Quem escolhe a oficina em caso de sinistro?
Pelo texto, o consumidor que adquirir qualquer tipo de seguro para o veículo automotor possui direito de livre escolha de oficinas (mecânica, lanternagem, pintura, recuperação e limpeza interior, entre outros).Quem bate no carro pode escolher a oficina sem seguro?
As seguradoras obrigam os clientes a realizarem reparos apenas em oficinas parceiras, o que é contra a lei. A empresa pode até indicar estabelecimentos ao assegurado, mas a escolha da oficina deve ser feita sempre pelo dono do veículo. "Essa prática é um desrespeito ao consumidor e precisa acabar.O que fazer quando bate o carro e não tem seguro?
Para isso, é preciso manter a calma e analisar a situação com muito cuidado. Lembre-se: caso haja algum problema ou ferimento, busque ajuda de outras pessoas próximas ao local ou ligue imediatamente para 190, o número para acionar alguma viatura policial.Sou obrigado a aceitar a oficina da seguradora?
Se alguém bateu no seu veículo e esta pessoa possui seguro, saiba que você não é obrigado a aceitar a oficina da seguradora e nem do segurado.Posso escolher a oficina que eu bem entender no reparo do meu veículo, como segurado ou terceiro?
Sou obrigado a aceitar acordo da seguradora?
No documento, a seguradora está indicada e o valor distribuído nas mensalidades. Mas, o banco não pode obrigar o cliente a fazer o seguro com uma empresa determinada por ele. Isso seria uma venda casada, prática proibida por lei.Não é preciso usar a oficina indicada pela seguradora. A vítima tem o direito de escolher uma de sua preferência.?
Não é preciso usar a oficina indicada pela seguradora, a vítima tem o direito de escolher uma de sua preferência. No caso de perda total do veículo de terceiro, a vítima terá o direito de receber a indenização integral pelo carro. Normalmente esse valor é estipulado pelo preço médio da tabela FIPE.Quem bateu não tem seguro.?
Devo acionar qual seguro? Caso o motorista que bateu no seu carro tenha seguro, poderá acionar o mesmo para pagar os reparos de seu veículo. No caso dele não ter, você poderá solicitar que o mesmo pague o valor da franquia da sua apólice do seu seguro e assim amenizar o prejuízo com os reparos.O que fazer com carro batido sem seguro?
Quem opta por andar sem seguro poderá apenas fazer um boletim de ocorrência e torcer para que o veículo seja recuperado.Sou obrigado a pagar a franquia do carro que bati?
O que muita gente não sabe é que o valor da franquia também pode ser cobrado do culpado pelo acidente. Se não pagar amigavelmente, é possível buscar esse direito judicialmente. A mesma lógica vale para outros seguros como o de caminhão, casa, condomínio etc.O que fazer quando o carro dá PT sem seguro?
1. O que fazer quando se é responsável por acidente sem seguro. Se você não tem um seguro auto e causa um acidente, se torna responsável por arcar com os custos do reparo no carro batido e todos os veículos envolvidos, ou seja, os reparos do seu carro e dos veículos de outras pessoas envolvidas.Sou obrigado a pagar peças originais?
Com a atual mudança da regra, onde a SUSEP desobriga o uso de peças originais e novas para todas as seguradoras e coberturas, o uso de peças de segunda mão passa a ser permitido, sem que o Código de Defesa do Consumidor seja desrespeitado.O que acontece se eu não pagar o conserto do carro que bati?
Caso o responsável se recuse a pagar pelos danos, você tem o direito de acionar a justiça. Nesse caso, a primeira medida é enviar uma notificação extrajudicial exigindo o pagamento. Se mesmo assim não houver acordo, você poderá ingressar com uma ação no Juizado Especial Cível (Pequenas Causas).Quem decide se o carro deu perda total?
Portanto, com danos grandes e o valor do conserto superando a porcentagem de 75% do valor do carro, a seguradora determina perda total. Com isso, você irá receber toda a indenização acordada, e a seguradora ficará com a posse do veículo. Ou seja, em uma situação como essa, a empresa fica com a sucata do veículo.Quais são os meus direitos quando alguém bate no meu carro?
As coberturas mais comuns incluem: Danos ao seu veículo: reparos ou substituição de partes danificadas do seu carro. Danos a terceiros: cobertura para reparos no veículo da outra parte envolvida no acidente. Despesas Médicas: cobertura para custos médicos que você ou os passageiros possam ter devido ao acidente.Quantos orçamentos tem uma batida de carro?
Essa questão de apresentar 3 orçamentos virou um costume brasileiro para que a pessoa que causou o dano possa escolher entre os 3 valores apresentados. Por isso depende de você qual orçamento ele vai pagar, se você apresentar mais de um orçamento, ele provavelmente vai escolher o mais barato.Quando bate carro precisa fazer BO?
Ele não é um instrumento obrigatório, mas pode ser de grande valia. Caso haja divergência sobre quem foi o causador do acidente, uma perícia para analisar a batida poderá ser necessária. Nesse sentido, o boletim de ocorrência também será uma importante ferramenta para fornecer mais detalhes do acidente.O que fazer quando bater o carro sem vítimas?
Se o acidente NÃO deixou vítima, o boletim de ocorrência poderá ser feito no batalhão da Polícia Militar ou pelo site da Polícia Civil (clique aqui).O que fazer quando alguém bate no seu carro e não quer pagar o prejuízo?
Você pode entrar com uma ação no judiciário e cobrar os reparos, ou ainda notificar o culpado extrajudicialmente para que autorize os reparos sob pena de cobrar no judiciário.Quem bateu no carro é obrigado a pagar?
Na dúvida, basta lembrar da premissa deste conteúdo: quem deu causa ao acidente é o responsável por pagar os prejuízos. Se outra pessoa os pagou, tem direito a cobrar do causador.Como proceder quando batem no seu carro e fogem?
Bateram no meu carro o que fazer imediatamente?
- Mantenha a Calma e Verifique a Segurança no Local. ...
- Sinalize o Acidente e Evite Outros Riscos. ...
- Verifique o Estado do Outro Veículo e Motorista. ...
- Nunca Fuja do Local do Acidente. ...
- Recolha as Informações Necessárias. ...
- Quando Chamar a Polícia? ...
- Não Assuma a Culpa no Local.