Somente os sacerdotes levitas poderiam transportar e tocar na arca, e apenas o sumo-sacerdote, uma vez por ano, no dia da expiação, quando a Luz de Shekiná se manifestava, entrava no santíssimo do templo. Estando ele em pecado, morreria instantaneamente.
Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre.
Saiba mais sobre nós. Davi leva a arca para a cidade de Davi — Uzá é ferido e morto por tocar na arca para firmá-la — Davi dança diante do Senhor, causando ruptura de seu relacionamento com Mical.
Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre.
— O sacerdote não deverá tocar num morto porque, se fizer isso, ficará impuro. Mas poderá tocar no cadáver do pai ou da mãe, ou de um filho, ou de um irmão, ou de uma irmã solteira.
Uzá morreu por causa dos erros cometidos no transporte da arca. Como conhecedores da Palavra do Altíssimo, os representantes de Israel não se atentaram ao fato de que ela só podia ser carregada nos ombros dos levitas, e não em um carro de bois (Dt 10.8; 1Cr 15.15).
Quantas pessoas morreram por olhar dentro da arca da aliança?
19 E feriu o Senhor os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor, até matar do povo cinquenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o Senhor fizera tão grande matança entre o povo.
Muito se questiona sobre Uzá, que embora sendo levita, foi punido com a morte por haver tocado na Arca da aliança quando os bois tropeçaram no caminho a Jerusalém, no reinado de Davi.
Esse local só poderia ser visitado por um sumo sacerdote que fazia anualmente um sacrifício de expiação dos pecados do povo hebreu. Qualquer pessoa não autorizada a entrar nesse local morria fulminada pela presença de Deus, segundo a narrativa bíblica.
Obede-Edom era um homem geteu (Gate-Hefer, Gate-Rimom; provavelmente não pode ser Gate filisteia pois era levita), em cuja casa foi guardada a Arca da Aliança. Ele teve oito filhos, e vários netos.
14 Então os sacerdotes e os levitas se consagraram a fim de trazer para Jerusalém a arca do Senhor, Deus de Israel. 15 Os levitas carregaram a arca de Deus sobre os ombros, usando as varas presas a ela, conforme o Senhor havia instruído por meio de Moisés.
Porque não se pode olhar dentro da arca da aliança?
1- Choro e Morte 1Sm 6: 19 Feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, sim, feriu deles setenta homens; então, o povo chorou, porquanto o SENHOR fizera tão grande morticínio entre eles.
Levita tenta evitar que o objeto sagrado caia do carro de bois e a ira do Senhor se acende contra ele. O povo de Israel festeja enquanto a Arca da Aliança é levada para Jerusalém. O caminho esburacado faz uma das rodas do carro de bois se soltar. Uzá toca no objeto sagrado e faz a ira do Senhor se acender contra ele.
O que acontece com quem olha dentro da arca da aliança?
O SENHOR feriu os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, matando setenta deles. Então o povo chorou, porque o SENHOR tinha feito tão grande matança entre eles.
9 Quando chegaram à eira de Quidom, Uzá esticou o braço e segurou a arca, porque os bois haviam tropeçado. 10 A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá, e ele o feriu por ter tocado na arca. Uzá morreu ali mesmo, diante de Deus. 11 Davi ficou contrariado porque o Senhor, em sua ira, havia fulminado Uzá.
Mas estas são as que vocês não poderão comer: a águia, o urubu, a águia-marinha, o açor, o falcão de qualquer espécie, o corvo, segundo a sua espécie, o avestruz, a coruja, a gaivota, o gavião de qualquer espécie, o mocho, o íbis, a gralha, os pelicanos, o abutre, o corvomarinho, a cegonha, a garça de qualquer espécie, ...
Quando o corpo entra em processo de decomposição, as bactérias proliferam e podem causar infecções sérias, principalmente em pessoas que estejam com o sistema imunológico debilitado. Nesses casos, um simples corte na pele da pessoa que tocou o morto pode favorecer a entrada de agentes patogênicos em seu organismo.