O hip-hop, enquanto movimento, aborda em suas letras, questões como: drogas, tráficos, violência, exclusão, etc. O que reforça ainda mais a idéia de associação dos jovens rappers ao uso de drogas e à criminalidade.
Os irmãos DJ Kool Herc e Cindy Campbell dizem que o hip hop surgiu de fato no dia 11 de agosto de 1973, mais precisamente na avenida Sedgwick nº 1520 no Bairro do Bronx, Nova York, numa festa que reuniu a juventude negra da região.
O termo hip hop foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, o outro na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip).
A diferença é que rap é uma música, um elemento do hiphop e quem canta é o mestre de cerimônia (MC); e o hiphop é a cultura em si, que aglutina os outros elementos, como o grafitte, a dança de rua (Break) e o DJ, e juntos com o MC trabalham para trazer novas perspectivas de vida pra quem se sente desamparado pelo ...
O jamaicano Kool Herc, apelido de Clive Campbell, é considerado o pai do hip-hop. Precursor do movimento que explodiria nos anos 1990, Kool se mudou para os Estados Unidos no início da década de 1960.
O rap se popularizou no Brasil por volta dos anos 1990. Influenciados pelo hip hop americano, os jovens das periferias de São Paulo passaram a usar o estilo musical como uma forma de relatar as dificuldades enfrentadas por aqueles que viviam na periferia.
Foi nesse contexto que, na noite de 11 de agosto de 1973, em um salão de festa na Av. Sedgwick, número 1520, no bairro do Bronx, em Nova Iorque, dois irmãos nascidos na Jamaica uniram em uma mesma festa os quatro elementos que juntos formariam e caracterizariam a partir dali o hip-hop.
Isso mesmo! Conforme disse o dj americano, Afrika Bambaaataa, a cultura hip hop é dividida em quatro pilares principais: o rap (a música), o Dj(aquele que ajuda na criação da música), breakdance (a dança) e o grafitti (a arte em forma de pinturas).