Saiba mais sobre nós. Davi leva a arca para a cidade de Davi — Uzá é ferido e morto por tocar na arca para firmá-la — Davi dança diante do Senhor, causando ruptura de seu relacionamento com Mical. 1 E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
Uzá era irmão de Eleazar e Aiô, e estes, filhos de Abinadabe, morador de Quiriate-Jearim (cf. 2 Sm 6:3). Também há possibilidade de Uzá ter sido sobrinho de Davi (cf. 1 Sm 16:6-8), mas não podemos afirmar com muita certeza por não encontrarmos mais detalhes a seu respeito.
Como lemos, os bois que puxavam o carro que transportava a arca tropeçaram, e Uza cometeu o erro de estender sua mão para segurar a Arca de forma a impedir que ela caísse.
Uza (em árabe: عزى; romaniz.: Uzza), na Arábia pré-islâmica, era uma deusa adorada no mundo árabe até a Jordânia, próxima a Israel, principalmente pelos nabateus, era responsável pela chuva de inverno que trazia fertilidade e assegurava a vida no meio do deserto, principalmente em sua cidade de maior culto, Petra.
QUEM FOI UZÁ NA BÍBLIA: DESCUBRA POR QUE UZÁ MORREU AO TOCAR NA ARCA DA ALIANÇA
Onde ficava a cidade de Uz na Bíblia?
As duas localizações mais prováveis para a Terra de Uz estão na Arábia, a leste de Petra (hoje, noroeste da Arábia Saudita) ou mais provavelmente em Basã, a leste do mar da Galileia e ao sul de Damasco (hoje, oeste da Jordânia, ou sul da Síria).
A morte de Uzá causou tal impressão, que a arca não foi levada mais longe, sendo mudado o nome do sítio em Perez-Uzá, que quer dizer a 'infração de Uzá' (2 Sm 6.8 – 1 Cr 13.11).
Por que Uzá morreu quando tocou na Arca da Aliança?
Uzá morreu por não cumprir os critérios que Deus tinha estabelecido na Lei acerca do transporta da Arca da Aliança – que representa o Trono de Deus – pois, não era para ser carregada em carro de bois.
Por que a arca tinha que ser carregada nos ombros?
Embora Deus tivesse ordenado carregar a Arca nos ombros, niguem atentou para a ordem de Deus. Colocaram a Arca num carro de Boi. Carregar a Arca nos ombros requer um sacrifício, um esforço, mas quizeram facilidade. Assim nos dias de hoje tambem, queremos facilidade e trazer a presença de Deus de qualquer jeito.
— O sacerdote não deverá tocar num morto porque, se fizer isso, ficará impuro. Mas poderá tocar no cadáver do pai ou da mãe, ou de um filho, ou de um irmão, ou de uma irmã solteira.
Ao tocar na Arca, Uzá, embora involuntariamente, tratou o sagrado como comum. Este ato de irreverência não poderia ser ignorado porque minava o próprio conceito de santidade de Deus e a necessidade de se aproximar Dele em Seus termos.
Obede-Edom é mencionado em 1 Crônicas como um levita que desempenhou várias funções no serviço do templo. Ele foi porteiro e músico, participando ativamente nas atividades litúrgicas.
Muito se questiona sobre Uzá, que embora sendo levita, foi punido com a morte por haver tocado na Arca da aliança quando os bois tropeçaram no caminho a Jerusalém, no reinado de Davi.
O anseio pela presença de Deus em Jerusalém levou Davi a fazer uma grande expedição para buscar a arca. Riquezas, reconhecimento, poder e prosperidade não eram substitutos da presença de Deus. Mais do que coisas, Davi ansiava pela presença de Deus. Mais do que bênçãos, Davi desejava o abençoador.
Uzá é mencionado principalmente no livro de 2 Samuel e em 1 Crônicas. Sua história é particularmente notável no contexto do transporte da Arca da Aliança, onde seu nome é associado a um evento trágico que destaca a santidade da presença de Deus e a importância do respeito às suas instruções.
Abinadabe ou Abnadabe, no hebraico, significa " pai da generosidade", nome dado a várias pessoas na Bíblia. Um dos sete filhos de Jessé, que era pai de Davi, e um dos três que seguiram a Saul contra os filisteus (I Samuel 17:13). Era também um dos filhos de Saul que foi morto na batalha de Gilboa contra os filisteus.
A terra de Uz (em hebraico: ארץ עוץ) é um local mencionado no Antigo Testamento, mais notavelmente no livro de Jó, que inicia-se com a seguinte frase: "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó".
Uzá morreu por causa dos erros cometidos no transporte da arca. Como conhecedores da Palavra do Altíssimo, os representantes de Israel não se atentaram ao fato de que ela só podia ser carregada nos ombros dos levitas, e não em um carro de bois (Dt 10.8; 1Cr 15.15).
Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca.
9 Quando chegaram à eira de Quidom, Uzá esticou o braço e segurou a arca, porque os bois haviam tropeçado. 10 A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá, e ele o feriu por ter tocado na arca. Uzá morreu ali mesmo, diante de Deus.
Somente os sacerdotes levitas poderiam transportar e tocar na arca, e apenas o sumo-sacerdote, uma vez por ano, no dia da expiação, quando a Luz de Shekiná se manifestava, entrava no santíssimo do templo. Estando ele em pecado, morreria instantaneamente.
Porque só os levitas podiam carregar a Arca da Aliança?
Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre. Então Davi chamou todo o povo de Israel a Jerusalém a fim de trazer a arca da aliança para o lugar que ele havia preparado para ela.