Os perizeus ou ferezeus (em hebraico: והפרזי) são um grupo de pessoas mencionado diversas vezes na Bíblia como tendo habitado em Canaã antes da chegada dos judeus.
Os jebuseus (em hebraico: יְבוּסִי, moderno Yvusiy, tiberiano Yəḇûsî; árabe: يبسين) foram, de acordo com a Bíblia hebraica, uma tribo cananeia que vivia em Jerusalém (cidade que haviam fundado) antes da sua ocupação pelo rei Davi, narrada no livro de II Samuel 5:6-9; o Livro dos Reis afirma que Jerusalém era conhecida ...
A viagem de Ur, na Caldéia, para o norte, fora o primeiro lance, em busca de melhores terras. Nesse período anterior da vida na Terra de Canaã, os únicos habitantes da região eram os cananeus, como nação.
Girgaseus são os inimigos que afrontam a nossa alma, impedindo-a de ser moldada com humildade nas mãos de Jesus. Quando entendemos isso, passamos a cooperar para o nosso próprio crescimento espiritual, pois nos humilhamos diante dEle e nos rendemos à Sua vontade.
Os perizeus ou ferezeus (em hebraico: והפרזי) são um grupo de pessoas mencionado diversas vezes na Bíblia como tendo habitado em Canaã antes da chegada dos judeus.
Gergashi, em hebraico: גרגשי (pronuncia-se Girgâshîy), significa "vivendo em solo arenoso", foi um dos filhos de Canaã, filho de Cam e, posteriormente, filho de Noé.
“A Palestina tem vivido, desde a criação de Israel (1948), uma situação de conflito endêmico. Uma guerra teve início no dia seguinte à criação do Estado. Mais duas ocorreram nas décadas seguintes (Guerra dos 7 dias e Guerra do Yom Kippur), todas vencidas por Israel”, frisa o professor Philippe.
Os hebreus são considerados os antecessores do povo judeu, que historicamente reivindica a região da Palestina como sua terra ancestral. Eles estabeleceram uma nação e procuraram preservar sua identidade cultural ao longo dos séculos. Os filisteus, por sua vez, desapareceram como povo definido no decorrer da história.
Os palestinos são os árabes levantinos de religião cristã e muçulmana cujas famílias habitavam o atual território de Israel, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza antes de 1948. Seus antepassados foram parte do Império Otomano até a Primeira Guerra Mundial e do Mandato Britânico nas décadas posteriores.
Ao tempo em que Jacó retorna com sua família para Canaã, Gênesis 34 descreve os heveus como os governantes da região de Siquém. A partir do livro de Josué, sabemos que os heveus foram um dos sete grupos nacionais que vivem na terra de Canaã quando os Israelitas, em Josué, iniciaram a sua conquista da terra (Josué 9:1).
Os hititas eram um povo indo-europeu que, no II milénio a.C., fundou um poderoso império na Anatólia central (atual Turquia), cuja queda data dos séculos XIII-XII a.C.. Na sua extensão máxima, o Império Hitita compreendia a Anatólia, atualmente parte da Turquia e regiões do Líbano e Síria.
Isso porque os povos que ali viviam não eram nada santos. Pelo contrário, eram imorais, violentos e idólatras, praticando toda sorte de profanação e ofensas ao nome de Deus.
Já se sabia que, há milhares de anos, os cananeus viveram em uma parte do mundo que, hoje, corresponde a Israel, Palestina, Líbano, Síria e Jordânia. Lá, estabeleceram uma cultura influente no Oriente Médio e arredores.
Palestina é um nome pagão, relacionado à terra e ao povo filisteu que foi dado à Judeia, posteriormente ao tempo de Jesus, com o objetivo de anular, de maneira difamatória, a cosmovisão judaica daqueles revoltosos habitantes.
Pela tradição cristã, Jesus Cristo nasceu na cidade Palestina, onde, até ano passado, a época do Natal era um tempo de festa e de luzes. Mas, agora, o cenário está bem diferente. Perto da Praça da Manjedoura, um dos pontos turísticos de Belém, decorações apagadas e ruas vazias.
Palestinos são as pessoas árabes levantinas e seus descendentes de religião cristã e muçulmana, além de ateus, que habitavam historicamente o que é hoje Israel e os territórios palestinos (havia judeus também, mas eles se identificam como israelenses).
Onde estavam os judeus antes de haver um Estado de Israel?
Em meados do século 19, a maior parte dos judeus se encontrava nos países da Europa oriental, como a Polônia, a Lituânia, a Hungria e a Rússia. Nessa época, a antiga Israel era uma província do Império turco, denominada Palestina.
Quem chegou primeiro os israelenses ou os palestinos?
A Palestina foi conquistada pelos hebreus ou israelitas (mais tarde também conhecidos como judeus) por volta de 1200 a.C., depois que aquele povo se retirou do Egito, onde vivera por alguns séculos.
A Palestina era, nos séculos 19 e 20, antes do nascimento do Estado de Israel, em 1948, um território habitado por centenas de milhares de pessoas e vivia, segundo a Enciclopédia Britannica, "um renascimento árabe". A localização da Palestina a tornava um local estratégico do ponto de vista comercial.
Estes foram os clãs descendentes dos filhos sobreviventes de Judá: O clã selanita, assim chamado por causa de seu antepassado Selá. O clã perezita, assim chamado por causa de seu antepassado Perez.
Quem habitava na terra de Canaã antes dos hebreus?
Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram a terra povoada pelos cananeus (povos originários da região) e filisteus. A narrativa bíblica conta que a região teria sido conquistada em uma campanha militar feita sob a liderança de Josué.