De acordo com o autor bíblico, o primeiro altar que se tem conhecimento foi construído por Noé: “E Noé levantou um altar ao Senhor: tomou de todos os animais puros e de todas as aves puras, e ofereceu-os em holocausto ao Senhor sobre o altar” (Gn 8,20).
Com essas pedras Elias reconstruiu o altar para a adoração do SENHOR. Depois cavou em volta uma valeta em que cabiam mais ou menos doze litros de água. Em seguida colocou lenha no altar, cortou o touro em pedaços e os pôs em cima da lenha.
Abraão edificou quatro altares, erguidos ao longo de sua jornada de amizade com Deus. Cada um aponta para um aspecto do reino, onde o Senhor está buscando os verdadeiros adoradores que “... adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem” (Jo. 4:23).
Portanto, quando Abraão prepara o altar e coloca seu filho sobre ele, pronto para entregar ao Senhor, Deus provê um cordeiro, pois ali o Senhor viu o coração de Abraão. Neste momento Abraão volta a fazer o que foi criado para ser, um construtor de altar diante do Senhor.
Os Maçons São Satânicos? Walter Veith - EP 12 - LIBRAS
Quem foi o primeiro a levantar um altar?
De acordo com o autor bíblico, o primeiro altar que se tem conhecimento foi construído por Noé: “E Noé levantou um altar ao Senhor: tomou de todos os animais puros e de todas as aves puras, e ofereceu-os em holocausto ao Senhor sobre o altar” (Gn 8,20).
E um convite para conhecer os quatro altares que Abraão constrói na sua trajetória espiritual, no estabelecimento do seu relacionamento com Deus, em imputação de justiça (Gênesis 15:6; Romanos 4:3; Gálatas 3:6), que culmina com ele sendo chamado de amigo de Deus (Tiago 2:23).
Abraão foi o grande edificador de altares da Bíblia. Sempre que chegava a um novo lugar ou vivia uma nova experiência, erguia altares e oferecia sacrifícios a Deus.
A palavra hebraica para altar, mizbah, significa “lugar onde se sacrifica”. Por isso, o altar geralmente está relacionado aos sacrifícios, embora também possa ter o sentido de monumento, recordando uma teofania. “Em seguida, partindo dali, foi para a montanha que está ao oriente de Betel, onde levantou a sua tenda.
Paulo, então, se levantou no Areópago e disse: — Homens de Atenas! Vejo que vocês são bastante religiosos em tudo, pois, ao andar por aqui observei os objetos de adoração de vocês. Eu encontrei até mesmo um altar no qual estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO.
No trecho, Abrão mostra a sua devoção, mesmo morando no deserto, pois, ele não tinha igreja prar ir, mas construiu um Altar, de pedras e lenha, para expressar a sua fé.
O altar, composto por 12 pedras, faz memória aos versículos em que Elias construiu o altar do Senhor: "Tomou doze pedras, segundo o número das doze tribos saídas dos filhos de Jacó, a quem o Senhor dissera: Tu te chamarás Israel " (1Rs 18,31).
A Bíblia diz para colocar no altar um sacrifício para que gere vida e bênção. Sacrifique no altar e o sacrifício gerará vida e você será poderosamente abençoado. Ao olhar para o altar, você deve ter a certeza de que ali está o seu sacrifício ao Senhor.
E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas. Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.
Gente, o altar é um item de religião e espiritualidade com um grande significado religioso. É indicado pra aumentar a conexão com o espiritual, criar vibrações positivas pra alma e pro local, além de tornar um lindo espaço dedicado ao divino.
O altar também é “a mesa do Senhor na qual o povo de Deus é convidado a participar por meio da missa; é ainda o centro da ação de graças que se realiza pela a Eucaristia” (IGMR, 296). Na teologia simbólica, “O altar simboliza o próprio Cristo” (GPL, p.
O altar é, portanto, uma mesa, mas mesa muito especial que deve ser tratada com muito respeito e carinho. Mais tarde diremos outras coisas acerca do altar. Por agora ficamos apenas com esta noção que é importante. O altar é a mesa da Ceia de Cristo.
Se Baal fosse realmente um deus, poderia defender‑se quando derrubaram o seu altar. Por isso, naquele dia chamaram a Gideão “Jerubaal”, dizendo: “Que Baal dispute com ele, pois derrubou o seu altar”.
Gideão – Juízes 6:24 “Então, Gideão edificou ali um altar ao SENHOR e lhe chamou de O SENHOR É Paz. Ainda até ao dia de hoje está o altar em Ofra, que pertence aos abiezritas.” 8. Saul – I Samuel 14:35 “Edificou Saul um altar ao SENHOR; este foi o primeiro altar que lhe edificou.”
Qual a importância dos altares que Abraão construiu para adorar a Deus?
Os altares não são edificados para nós mesmos, e sim para Adorar a Deus, oferecer sacrifícios a Ele e invocar o seu Nome. O pai da fé, Abraão, levantou 4 altares ao Senhor. Cada um deles tinha um significado importante, era um marco do que Deus havia realizado na vida de Abraão.