Tirésias (em grego clássico: Τειρεσίας; romaniz.: Teiresías), na mitologia grega, foi um famoso profeta cego de Tebas — famoso por ter passado sete anos transformado numa mulher. Era filho do pastor Everes e da ninfa Caricló. É uma das personagens da Odisseia de Homero e interagiu com o herói Ulisses.
Aías já estava cego por causa da velhice, 5 mas o Senhor tinha-o avisado de que a mulher de Jeroboão iria consultá-lo acerca do seu filho, que estava doente. O Senhor disse-lhe também o que devia responder e avisou-o de que ela iria disfarçada.
Ele deveria fazer contato com o homem que viria a Damasco e o qual Deus pretendia usar para levar o evangelho aos gentios. O Senhor falou com Ananias em uma visão e o capacitou de forma que pudesse impor as mãos sobre um homem cego que precisava recuperar a sua visão.
Em I Reis 11, lemos que o profeta Aías disse a um homem chamado Jeroboão, da tribo de Efraim, que trabalhava para Salomão, que Jeroboão seria rei sobre dez das tribos de Israel.
Ela é mencionada em I Reis 14, que descreve como ela visitou o profeta Aías. Seu filho Abias estava doente e, seguindo as instruções de seu marido Jeroboão I, ela se disfarçou e foi até Aías. Embora Aías fosse cego, Deus disse a ele que ela viria e deu a ele uma mensagem para ela.
Quem foi AÍAS - O profeta de Siló (História da Bíblia Explicada)
Quem foi Jeroboão com Salomão?
Jeroboão I, também chamado de Ben-Serua, foi o primeiro rei de Israel após a divisão do Reino de Israel em dois novos reinos. Foi o Primeiro Rei da Dinastia II de Israel. Pertencia à Tribo de Efraim, seu pai chamava-se Nebate e sua mãe Zeruá. Ainda jovem, serviu ao rei Salomão como chefe dos servos da tribo de José.
Era filho de Eliada. Começou a carreira servindo o rei Hadadezer de Zobá. Quiçá pelo tempo da vitória de Davi sobre Hadadezer (984 a.C.), abandonou seu mestre e virou o chefe de um grupo de piratas.
O pecado de Jeroboão consistiu na cisão do reino e do culto oficial deslocado de Jerusalém para os dois santuários de Betel e Dan. Além disso Jeroboão estabeleceu sacerdotes dentre o povo que não eram da família de Levi (1Rs 12,31; 13,33-34).
Qual foi a resposta do profeta à mulher de Jeroboão?
2 E disse Jeroboão a sua mulher: Levanta-te agora, e disfarça-te, para que não saibam que és mulher de Jeroboão, e vai a Siló. Eis que lá está o profeta Aías, o qual falou de mim, que eu seria rei sobre este povo.
Ele tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres perverteram-lhe o coração. Sendo já velho, suas mulheres perverteram-lhe o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não foi perfeito para com Jeová, seu Deus, como o fora o coração de Davi, seu pai.
Paulo ficou três dias sem enxergar o mundo exterior porque estava sendo instruído pelo próprio Senhor. É um modo de dizer para que saibamos que ele não recebeu o Evangelho da boca de um homem, nem por meio de um homem, como ele mesmo o afirma, mas recebeu-o do próprio Jesus Cristo que lho revelou.
Qual foi o profeta que pulou sem tocar os pés no chão?
Com isso Pedro tomou o coxo pela mão e o ajudou a levantar-se. Ao fazer isso, os pés e os tornozelos do homem foram curados e ficaram tão fortes que ele se levantou de um pulo e começou a caminhar! Então, caminhando, pulando e louvando a Deus, entrou no pátio do templo com eles.
O que o profeta Isaías disse à mulher de Jeroboão?
O SENHOR, porém, tinha dito a Aías: “A esposa de Jeroboão virá aqui, fingindo que é outra pessoa. Perguntará a respeito do filho dela, pois ele está doente. Transmita-lhe a resposta que eu darei a você”.
Quando Saulo se levantou do chão, percebeu que estava cego. Ele teve de ser conduzido para Damasco e esteve lá três dias cego; ele ficou sem comer e beber. Ora, havia em Damasco um crente chamado Ananias. O Senhor falou com ele numa visão: “Ananias!” “Pronto, Senhor!”, respondeu ele.
Saiba mais sobre nós. Jeroboão é ferido e depois curado por um profeta de Judá — O profeta transmite sua mensagem, é desviado do caminho por um profeta de Betel e é morto por um leão por sua desobediência — Jeroboão continua a adoração falsa em Israel.
O primeiro livro de Crônicas acrescenta que Jeroboão reinou durante cerca de duas décadas e passou o trono ao seu filho Nabade. Ele, porém, não ficou sequer dois anos à frente de Israel. O rapaz foi brutalmente assassinado, colocando fim à sua dinastia.
Também Jeroboão, filho de Nebate, se rebelou contra o rei. Ele era um dos oficiais de Salomão, um efraimita de Zeredá e cuja mãe se chamava Zerua, que era viúva. Foi assim que ele se rebelou contra o rei: Salomão tinha construído o Milo e havia tapado a abertura no muro da Cidade de Davi, o seu pai.
Jeroboão teve problemas na convivência com Salomão, inclusive provocou uma revolta contra o reinado dele, foi derrotado e por isso fugiu para o Egito. Uma década depois que Salomão morreu, ele retornou para sua terra. Foi quando as dez tribos de Israel chamaram Jeroboão, para sucedê-lo no trono.
Quais foram os pecados de Jeroboão, filho de Nebate?
Mas ele não abandonou os pecados do rei Jeroboão, filho de Nebate, que levou o povo de Israel a cometer o pecado de adorar os touros de ouro que ele havia colocado em Betel e em Dã. O SENHOR Deus disse a Jeú: — Você fez com os descendentes de Acabe tudo aquilo que eu queria que fizesse.
"Deus também fez com que Rezom, filho de Eliada, se virasse contra Salomão. Rezom havia fugido do seu patrão, o rei Hadadezer, de Zoba, e tinha se tornado chefe de uma turma de bandidos", diz o 11º capítulo do primeiro livro de Reis. "Rezom foi inimigo de Israel durante toda a vida de Salomão.
Rezom (Nando Rodrigues) não vai desistir tão fácil de impor uma grande derrota a Salomão (Guilherme Dellorto) em Reis. Nos últimos capítulos da novela bíblica da Record, ele vai ser visto nas fronteiras de Israel. O vilão vai se juntar a outros monarcas da região para fazer uma investida contra Jerusalém.
Rezon, filho de Eliadá, tinha fugido do seu soberano, Hadad-Ézer, rei de Sobá . Depois de David ter derrotado Hadad-Ézer, Rezon reuniu alguns homens e tornou-se chefe duma quadrilha. Rezon e os seus homens foram viver para Damasco e ali a quadrilha proclamou-o rei 25 e tornou-se rei da Síria .